Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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REALIDADE E PERSPECTIVAS DO PROCESSO AVALIATIVO NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Fernanda de Araújo Oliveira, Djúlia Soraya Pimentel Sena, Amanda Emanuele dos Santos Correa, Keliane dos Santos Serra, Andréa Reni Mendes Mardock, Nayara Tallita Moreno Rodrigues

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


Apresentação: Quando refletimos e analisamos de forma correta a avaliação no ensino superior nos deparamos com um processo sistemático, continuo e planejado, que vai muito além da mera mensuração. Esse processo trata-se de uma visão holística do aluno e do processo de aprendizagem envolvendo troca mútua de conhecimentos. Essa visão, no entanto, esbarra em uma realidade que visa quantificar e estereotipar com base em notas, números e conceitos. O presente trabalho tem o objetivo de expor as modalidades avaliativas (diagnóstica, formativa e somativa) e suas respectivas funções e instrumentos com base em uma revisão de literatura, refletindo sobre o paradoxo que envolve as teorias e a prática. Desenvolvimento: Trata-se de uma revisão de literatura nos principais bancos de dados online; foram utilizados quatro artigos publicados entre 2000 e 2014, utilizando as palavras chave: ensino superior, avaliação e aprendizagem. Resultados e discussão: Observou em nossas pesquisas que a avaliação, independentemente do nível, sendo Ensino Fundamental, Médio e Superior é classificada em três modalidades: diagnóstica, formativa e somativa e deve ser aplicada durante todo o processo ensino aprendizagem, para que o docente possa intervir com base nas informações obtidas via avaliação, em favor da superação das dificuldades detectadas no discente. Além disso, é necessário definir previamente as ‘regras do jogo’ avaliativo considerando as diferenças e complexidades manifestadas em sala de aula. Uma gama de instrumentos e técnicas que podem ser usadas, além de provas subjetivas e objetivas, são os seminários, tutorias, relatórios, mapas conceituais, cuja função possibilita incentivar no aluno habilidades e atitudes criativas. Considerações finais: Tais resultados, longe de serem conclusivos, verificam a necessidade de se trabalhar em sala de aula com mais de um instrumento avaliativo, isto é, não só por meio de provas, mas através de avaliação contínua, que possibilite ao educando a aquisição de novas competências. É necessário considerar fatores individuais e habilidades específicas de cada discente. Notas e conceitos são parte de um todo muito maior que envolve o ensinar e aprender. Incentivam-se por meio desta, mais pesquisas acerca do assunto, para que a troca mútua de conhecimentos e experiência entre discentes e docentes seja mais que teoria, tornando-se a prática empregada no ensino superior.


Palavras-chave


Ensino Superior; Avaliação; aprendizagem