Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
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CÍRCULO DE APRENDIZAGENS EDPOPSUS: A FORMAÇÃO DOS EDUCADORES POPULARES NO CEARÁ
Última alteração: 2018-01-26
Resumo
O EDPOPSUS é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a FIOCRUZ, para efetivar a Política Nacional de Educação Popular em Saúde(PNEPS-SUS) no Brasil e que se orienta prioritariamente para Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Vigilância à Saúde. Com o objetivo de fortalecer a práxis dos trabalhadores em saúde ancorando-a no referencial político-metodológico da educação popular em saúde, o curso propõe-se a contribuir com o cuidado, a participação e mobilização popular nos territórios, promover o reconhecimento e a aproximação dos educandos com esses referenciais e práticas, com os saberes tradicionais e a diversidade cultural e assim fomentar a implementação da PNEPS-SUS tendo como foco os territórios Atenção Primária a Saúde. No Ceará, o curso chegou à sua segunda edição. A primeira envolveu 2.193 educandos, distribuídos em 7 municípios e 3 macrorregiões. Na edição atual, a primeira etapa envolveu quatro municípios. todos partícipes da edição anterior e na segunda, em processo de formação dos educadores, 12 munícipios. Em ambas as edições o grupo de coordenação local considerou a importância de pensar a formação pedagógica dos educadores do curso como estratégia de educação permanente, de construção coletiva de processos e de sistematização do percurso, considerando o protagonismo dos diversos sujeitos envolvidos. Este trabalho objetiva produzir reflexões acerca da formação dos educadores populares do EDPOPSUS no Ceará; descrever a construção metodológica do processo; analisar como os princípios da cooperação, da construção coletiva, da amorosidade e da emancipação se efetivam na proposta; analisar o envolvimento dos diversos sujeitos no processo; e refletir sobre o papel da arte e da cultura popular na construção do percurso pedagógico. Este relato de experiência ancora-se nos princípios pedagógicos da educação popular, tendo como referência principal os círculos de cultura e a cenopoesia, que se articulam a partir da metodologia cirandas de aprendizagem e pesquisa (DANTAS, 2009). Partindo dos círculos de cultura, buscou-se relacionar os saberes prévios dos educadores com os eixos e temas do curso, propiciando a problematização destes, a partir de narrativas, músicas, poesias e outras linguagens, mediadas por palavras e questões problematizadoras e pela imersão nos textos do curso resultando na produção de sínteses, articuladas pela linguagem cenopoética (BRASIL, 2013) com a possibilidade de se constituírem instrumentos pedagógicos a serem usados em sala de aula. Neste sentido, a ideia de encontros produzidos pelo cuidado foram fundamentais para preparação do ninho anímico e a ideia da feira do soma sempre, pautada na ideia de que os seres agem e interagem permanentemente no sentido de construir novas possibilidades de ser e agir. A Feira do Soma Sempre tem como referência a proposição que o conhecimento não se troca e sim se compartilha e que e pode acrescer ao que já se pensou os aprendizados com a experiência de outrem. Esta tem se constituído uma inovação tecnológica do percurso no Ceará no dizer dos partícipes. O processo formativo organizado em 40 horas, representou a terceira etapa da seleção dos educadores e envolveu 19 educadores pré-selecionados. A opção inicial foi considerar a experiência prévia destes como fio condutor, em diálogo com os 6 eixos temáticos do curso. Para isso se lançou mão de um jogo cenopoético organizado com narrativas objetivando captar o que cada um trazia como potência pedagógica dialogando com o eixo temático sobre a gestão participativa do curso. O círculo de cultura foi a abordagem escolhida para discutir a questão do território, pautando a identidade de classe dos trabalhadores a partir de uma análise conjuntural construída com ancora na experiência do MST, assim como a educação popular no processo de trabalho, processo saúde-doença, práticas de cuidado, determinação social da saúde. O percurso foi revelador da potência da arte no fomento da criatividade e expressividade, na construção de laços amorosos e de produtos pedagógicos como cordéis, estandartes, músicas, poesias, narrativas, que foram posteriormente incluídas nas experiências em sala de aula. A continuidade do processo vem se dando com a produção coletiva das sistematizações das experiências vividas em sala de aula e nas ações do trabalho de campo, pautadas na interface entre a sistematização de experiências proposta por Oscar Jara Holliday, nos círculos de cultura e nas narrativas autobiográficas. A experiência ainda está em curso considerando que uma nova turma de educadores está vivenciando o processo formativo para atuar em 12 municípios em 05 regiões diferenciadas do estado. De modo geral o conjunto de atores que dela tem participado, têm afirmado que esta tem se constituído uma possibilidade de efetivar processos pedagógicos que ao mesmo tempo possam problematizar o cotidiano, desvelar as relações de opressão presentes nos territórios, sem desconsiderar o saber-de- experiência-feito dos educadores populares e incluindo a arte, a criatividade, a cooperação e a amorosidade como dimensões fundamentais dos processos de aprendizagens. Outro aspecto relevante dessa experiência é a oportunidade dos partícipes desse processo formativo se colocarem ao mesmo tempo como educadores e educandos compreendendo que ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender (FREIRE, 2009). É importante ainda referendar a cenopoesia, linguagem sistematizada por Ray Lima e que se propõe a efetivar o diálogo entre as diversas linguagens da arte de forma horizontal possibilitando a produção de sínteses e, ao mesmo tempo, problematizar a realidade produzindo uma espécie de polifonia, ou seja um modo de harmonizar as vozes dissonantes sem apaga-las. A experiência desvela ainda, os diversos modos de se realizar um círculo de cultura de forma a produzir aprendizados e construção de consciência crítica para transformação da realidade. O processo formativo parece estar se constituindo disparador importante para ampliar o conjunto de atores envolvidos com a perspectiva de implementar a PNEPS SUS e as políticas de promoção da Equidade em Saúde. Referências: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio a Gestão Participativa. De Sonhação a vida é feita, com crença e luta o ser se faz: roteiros para refletir brincando: outras razões possíveis na produção de conhecimento e saúde sob a ótica da educação popular. Brasília: MS, 2013.n FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2000.(Coleção Leitura) . DANTAS, V.L.A. Dialogismo e arte na gestão em saúde: a perspectiva popular nas Cirandas
Palavras-chave
Educação Popular, Cenopoesia, Círculo de Cultura