Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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CÍRCULO DE APRENDIZAGENS EDPOPSUS: A FORMAÇÃO DOS EDUCADORES POPULARES NO CEARÁ
Vera Lúcia Azevedo Dantas, MAYANA AZEVEDO DANTAS, MAYANA AZEVEDO DANTAS, Thayza Miranda Pereira, MAYANA AZEVEDO DANTAS, Thayza Miranda Pereira, Raimundo Félix de Lima, Maria Rocineide Ferreira da Silva, Thayza Miranda Pereira, Gislei Siqueira Knerim, Raimundo Félix de Lima, Raimundo Félix de Lima, Maria Rocineide Ferreira da Silva, Maria Rocineide Ferreira da Silva, Gislei Siqueira Knerim, Gislei Siqueira Knerim

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


O EDPOPSUS é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a FIOCRUZ, para efetivar a Política Nacional de Educação Popular em Saúde(PNEPS-SUS) no Brasil e que se orienta prioritariamente para Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Vigilância à Saúde. Com o objetivo de fortalecer a práxis dos trabalhadores em saúde ancorando-a no referencial político-metodológico da educação popular em saúde, o curso propõe-se a contribuir com o cuidado, a participação e mobilização popular nos territórios, promover o reconhecimento e a aproximação dos educandos com esses referenciais e práticas, com os saberes tradicionais e a diversidade cultural e assim fomentar a implementação da PNEPS-SUS tendo como foco os territórios Atenção Primária a Saúde. No Ceará, o curso chegou à sua segunda edição. A primeira envolveu 2.193 educandos, distribuídos em 7 municípios e 3 macrorregiões. Na edição atual, a primeira etapa envolveu quatro municípios. todos partícipes da edição anterior e na segunda, em processo de formação dos educadores, 12 munícipios. Em ambas as edições o grupo de coordenação local considerou a importância de pensar a formação pedagógica dos educadores do curso como estratégia de educação permanente, de construção coletiva de processos e de sistematização do percurso, considerando o protagonismo dos diversos sujeitos envolvidos. Este trabalho objetiva produzir reflexões acerca da formação dos educadores populares do EDPOPSUS no Ceará; descrever a construção metodológica do processo; analisar como os princípios da cooperação, da construção coletiva, da amorosidade e da emancipação se efetivam na proposta; analisar o envolvimento dos diversos sujeitos no processo; e refletir sobre o papel da arte e da cultura popular na construção do percurso pedagógico. Este relato de experiência ancora-se nos princípios pedagógicos da educação popular, tendo como referência principal os círculos de cultura e a cenopoesia, que se articulam a partir da metodologia cirandas de aprendizagem e pesquisa (DANTAS, 2009). Partindo dos círculos de cultura, buscou-se relacionar os saberes prévios dos educadores com os eixos e temas do curso, propiciando a problematização destes, a partir de narrativas, músicas, poesias e outras linguagens, mediadas por palavras e questões problematizadoras e pela imersão nos textos do curso resultando na produção de sínteses, articuladas pela linguagem cenopoética (BRASIL, 2013) com a possibilidade de se constituírem instrumentos pedagógicos a serem usados em sala de aula. Neste sentido, a ideia de encontros produzidos pelo cuidado foram fundamentais para preparação do ninho anímico e a ideia da feira do soma sempre, pautada na ideia de que os seres agem e interagem permanentemente no sentido de construir novas possibilidades de ser e agir. A Feira do Soma Sempre tem como referência a proposição que o conhecimento não se troca e sim se compartilha e que e pode acrescer ao que já se pensou os aprendizados com a experiência de outrem. Esta tem se constituído uma inovação tecnológica do percurso no Ceará  no dizer dos partícipes.  O processo formativo organizado em 40 horas, representou a terceira etapa da seleção dos educadores e envolveu 19 educadores pré-selecionados. A opção inicial foi considerar a experiência prévia destes como fio condutor, em diálogo com os 6 eixos temáticos do curso. Para isso se lançou mão de um jogo cenopoético organizado com narrativas objetivando captar o que cada um trazia como potência pedagógica dialogando com o eixo temático sobre a gestão participativa do curso. O círculo de cultura foi a abordagem escolhida para discutir a questão do território, pautando a identidade de classe dos trabalhadores a partir de uma análise conjuntural construída com ancora na experiência do MST, assim como a educação popular no processo de trabalho, processo saúde-doença, práticas de cuidado, determinação social da saúde. O percurso foi revelador da potência da arte no fomento da criatividade e expressividade, na construção de laços amorosos e de produtos pedagógicos como cordéis, estandartes, músicas, poesias, narrativas, que foram posteriormente incluídas nas experiências em sala de aula. A continuidade do processo vem se dando com a produção coletiva das sistematizações das experiências vividas em sala de aula e nas ações do trabalho de campo, pautadas na interface entre a sistematização de experiências proposta por Oscar Jara Holliday, nos círculos de cultura e nas narrativas autobiográficas. A experiência ainda está em curso considerando que uma nova turma de educadores está vivenciando o processo formativo para atuar em 12 municípios em 05 regiões diferenciadas do estado. De modo geral o conjunto de atores que dela tem participado, têm afirmado que esta tem se constituído uma possibilidade de efetivar processos pedagógicos que ao mesmo tempo possam problematizar o cotidiano, desvelar as relações de opressão presentes nos territórios, sem desconsiderar o saber-de- experiência-feito dos educadores populares e incluindo a arte, a criatividade, a cooperação e a amorosidade como dimensões fundamentais dos processos de aprendizagens. Outro aspecto relevante dessa experiência é a oportunidade dos partícipes desse processo formativo se colocarem ao mesmo tempo como educadores e educandos compreendendo que ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender (FREIRE, 2009). É importante ainda referendar a cenopoesia, linguagem sistematizada por Ray Lima e que se propõe a efetivar o diálogo entre as diversas linguagens da arte de forma horizontal possibilitando a produção de sínteses e, ao mesmo tempo, problematizar a realidade produzindo uma espécie de polifonia, ou seja um modo de harmonizar as vozes dissonantes sem apaga-las. A experiência desvela ainda, os diversos modos de se realizar um círculo de cultura de forma a produzir aprendizados e construção de consciência crítica para transformação da realidade. O processo formativo parece estar se constituindo disparador importante para ampliar o conjunto de atores envolvidos com a perspectiva de implementar a PNEPS SUS e as políticas de promoção da Equidade em Saúde.  Referências: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio a Gestão Participativa. De Sonhação a vida é feita, com crença e luta o ser se faz: roteiros para refletir brincando: outras razões possíveis na produção de conhecimento e saúde sob a ótica da educação popular. Brasília: MS, 2013.n FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2000.(Coleção Leitura) . DANTAS, V.L.A. Dialogismo e arte na gestão em saúde: a perspectiva popular nas Cirandas

Palavras-chave


Educação Popular, Cenopoesia, Círculo de Cultura