Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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PSICOLOGIA DA SAÚDE: Relato de experiência na atenção básica da região do baixo amazonas
Dayani Oliveira Silva, Fernanda Tabita Zeidan de Souza

Última alteração: 2018-01-21

Resumo


INTRODUÇÃO

Este relato de experiência refere-se a prática em Estágio Básico em Psicologia da Saúde, realizado em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada na região do baixo-amazonas, Santarém-PA. A UBS, está situada em um bairro periférico da cidade e conta diferentes programas de atendimento, como: pré-natal e puerpério; CD (Crescimento e Desenvolvimento da criança); Programa de Aleitamento Materno; Grupões de Hiperdia, Planejamento Familiar; Saúde Mental; Saúde bucal; Imunização; Atenção domiciliar; Testes rápidos (HIV e Sífilis); Teste do pezinho e qualificação continuada com a equipe da UBS. Mediante as necessidades da população, as práticas de estágio foram norteadas pela promoção, prevenção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde tanto a nível individual quanto coletivo, bem como ações que contemplasse este nível de atenção à saúde. Buscou-se a partir disso, compreender a relação dinâmica entre o processo saúde e doença, como também as relacionadas as particularidades regionais. Diante disso, foram realizados atendimentos individual e em conjunto com equipe multiprofissional, fornecendo orientações e apoio psicológico ao usuário e familiares do serviço de saúde; bem como encaminhamentos destes para a rede de atenção, quando pertinente. Foram utilizados diferentes métodos tanto para a coleta de dados como para intervenção como: a observação participante, escutas qualificadas, rodas de conversa, palestras e visitas domiciliares. Notou-se com o estágio, características peculiares das condições de saúde da população do bairro e diferentes necessidades, tanto coletivas como individuais sendo um grande desafio para a estagiária visibilizar a Psicologia enquanto ciência e profissão na Atenção Básica.

PSICOLOGIA DA SAÚDE: conceitos e práticas

A Psicologia em termos amplos é compreendida como a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Seu desenvolvimento enquanto ciência teve como base os princípios da Sociologia e Filosofia, sendo sua prática proveniente de espaços clínico-médicos e laboratórios de estudo do comportamento. Sendo somente na década de 60 com a Lei nº 4.119 de 27 de agosto de 1962 que a profissão foi regulamentada no Brasil. O campo de atuação da Psicologia é vasto, podendo atuar em espaços como: Escolas e outras instituições de ensino, clínicas, órgãos da justiça e outras organizações, no setor social, setor de trânsito, instituições de saúde, entre outros. A atuação do (a) profissional da Psicologia na Saúde, não se restringe à atuação em Saúde Mental. Mas se constrói em um modelo biopsicossocial que busca compreender a relação entre saúde-doença e como os aspectos psicológicos interferem para o desenvolvimento de quadros de adoecimento ou de melhoria da saúde. A psicologia da Saúde é também, interdisciplinar. Alguns objetivos desse campo são: Estudar as etiologia de determinadas doenças, promover saúde, previnir e tratar doenças e promover práticas de aprimoramento nos cuidados em saúde e políticas públicas. Tais objetivos norteiam as práticas nas diferentes possibilidades de se fazer a Psicologia da Saúde. As práticas em Psicologia da Saúde foram norteadas mediante dois eixos, a prevenção e a promoção de saúde para a população, a partir de um viés biopsicossocial, humanizado, priorizando-se a atuação interdisciplinar. A UBS diferente de outros espaços ocupados prela Psicologia, requer uma dinâmica muito peculiar de atuação, visto que a estrutura institucional em si e os serviços prestados priorizam o olhar para saúde física. Condição que tem sido discutido e repensado entre profissionais da saúde na atualidade, uma vez que se busca desconstruir um modelo biomédico centrado na doença. Sendo assim, o Estágio Básico em Unidades de Saúde, desempenha um papel importante para a formação do (a) profissional em Psicologia. Uma vez que permite aos/ás acadêmicos (as) um contato real com o contexto em que social ao qual a unidade está inserida e as demandas pertinentes ao nível de complexidade apresentado pela instituição. Buscando trabalhar a partir de um modelo biopsicossocial as condições que perpassam as práticas e atendimentos em saúde.

CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL

O estágio teve início na última semana de Setembro se estendendo até primeira semana de Novembro. Completando, como previsto na grade curricular, 120 h totais de campo. A UBS do Bairro Uruará foi fundada em Junho de 2014 e está localizada geograficamente na região do baixo amazonas, zona beira-rio, na periferia da cidade de Santarém. Grande parcela das casas do bairro são construídas em madeira, e não são contempladas com condições básicas de saneamento (abastecimento de água, rede de esgoto, etc.). Apresentando também, alto índice de violência e gravidez na adolescência.

Tais fatores, interferem diretamente na qualidade de vida e saúde da população que lá reside. A UBS do Uruará, é considerada modelo na atuação em Saúde Mental na atenção básica, e conta com um quadro de 31 (trinta e um) funcionários (as), dentre eles (as) médicos (as), enfermeiros (as), técnicos (as) em enfermagem, técnica em saúde bucal, serviços gerais, vigilantes, agentes comunitários em saúde, odontóloga, e técnico administrativo. A estrutura física da UBS, foi avaliada como sendo boa, na percepção das estagiárias, uma vez que conta, com boa iluminação, pintura, espaços adequados para os fins que se destinam, funcionamento da maioria das centrais de ar, entre outros aspectos. No entanto, a UBS ainda enfrenta alguns déficits no tocante à acessibilidade do local, tanto ao prédio, com para pessoas com algum tipo de necessidade específica.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A prática de Estágio em Psicologia da Saúde possibilitou melhor compreensão da dinâmica do bairro, bem como identificação diferentes demandas muito peculiares, como alto índice de suicídio (que se estende a cidade), gravidez na adolescência, violência doméstica e drogadicção. As relações entre a comunidade e os (as) profissionais da saúde se deram de forma horizontal e participativa. No entanto alguns foi observado déficits quanto a compreensão de algumas funções desempenhadas na UBS, bem como no que se refere a atuação em rede. Um dos desafios também, foi contextualizar e aplicar da melhor forma possível, os conhecimentos da Psicologia em um setor de atenção básica em um contexto de zona de periferia beira-rio. Para tanto, foi fundamental a busca de leituras, que permitissem contextualizar uma realidade amazônica em sua grande diversidade étnico-cultural de demandas muito peculiares. O curso de Psicologia na região do baixo-tapajós, ainda não dispõe de disciplinas que abarquem as demandas da própria região. Sendo de grande relevância questionar os objetivos e possibilidades de uma Psicologia descolonizada voltada para as demandas sociais onde o curso está inserido. Por fim, entende-se que a prática em Psicologia da Saúde ainda está em processo de visibilidade tanto para a população como para profissionais com um histórico de atuação em saúde mais extenso. Sendo necessário tanto refletir sobre diversos aspectos dessa atuação, como a estrutura curricular do curso, que dará base para a pratica, e as formas de levar à população um contato mais próximo com as práticas em Psicologia da Saúde.

 


Palavras-chave


Psicologia da Saúde; Unidade Básica de Saúde; Baixo Amazonas