Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Simulação realística: a semente da excelência na assistência às urgências
Leonardo França Vieira, Caio Duarte Neto, Simone Karla Apolonio Duarte, Julianna Vaillant Louzada Oliveira, Roberto Ramos Barbosa, Gisele Nascimento Loureiro, Luciana Sogame

Última alteração: 2017-12-27

Resumo


Apresentação: o uso da Simulação Realística nas capacitações de profissionais de saúde tem se tornado cada vez mais intensa no Brasil. Este trabalho é um relato da experiência vivenciada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU do ES, cujo objetivo é compartilhar a eficácia da metodologia ativa na qualificação profissional em urgência e emergência. Desenvolvimento do trabalho: em fevereiro do ano de 2017, o NEP do SAMU do ES foi reestruturado e adotou uma nova metodologia para o desenvolvimento de treinamentos da equipe multiprofissional de intervenção. Para este desafio, foi utilizada a Simulação Realística, num ambiente estruturado com equipamentos e manequins de tecnologia avançada. Descrição da experiência: Os participantes foram divididos em dois cursos distintos, conforme o grau de instrução, sendo assim, os técnicos de enfermagem e os condutores de veículo de emergência participaram do Treinamento em Suporte Básico com carga horária de 15 horas, divididas em três módulos, e os médicos e enfermeiros do Treinamento em Suporte Avançado, composto por quatro módulos que totalizaram 20 horas. O total de participantes permitido em cada módulo foi de, no máximo, dezesseis, para um melhor aproveitamento. Antes de participar do módulo, o profissional recebeu o material teórico previamente selecionado para alinhamento de conceitos. Por fim, durante treinamento prático, eram reproduzidas situações diversas inerentes às atividades exercidas durante o exercício profissional, tais como: sistematização da assistência às urgências; ressuscitação cardiopulmonar e uso do desfibrilador externo automático, suporte avançado de vida ao paciente em parada cardiorrespiratória; manejo básico, avançado e cirúrgico das vias aéreas; intervenções nos casos de arritmias cardíacas; assistência ao paciente traumatizado; e, assistência ao parto e cuidados imediatos ao recém-nascido. Para certificação do treinamento, foi exigida a participação integral em todos os módulos. Resultados: durante o ano de 2017, foi observada uma grande adesão dos profissionais da instituição. Participaram do treinamento um total de 243 profissionais que atuam na assistência direta do paciente. Deste total, 173 (71,2%) concluíram integralmente o treinamento, enquanto, 37 (15,2%) ficaram com pendência na realização de um módulo e poderão repor para conclusão. Outros 33 (13,6%) participantes faltaram dois módulos ou mais e precisarão repetir o treinamento integralmente. Ao considerar a equipe multiprofissional capacitada verificou-se que 13,2% eram enfermeiros, 11,5% médicos,  35,4% técnicos em enfermagem e 39,9% condutores socorristas. Os profissionais referiram muita satisfação em participar dos treinamentos, e identificamos em suas declarações o desejo de participarem de novos treinamentos similares. Considerações finais: o treinamento em urgência e emergência por meio de simulação realística promove uma experiência muito satisfatória, tanto para o participante quanto para o facilitador, e neste cenário, quem se beneficia é a sociedade, pois estarão melhor assistidos. Outro aspecto positivo é a otimização dos custos durante a assistência que um profissional capacitado pode gerar para o serviço e para os cofres públicos, a medida que uma assistência adequada ao paciente culmina na redução do tempo de internação e afastamento das atividades laborais.


Palavras-chave


Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade; Educação Permanente; SAMU