Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Experiência de formação com o curso EDPOPSUS II: Partilhando nossas artesanias e produções de linguagens na educação popular em saúde
Conrado Alencastro Bueno, Luís Giorgis Dias, Fernanda Bernardo Vargas

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


Trata-se de um relato de experiência sobre o processo de formação na relação educadores-educandos durante o curso de aperfeiçoamento em educação popular em saúde em uma das turmas que ocorreram no município de Porto Alegre no ano de 2017. Foram utilizadas diferentes ferramentas pedagógicas para construção compartilhada de conhecimento, abrindo espaço para formas diversas de expressão e produção autêntica de linguagens. Através da construção compartilhada, produziram-se também afetos que compuseram e atravessaram todos os participantes do curso, com impactos em suas vidas pessoais e profissionais, em sua mescla, nos respectivos corpos e seus cotidianos existenciais. A integração entre esses profissionais-educandos (em sua maioria agentes comunitários de saúde) possibilitou o enaltecimento e produção de narrativas profissionais através da partilha de experiências nos territórios. Fotos, vídeos, canções, poesias, filmagens, lençóis, colchas de retalhos, blogs e sites, materializaram essa nossa vivência ao mesmo tempo em que afirmaram o movimento artístico de artesania em composição com as novas tecnologias informacionais e comunicacionais como possibilidades de re-existência em tempos difíceis, e que são canais de diálogo para a aproximação dos integrantes que participaram da formação em específico. Dada a riqueza de nossa experiência coletiva e inspirada em Paulo Freire, pretendemos trazer ela para partilhar e manter a construção de um sistema único de saúde de qualidade e popular.



Palavras-chave


Educação Popular em Saúde; Linguagens; Artes