Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Projeto Deixando de Fumar em Estância Velha/RS – Relato de experiência
Marcia Ribeiro

Última alteração: 2018-01-15

Resumo


Neste trabalho apresentamos os resultados do acompanhamento dos grupos de tabagismo desenvolvidos no Município de Estância Velha/RS.

O Município de Estância Velha está localizado na região metropolitana de Porto Alegre, com 47.284 hab (IBGE, 2017), tendo sua principal atividade econômica na área coureiro calçadista. A rede de saúde é composta por oito Unidades Básicas de Saúde, com oito equipes de Saúde da Família, um CAPS, uma Farmácia Municipal, um Hospital Municipal e Equipe de Vigilância em Saúde.

O Projeto Deixando de Fumar está implantado no Município desde 2007 e segue o Programa Nacional de Combate ao tabagismo, porém acrescentamos alguns diferenciais que observamos resultar em maior adesão ao tratamento, bem como maiores índices de usuários que efetivamente deixaram de fumar, os quais gostaríamos de compartilhar para que outros Municípios do Brasil pudessem usufruir de nosso método.

Os grupos ocorrem num período de três meses, sendo que na primeira semana são realizados cinco encontros, um inicial de sensibilização e mais quatro onde ocorrem atendimento médico, odontológico e orientação nutricional.

O método de trabalho consiste em atuação de equipe multiprofissional de forma descentralizada a desde de 2008, composta por agentes comunitários de saúde, nutricionista, odontólogo, enfermeiro e médico. A partir de 2012, o Programa do Tabagismo iniciou a ser desenvolvido em todas as Unidades Básicas do Município, com inscrição de interessados na própria Unidade de Saúde, durante todo o atendimento, inclusive em visitas domiciliares dos agentes comunitários de saúde, com o diferencial de que os grupos ocorrem a noite, o que facilita a adesão.

Acrescentamos desde o início da implantação do Programa no Município, além das quatro sessões estruturadas preconizadas pelo Ministério da Saúde, um primeiro encontro de sensibilização e condensamos os demais encontros em uma mesma semana, diferente do que é realizado em outros Municípios, onde estes são semanais. Os encontros de manutenção também tiveram o prazo reduzido, ocorrendo quinzenalmente.

Além do prazo quinzenal, são realizados já na primeira consulta coleta de exames de detecção de tuberculose (Baciloscopia) e também vinculamos a estes encontros a entrega de medicação durante três meses, período do tratamento medicamentoso. No Programa Nacional estes encontros seriam mensais e bimensais, trimestrais e semestrais e não é ofertado o exame.

Durante este período foram realizados 60 grupos de tabagismo no Município, sendo que o percentual de pacientes que deixaram de fumar é em torno de 60%. Em alguns grupos este percentual chega a 100%.

Observamos que a procura pelos grupos de tabagismo cresce anualmente, bem como o índice de abandono durante o tratamento é baixo (em torno de 10%).

Através do trabalho realizado no Projeto Deixando de Fumar, constatamos que é possível vincular de forma efetiva os usuários aos serviços de saúde, promovendo novos hábitos de vida e consequentemente auxiliando o processo de abandono do tabaco.

Este trabalho além de promover o abandono do hábito de fumar, aproxima os usuários a equipe de saúde e também proporciona maior integração entre a comunidade local.

 


Palavras-chave


Projeto Deixando de Fumar