Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
OS IMPACTOS DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA FORMAÇÃO CRÍTICA-REFLEXIVA DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Márcia Laélia de Oliveira Silva, Jordana de Oliveira Freire, Marcella Alexandra Gabriel dos Santos, Soraya Maria de Medeiros, Bianca Calheiros Cardoso, Nayara Cristina da Silva Bento, Fillipi André dos Santos Silva, Raissa Lima Coura Vasconcelos

Última alteração: 2018-01-24

Resumo


Com as mudanças nos paradigmas ocorridos em uma perspectiva histórica na sociedade e na saúde brasileira, as metodologias ativas de ensino-aprendizagem receberam influência tantos dos contextos políticos, quantos sociais e culturais vivenciados segundo a realidade na qual estavam inseridas. Assim, com as exigências da sociedade e do mercado de trabalho, que busca romper com o estigma do modelo hospitalocêntrico e estimular o cuidado integral do indivíduo, levando em consideração o homem com heranças culturais e características socioeconômicas diversas, a utilização das metodologias ativas em saúde se fazem necessárias, pois possibilitam ao estudante detectar problemas reais e criar soluções originais, proporcionando mudanças na realidade, construindo então sua formação crítica-reflexiva para lidar futuramente com a imprevisibilidade do trabalho e garantir o bem-estar físico, mental e social da população. Com isso, objetiva-se discutir os impactos positivos causados pela utilização de metodologias ativas para a formação dos estudantes de graduação em enfermagem.
Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, onde foi realizado a busca dos artigos nas seguintes bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Banco de Dados em Enfermagem (BDENF), com os descritores: Educação em Saúde e Enfermagem, disponíveis online, completos, no idioma português, gratuito e a partir do ano de 2010 até 2017. .Encontraram-se dez artigos na base de dados SciELO e nove artigos na BDENF, onde foi realizado a leitura do resumo de todos os artigos encontrados, sendo apenas escolhidos dez artigos para a leitura completa.
A utilização das metodologias ativas proporciona um conhecimento significativo e não meramente mecânico. Traz como pontos principais a relação professor e aluno. O discente deve atuar como transformador social, sendo estimulado a refletir sobre problemas, a questionar-se, a inovar, a ter autonomia e liberdade na realização de escolhas e tomada de decisões. Ter soluções criativas e sensíveis a realidade também faz parte das características que o aluno deve criar e/ou evoluir com a utilização dessas metodologias. E o docente tem como função ser mediador ou facilitador no processo de ensino aprendizagem, realizando trocas de conhecimentos. Com isso, os estudantes da área da saúde desenvolvem competência crítica e uma sensibilidade social, ambas utilizadas na prática profissional. Além de potencializar seu pensamento político, social e ético, fazendo assim, com que o estudante esteja preparado para atender as necessidades da população com uma visão holística do cuidado, como preza o Sistema Único de Saúde no Brasil. Diante do exposto, é possível concluir que a formação crítica-reflexiva dos estudantes de enfermagem, traz um maior significado quando se utiliza as metodologias ativas. Pois traz impactos positivos ao estudante como, uma visão globalizadora da realidade, onde atua sabendo lidar com situações complexas e imprevisíveis na prática, com inovações tecnológicas e soluções criativas para o problema.


Palavras-chave


Ensino; Educação superior; Enfermagem