Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM CRIANÇAS EM PROJETO DE EXTENSÃO, RELATO DE EXPERIÊNCIA
Regiane Camarão Farias, Aliny Cristiany Costa Araújo, Camilla Cristina Lisboa Do Nascimento, Diully Siqueira Monteiro, Fernando Kleber Martins Barbosa, Giovana Karina Lima Rolim, Heleson Rodrigues Miranda, Marcos José Risuenho Brito Silva

Última alteração: 2018-01-06

Resumo


APRESENTAÇÃO: A educação em saúde estimula a promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças, além do engajamento da população em assuntos relacionados à mesma. Entende-se como quaisquer combinações de experiências de aprendizagem delineadas com vistas a facilitar ações voluntárias conducentes à saúde. É uma das atividades que requer grande atenção dos profissionais da área. Por sua magnitude, a educação em saúde deve ser entendida como uma importante vertente à prevenção e na prática deve estar preocupada com a melhoria das condições de vida e de saúde das populações, ou seja, significa contribuir para que as pessoas adquiram autonomia para identificar e utilizar as formas e os meios para preservar e melhorar a sua vida. Um dos possíveis mediadores no processo de ensino-aprendizagem para crianças seria a atividade lúdica, figurando-se como método alternativo que auxilie nesse processo. Entende-se que uma intervenção é eficaz quando atinge os resultados esperados. Nesse sentido, intervenções lúdicas eficazes para a educação em saúde com crianças, devem promover a aprendizagem evidenciada pelo aumento do nível de conhecimento e aspectos mais abrangentes, como por exemplo, a melhora na qualidade de vida. Verifica-se que o lúdico contempla assim, os critérios para uma aprendizagem efetiva, chamando a atenção para um determinado assunto (intencionalidade/reciprocidade), em que seu significado pode ser discutido entre todos os participantes e o conhecimento gerado a partir dessa atividade pode ser transportado para o campo da realidade e implementado. Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem na prática de educação em saúde com crianças. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Trata-se de um relato de experiência, vivenciado por acadêmicos de enfermagem da Universidade do Estado do Pará, pelo projeto de extensão “UEPA Kids Verão” no período de julho de 2017, realizado no campus da Universidade do Estado do Pará, com crianças. O Projeto tinha como objetivo trazer ações educativas para esse público infantil em forma de colônia de férias, no qual foram tratados assuntos como lavagem das mãos e alimentação saudável. RESULTADOS: O Projeto conseguiu alcançar 52 crianças na faixa etária de 02 a 13 anos. Percebeu-se que estas demonstraram interesse pelas ações lúdicas ao manifestarem curiosidade quanto às temáticas abordadas e colaborarem ativamente das mesmas. Os pais das crianças participantes relataram que os seus filhos não só descreviam suas experiências e impressões, como também os ensinavam sobre o que aprendiam durante os dias em que ocorreram as atividades, mostrando assim, resultados positivos a respeito de cada ação realizada no projeto. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Realizar ações de educação em saúde de forma lúdica para crianças é uma estratégia de ensino que pode ser utilizada como ferramenta para diversos assuntos que são fundamentais para a qualidade de vida destas.


Palavras-chave


Educação em saúde; Promoção da saúde; Enfermagem; Estratégias