Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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O DESCONHECIMENTO COMO FATOR INDUTOR AO AGRAVO À SAÚDE DE PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Cléo Da Costa Araújo, Daiane de Souza Fernandes, Jackeline Chaves Fonseca, Gicelda Pimentel Costa, Thamyres Batista Procópio, Erika Beatriz Borges Silva, Dhiuly Anne Fernandes Da Silva, Elaine Priscila Ângelo Zagalo

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


APRESENTAÇÃO: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por estudantes do curso de graduação e licenciatura plena em Enfermagem, da Universidade Federal do Pará (UFPA), no período do segundo semestre de 2015, durante estágio na atividade curricular de atenção integral a saúde do adulto e idoso. A experiência ocorreu em uma unidade municipal de saúde (UMS), localizada em Belém-Pará. O desafio de relatar essa experiência é visibilizar a resistência ainda presente em torno da adesão a estilos de vida saudáveis, por usuários do serviço de saúde portador de doenças crônicas, devido o desconhecimento sobre sua situação de saúde, o risco desse desconhecimento na contribuição do agravo a saúde e a importância da educar como fonte de promoção da saúde e preservação da vida. Sendo o objetivo desse relato, descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem quanto sua percepção frente aos fatores que interferem no tratamento ao idoso portador de hipertensão, identificados durante consulta a esse público alvo. DESENVOLVIMENTO: O relato surgiu a partir de consultas da profissional de enfermagem junto aos estagiários do terceiro semestre do curso de enfermagem, realizadas a idosos portadores de hipertensão arterial sistêmica. No decorrer das consultas estiveram presentes cinco acadêmicos e uma docente de enfermagem, especialista em saúde do idoso. RESULTADOS E/OU IMPACTOS: Durante a prática dos acadêmicos de enfermagem na Atenção Básica, pode-se evidenciar a subordinação dos usuários ao uso do medicamento, sendo em sua grande maioria idosos, que compareciam as consultas em busca, apenas, do receituário, apresentando grande resistência às orientações a mudanças no estilo de vida e outras propostas terapêuticas. Houvera sido identificado o não conhecimento sobre a patologia, pelo usuário de saúde, como um fator diretamente relacionado à busca de atendimento em saúde não por orientações referentes aos cuidados quanto à saúde, mas pelo esforço na busca por receituário como único fator que evitasse o agravo da patologia. Evidenciou-se, com isso, a resistência dos idosos quanto à adesão as propostas terapêuticas orientadas pelos profissionais de enfermagem e outros profissionais da saúde, como alimentação saudável e pratica regular de atividade física, iniciando dessa maneira a conduta de educação em saúde para reverter à situação-problema. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os acadêmicos compreenderam essa resistência à adesão as propostas terapêuticas complementares ao tratamento medicamentoso, a partir da análise do desconhecimento desses idosos quanto à patologia e sua não compreensão sobre os benefícios que os métodos complementares de tratamento orientados por outros profissionais contribuiriam na prevenção de danos a sua saúde. Nesse sentido, a prática da educação em saúde tem o papel primordial na prevenção de agravos, a partir da oportunidade de sensibilizar por meio da informação. Com isso, surgi à necessidade de sensibilizar profissionais para a prática do educar em saúde durante as consultas, bem nas salas de espera das unidades de saúde, a fim de contribuir de forma significativa na preservação da vida desses usuários do serviço de saúde.


Palavras-chave


Saúde do Idoso, Enfermagem, Educação em Saúde, Doenças Crônicas