Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Integração ensino-serviço-comunidade: redução da dicotomia teoria e prática e a aproximação com o Sistema Único de Saúde na formação em farmácia.
Larissa de Freitas Bonomo, Clarissa Campos Barbosa de Castro, Paulo Henrique Dias de carvalho, Ianka Araújo Almeida, Jaíne Costa Chaves, André Alves Tavares, Daniel Victor Montes de Melo, Leonardo Meneghin Mendonça

Última alteração: 2018-01-06

Resumo


Apresentação: Uma estratégia potencial na perspectiva da formação de profissionais de saúde capacitados para atuação em equipes multiprofissionais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), e preocupados com a assistência integral e humanizada à população corresponde às experiências de integração ensino-serviço-comunidade no processo de formação. Nesse sentido, relataremos as ações desenvolvidas pelos estudantes do projeto de extensão em interface com a pesquisa da Universidade Federal de Juiz de Fora campus Governador Valadares (UFJF/GV), intitulado “Descarte de medicamentos para a promoção do uso racional e seguro”, que teve como objetivo geral fortalecer a integração ensino-serviço-comunidade no município de Governador Valadares, reduzindo a dicotomia entre teoria e prática e aproximando estudantes do curso de Farmácia das práticas no SUS. As atividades propostas no projeto visam à promoção do cuidado em saúde, diminuição do armazenamento inadequado de medicamentos, melhoria da adesão medicamentosa, redução da automedicação, e à diminuição da poluição ambiental. Desenvolvimento do trabalho: O projeto “Descarte de medicamentos para promoção do uso racional e seguro” iniciou suas ações em abril de 2017 com previsão de término para março de 2018, e conta com a participação de quatro estudantes de Farmácia da UFJF/GV, além de docentes coordenadores, colaboradores e farmacêuticos do município. Os estudantes estão desenvolvendo ações nas nove farmácias distritais e na Farmácia Central, sendo que em todos os locais foi realizado um aprimoramento dos pontos de descarte, em que medicamentos sólidos e líquidos vencidos e/ou não utilizados são coletados em um recipiente plástico identificado para cada caso e, posteriormente, são analisados mensalmente pelos estudantes no momento da triagem. Ao final do processo, os medicamentos são recolhidos pela empresa cadastrada no Programa de Gerenciamento de resíduos sólidos de saúde (PGRSS) do município. Os discentes iniciaram a contagem e classificação dos medicamentos considerando que nenhuma ação de conscientização tivesse sido realizada com a população, uma vez que o município se inclui em um cenário em que não há programas ou projetos que objetivam a orientação da comunidade sobre o descarte correto de medicamentos. Em comemoração ao dia nacional do uso racional de medicamentos, os estudantes realizaram entre os dias 1 e 5 de maio uma semana de conscientização no Restaurante Universitário (RU), na qual orientaram discentes, docentes e técnicos administrativos quanto ao descarte correto de medicamentos. Para tanto, os discentes elaboraram o material de divulgação das campanhas por meio da construção da arte gráfica de folhetos informativos e cartazes. A dinâmica orientou-se em formato de conversa, na qual fez-se uma triagem em que os estudantes questionaram, aos que se voluntariaram a participar, sobre seu curso, período do curso ou cargo ocupado na UFJF/GV, além do local onde costumavam descartar medicamentos vencidos e/ou não utilizados. Após serem respondidos, os estudantes orientaram os participantes quanto ao descarte adequado de medicamentos e entregaram os folhetos informativos. Um segundo momento de conscientização foi realizado no dia 30 de setembro, em uma praça central do município, e contou com o apoio do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF-MG) e do Grupo de Pesquisa em Síndrome Metabólica (GP-SíndroMe) da UFJF/GV, no qual foi realizada uma ação de educação em saúde com orientação à população quanto ao descarte correto de medicamentos e quanto aos aspectos da síndrome metabólica, além da aferição da pressão arterial e glicemia capilar. No presente momento, os estudantes encontram-se na fase de capacitação de pessoal para o recebimento e triagem de medicamentos por meio de oficinas educativas, com intuito de integrar a equipe e orientar para o recebimento adequado dos medicamentos, seguido de instruções e orientações aos usuários/pacientes que estiverem sendo atendidos nos postos de recebimento. Os discentes iniciaram as oficinas educativas com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), pois o grupo entende que estes são cruciais na orientação aos usuários/pacientes. A ação de capacitação com os ACS das Estratégias de Saúde da Família (ESF) onde estão alocadas as farmácias distritais foi realizada por meio de um “quiz” de perguntas. A dinâmica foi planejada de maneira que os estudantes, acompanhados por docentes colaboradores, leram paulatinamente cada questão para os participantes, explicaram alguma dúvida conceitual, e em seguida, estabeleceram um tempo para que as equipes formadas, ou os participantes individualmente, levantassem as placas específicas, caso considerassem a questão verdadeira ou falsa. Durante a dinâmica, os ACS foram orientados com informações sobre o descarte correto de medicamentos, possibilitando que estes profissionais estejam preparados diante das dúvidas advindas dos pacientes/usuários no que concerne ao tema, ou mesmo, para que estejam capacitados para orientá-los durante as visitas domiciliares. Os estudantes finalizaram as ações de capacitação dos ACS em dezembro de 2017 e estão planejando as atividades de educação em saúde voltadas à orientação da população na sala de espera e nos grupos operativos de hipertensos e diabéticos nas ESF. A triagem mensal dos medicamentos continua sendo realizada e, ao final do projeto, os estudantes poderão avaliar o quantitativo e qualitativo dos medicamentos considerando o momento pré-campanha, durante a campanha e pós-campanha, o que trará subsídios para a formulação de projetos de intervenção cujo o foco seja a efetiva resolução dos problemas relacionados ao uso de medicamentos das comunidades envolvidas. Resultados e/ou impactos: As atividades desenvolvidas durante o projeto permitiram que os estudantes se inserissem nos cenários de prática do SUS no âmbito da Atenção Primária, conhecessem o papel desempenhado pelo farmacêutico na dispensação, avaliassem os medicamentos que são descartados pela população e fizessem associação entre as classes avaliadas e as condições de saúde dos pacientes/usuários. Os discentes relataram que aprenderam muito sobre farmacologia e sobre as patologias diabetes e hipertensão arterial, que estão associadas ao uso de antihipertensivos e hipoglicemiantes orais, pois o maior quantitativo de medicamentos recebidos em todas as distritais estava dentro dessas duas classes terapêuticas. Os estudantes entenderam que o fato do descarte estar concentrado majoritariamente nas classes de medicamentos supracitadas é extremamente preocupante e relevante, visto que estes são usados para o tratamento de doenças crônicas e que necessitam de cuidado permanente. Segundo um dos estudantes (sic), "os resultados mostram que, muitas vezes, o paciente não toma o medicamento corretamente ou então, abandona o tratamento". Considerações finais: Pôde-se perceber o impacto que o estreitamento da integração ensino-serviço-comunidade exerce sobre a formação discente. Os acadêmicos participaram de atividades socioeducativas de prevenção e promoção da saúde, cuja abordagem esteve centrada no cuidado em saúde no que concerne ao uso racional de medicamentos. Tão importante quanto o envolvimento dos discentes nesse processo foi o debate e a orientação da população quanto aos riscos ambientais gerados pelo descarte inapropriado. Esta vivência contribuiu para o desenvolvimento de competências, destacando-se a atuação em ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde na prática do cuidado; iniciativa e participação crítica nas tomadas de decisões; e habilidade de comunicação, uma vez que estiveram efetivamente integrados às equipes multiprofissionais de saúde e ao público em geral. Finalmente, engajados no processo de aprender a aprender, puderam levar para a sala de aula as experiências vividas na prática e vice-versa, garantindo o compromisso com a educação permanente e com a sustentabilidade das propostas de melhoria do processo de aprendizagem e dos serviços prestados pelo SUS.


Palavras-chave


integração ensino-serviço-comunidade; educação em saúde; Atenção Primária à saúde