Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA PARA O PROGRAMA JOVEM DOUTOR AMAZONAS
Sunmily Jenifer Leal de Oliveira, Pedro Máximo de Andrade Rodrigues, Cleinaldo de Almeida Costa, Tallyne Machado Serrão, Kamila Batista Fonseca, Rejane Leal de Andrade

Última alteração: 2018-01-06

Resumo


INTRODUÇÃO

Uma das questões de maior debate no âmbito da Educação a Distância (EaD) na atualidade é a de como a modalidade desenvolver atividades educacionais que favoreçam a educação integral, como se pressupõe que aconteça na educação presencial.

O Projeto Jovem Doutor (PJD) é uma atividade na modalidade de EaD/teleducação, originada na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), que visa levar a educação em saúde, de forma criativa e significativa, reunindo professores e alunos dos cursos de graduação da área da saúde e jovens estudantes do ensino fundamental e médio em localidades no interior do país (MORAES et al., 2017).

O Núcleo de Telessaúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), desenvolve a sua versão própria do projeto, que no âmbito institucional foi homologado no âmbito da extensão universitária como Programa Jovem Doutor Amazonas (PJD AM).  O PJD AM desenvolve o programa por meio da realização de web aulas (comunicação síncrona) e interação didática pela página de Facebook (https://pt-br.facebook.com/jovemdoutoram/), configurada como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do programa (comunicação assíncrona).

Este artigo visa relatar uma opção de plano de trabalho docente para o projeto Jovem Doutor, com a aplicação da Metodologia dos Sete (Küller e Rodrigo, 2014), a qual tem como objetivos: proporcionar situações de aprendizagem com foco na atividade; favorecer o exercício a avaliação do conhecimento, e uma maior aproximação da situação/problema indicado (ZANK et al., 2011). Os sete passos desenvolvidos foram: (1) contextualização e mobilização, (2) definição da atividade de aprendizagem, (3) organização da atividade de aprendizagem, (4) coordenação e acompanhamento, (5) análise e avaliação da atividade de aprendizagem, (6) acesso a outras referências e (7) síntese e aplicação.

Este relato pretende apresentar uma experiência de desenvolvimento de um plano de trabalho docente, baseado no “roteiro” metodológico dos Sete Passos, de forma a apoiar o desenvolvimento de conteúdos de conhecimento do PJD AM, na sua versão atual iniciada em 2017, de forma que os participantes tenham um aprendizado ativo e interativo, sendo este o elemento formador privilegiado do aprendizado (BRUNO & LENGRUBER, 2009).

 

CONHECENDO O SUS NO PJD AM

Na elaboração do plano de trabalho docente foram seguidos os Sete Passos Metodológicos. Os passos metodológicos tem como objetivo proporcionar situações de aprendizagem com foco na atividade que garanta exercitar e avaliar o conhecimento. Para isso a atividade central tem que proporcionar uma situação próxima a que competência demanda.

Com o objetivo de fornecer uma estrutura comum aos diferentes módulos e conteúdos do PJD AM, propõe-se o conjunto dos sete passos, de acordo com Küller e Rodrigo (2014). Para realização das atividades do PJD AM sobre o tema do Sistema Único de Saúde (SUS), foi elaborado o seguinte plano de trabalho docente:

1-      Contextualização e mobilização

Fazer uma redação relatando suas experiências no sistema público de saúde. Relate pontos positivos, negativos e como gostaria que fosse seu atendimento.

 

2-      Atividade de aprendizagem

Ao final da web aula propor a realização de uma atividade.  Exemplo de atividades a serem realizadas: relacionar frases com figuras referentes ao tema, fazer questões de verdadeiro ou falso etc.

 

3-      Organização da atividade de aprendizagem

Planejamento da web aula. A reunião com a equipe responsável será realizada para planejamento e escolha dos tópicos que serão abordados.

 

4-      Coordenação e acompanhamento

Tutoria dos participantes, utilizando-se o whatsapp e Facebook do programa, para transmissão de informações, esclarecimento de dúvidas e motivação para a continuidade no programa.

 

5-      Análise e avaliação da atividade de aprendizagem

 

Aplicação de questionário, com as seguintes perguntas:

 

I)       Como você avalia sua atenção durante as aulas?

(    ) péssima    (    )regular    (    )boa     (    )ótima

II)    Como você avalia o meio de transmissão das aulas?

(    ) péssima    (    )regular    (    )boa     (    )ótima

III) Como você avalia a escolha do tema?

(    ) péssima    (    )regular    (    )boa     (    )ótima

IV) Como você avalia o conteúdo desenvolvido?

(    ) péssima    (    )regular    (    )boa     (    )ótima

V)    Escreva o que você aprendeu no decorrer das aulas.

VI) O que você mais gostou nas aulas?

VII)                     O que você menos gostos nas aulas?

VIII)                  Que críticas/sugestões você tem a fazer?

IX) Quais elogios você tem a fazer?

 

6-      Acesso a outras referências

Enviar vídeo pela página de Facebook do programa e pedir para que os participantes escrevam um pequeno texto de no mínimo 5 linhas, dizendo o que mais chamou sua atenção. Solicitar para que cada um dos alunos compartilhe uma outra referência: vídeo, site, blog ou artigo da sua escolha.

 

7-      Síntese e aplicação

Os alunos devem fazer grupos de até 5 pessoas. Cada grupo deve fazer um vídeo dramatizando como deveria ser o atendimento ideal no SUS.

 

Após aplicação do 5° passo, análise e avaliação da atividade de aprendizagem, foi obtido relatos como:

“No decorrer das aulas aprendi diversos assuntos que já tinham sido questionados em sala de aula e que fizeram que todos aprendessem a termos todos esses cuidados com nossa saúde e do próximo. O que mais gostei nas aulas foram as escolhas dos diversos assuntos, a forma de como os acadêmicos repassaram seus conhecimento pra nós, e a atividade em que fomos visitar a UBS Francisco Galliani, foi bastante produtiva e significativa (Participante do PJD AM)”.

“Com as aulas do Programa Jovem Doutor aprendi vários temas relacionados ao corpo humano e a saúde. Esses conceitos ajudam-me a orientar minha família, amigos e pessoas do meu bairro. Também, a prevenir algum tipo de doença. Pode-se dizer que há melhora na qualidade de vida através do intercâmbio de informações desenvolvido no referido programa, evidenciando assim, sua importância (Participante do PJD AM)”.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A participação no PJD AM constitui-se em uma oportunidade enriquecedora para desenvolvimento de competências no campo da educação em saúde por meio da teleducação. Para os acadêmicos da área da saúde da UEA representa uma rica experimentação no papel de docente e o exercício da tutoria educacional. A experiência levou a pesquisa e elaboração de um plano de trabalho docente para o PJD AM, baseado nos Sete Passos Metodológicos. Os depoimentos coletados no questionário auxiliam para melhora de atividades e comprovam o sucesso da implementação desse plano de trabalho docente. Sendo assim, esta metodologia constitui-se um caminho viável para se concretizar o processo educacional de forma mais integral, criativa e participativa em teleducação.


Palavras-chave


educação a distância; telessaúde; metodologia de ensino