Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A oferta de Tele-educação do Núcleo de Telessaúde Bahia para profissionais da Atenção Primaria a Saúde: Uma experiência exitosa.
Helena Oliveira Salomao, Thiago Gonçalves do Nascimento Piropo, Juliana lamounier Elias

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


Apresentação: A Telessaúde utiliza tecnologias de comunicação para a troca de informações e educação permanente em saúde. Essa estratégia tem potencial ainda, como campo importante de pesquisa, apontando lacunas no conhecimento científico, bem como informando dados capazes de sinalizar as principais necessidades de qualificação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde. O objetivo deste trabalho é apresentar a experiência do Núcleo de Telessaúde Bahia com as sessões de webpalestras para qualificação de profissionais da APS.

Desenvolvimento do trabalho: As sessões são realizadas semanalmente, todos os encontros são abertos, permitindo o acesso do público de todo país. A ferramenta utilizada é o adobe connect. A mesma é mediada por trabalhadores do Núcleo de Telessaúde e palestrante, utilizando apenas um computador com banda larga para acesso, mesmos recursos encontrados nos municípios mais remotos, podendo ainda ser utilizado um dispositivo móvel. A escolha dos temas é baseada em indicadores epidemiológicos regionais, temas de destaque nacional e de relevância para a saúde pública e principais temas demandados nas teleconsultorias. Os palestrantes convidados, são profissionais de referência no Estado, sendo a articulação destes, feita junto as diretorias da Secretaria da Saúde do Estado e os centros de referência. Nas sessões os palestrantes realizam a abordagem do tema, em seguida os participantes podem tirar dúvidas pelo chat. Posteriormente as gravações e o material para consultas ficam disponíveis no site do TelessaúdeBA e no canal do Youtube.

Resultados: Desde de outubro de 2014 a outubro de 2017, foram 101 sessões realizadas, com 40.212 participações, tendo o alcance neste período de participação de profissionais dos 417 municípios do Estado da Bahia e 26 Estados da Federação. Alguns temas que se destacaram com maior número de participação foram: Suicido, PMAQ, e-SUS, PNAB, NASF, Febre Amarela e Tríplice Epidemia. Os números elevados de participação nos temas citados, demonstram a importância da ferramenta no alcance de profissionais para qualificação destes em tema de relevância no contexto atual da Atenção Primaria a Saúde.

Considerações finais: A Tele-educação é eficientes para qualificação dos profissionais, apresenta-se como uma potente estratégia para abordagem de temas de relevância para a Atenção Primaria a Saúde

 

 


Palavras-chave


Tele-educação, Atenção Primaria a Saúde; Telessaúde