Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Extensão universitária e a habilidade de difusão do conhecimento científico: projeto Chá com Ciência no Amazonas.
Fabiana de Paula Gomes, Tereza Cristina Araújo Ramos, Sandra Greice Becker, Lidiany de Lima Cavalcante, Marluce Mineiro Pereira, Silvani Vieira Cardoso, Maria da Graça Oliveira Crossetti

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


RESUMO – Apresentação: Uma das habilidades necessárias para o bom desempenho do cuidado de enfermagem é a difusão do conhecimento científico para a comunidade com a qual o enfermeiro trabalha. Na graduação, esta habilidade pode ser desenvolvida por meio de participação em projetos de extensão universitária. Uma vez que a Universidade Federal, esta alicerçada sobre o tripé: ensino-pesquisa-extensão. Sob esta ótica, surgiu como objetivo deste trabalho, relatar a experiência de participação no projeto de extensão “Chá com Ciência no Amazonas - Ponto de encontro do NIPES”. Desenvolvimento: Este projeto foi implementado pela Dra Sandra Greice Becker, com primeira edição no ano de 2005 a partir de sua convivência com o grupo de pesquisa NECE, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde o conhecimento científico produzido, era compartilhado com a comunidade em eventos mensais chamados Ponto de Encontro do NECE – Núcleo de estudos sobre o cuidado de enfermagem, liderado pela Dra Maria da Graça Oliveira Crossetti. A exemplo deste e com sua autorização, foi criado o “Chá com Ciência no Amazonas – Ponto de encontro do NIPES – Núcleo Interdisciplinar de pesquisas em Enfermagem e Saúde”, abrigado na Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas. Este grupo de pesquisa foi criado em 2004 e registrado em 2005 no CNPq. Dentre suas atividades, a extensão universitária está aliada à difusão e construção do conhecimento a partir das relações entre universitários, gestores de saúde e comunidade. O trabalho desenvolvido em Comissões, de Credenciamento, Divulgação, Apoio, Registro, Captação de Recursos e Coffe Break, teve por objetivo oportunizar aos discentes os desafios que todo trabalho em equipe possui, considerando que o Enfermeiro ocupa um lugar de mediação entre os profissionais da equipe multiprofissional. Assim, gerenciamento de conflitos, desenvolvimento de habilidades comunicacionais e éticas, diferenças nas relações de subordinação e submissão, que muitas vezes são limitadas a serem desenvolvidas apenas em sala de aula, tornando as oportunidades de extensão um espaço também de ensino. Resultados: As atividades de competência de cada comissão exigiram diferentes níveis de habilidades que foram sendo desenvolvidas no decorrer do projeto, tornando os participantes mais amadurecidos emocionalmente, especialmente em enxergar os conflitos e buscar resolvê-los de forma ética e humanizada. Assim a educação foi ampliada para além dos limites de sala de aula, repercutindo inclusive nas relações externas a universidade. A experiência em executar atividades mais formais, desde a redação de um ofício, até o ato de cerimonialista na apresentação do palestrante, foram revezadas entre os estudantes, e também foram consideradas como resultados positivo. Considerações Finais: Foi possível exercitar a difusão do conhecimento científico para além deste projeto, desenvolvendo habilidades e competências não só para execução das atividades propostas, mas que serão levadas para os aspectos do trabalho em equipe na vida profissional.