Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Metodologias ativas como práticas inovadoras de ensino-aprendizagem na formação crítica do estudante de medicina
Flávio Renan Paula da Costa, Synaha Rachel Romão de Almeida, Dayanna Lopes da Silveira, Tainá Afonso de Almeida, Luana Sanches da Costa, Marineide Santos de Melo

Última alteração: 2018-05-18

Resumo


Introdução: A educação vem passando por um processo de mudanças ao longo da história. Atualmente, muito se tem questionado sobre o método tradicional de ensino e se discutido sobre novos modelos de ensino-aprendizagem no curso de medicina. Assim, surgem novas concepções de ensino com diferentes modelos e estratégias para a sua realização que apresentam alternativas para o processo de ensino-aprendizagem. As metodologias ativas além de desenvolver autonomia no aluno, permite o desenvolvimento de uma visão mais crítica da realidade e promove o exercício do trabalho em equipe, atribuições extremamente relevantes para futuros profissionais de saúde. Objetivo: Relatar a percepção de quatro alunos de medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) sobre métodos alternativos de ensino-aprendizagem durante o ciclo básico e o início do ciclo clínico. Descrição da experiência: Trata-se de um relato vivenciado por quatro acadêmicos de medicina da UEA que foram submetidos a metodologias ativas de aprendizagem, nas disciplinas de patologia geral, fisiologia humana, micologia, bioquímica, técnica cirúrgica, anestesiologia clínica e clínica cirúrgica I. Resultados: Foram observadas diferentes opiniões, quanto ao grau de satisfação e motivação, relacionadas aos métodos alternativos de ensino-aprendizagem. Estas diferenças estão relacionadas com a quantidade de matérias por semestre e suas altas cargas horárias, a falta de tempo para o estudo individual e as diferentes metodologias de aprendizagem utilizadas pelos professores. Apesar disso, constataram-se muitos benefícios das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizado e que a metodologia ainda precisa de alguns aprimoramentos para tornar-se mais eficaz. Considerações finais: Apesar de observadas algumas dificuldades relacionadas à didática de alguns professores e à alta demanda de conteúdos que os alunos de medicina precisam estudar, muitos benefícios são adquiridos com as metodologias ativas, pois, exigem do aluno participação ativa ao visualizar a situação, problematizar e buscar resolução do problema, valorizando a parte humanizada da medicina centrando-a no paciente através do aprimoramento da relação médico-paciente.


Palavras-chave


Metodologias ativas; Ensino-aprendizagem; Promoção da autonomia.