Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Nuestro norte és el Sur: Vivência de Estágio Eletivo da Residência de Saúde Coletiva no Sistema de Saúde do Uruguai
Flaviano Palmeira Santos, Emmanuela Mendes Amorim

Última alteração: 2018-01-10

Resumo


Esse estudo tem como objetivo analisar minha vivência enquanto residente brasileiro no sistema de saúde publica do Uruguai e, assim, contribuir para a reflexão da área no sentido do fortalecimento de sua produção, e, ainda, estimular outros profissionais em processo de formação a realizarem intercâmbio na América Latina. Diante de tantas inquietações em relação à formação a partir da prática, foi se potencializando o projeto de articular estágio em outro país, para vivenciar como se caracteriza ações e serviços em um sistema de saúde estrangeiro e qual a relação desse sistema, ações e serviços de saúde em comparação ao SUS. Mas para o estágio acontecer, era preciso forjar articulações. Nesse sentido, a proposta desse estágio partiu do meu desejo enquanto Residente em ter uma experiência nômade de produção de cuidado em um território internacional, de vivenciar outro sistema e rede de atenção em saúde, que complementasse a vivência enquanto profissional residente na dimensão  pessoal-profissional, no campo sociocultural articulado às produções científicas.

Foi através de mediação – trocas de mensagens via facebook e correio eletrônico - com os profissionais de saúde da Unidade Docente Assistencial – Saint Bois, conseguido através de residentes que haviam realizado essa vivência, que se agenciou essa oportunidade de vivência , tendo um profissional Médico e Especialista em Saúde da Família e Comunidade, como profissional de referência e responsável pela  tutoria do estágio. A Faculdade de Medicina da Universidade de la Republica do Uruguai, assumiu um compromisso de ampliar e aprofundar relações entre instituições de  ensino internacionais, favorecendo intercâmbios e cooperações em diversas modalidades e vem assim, nos  últimos anos, estabelecendo parcerias com instituições e universidade de vários países para recepção de estudantes em processo de formação.

Para o processo de formalização do convênio entre as instituições, foi necessário encaminhar uma carta de intenções a coordenação do Departamento de Medicina e Comunidade da Faculdade de Medicina - UdelaR, apresentando algumas propostas de atividades a serem desenvolvida durante a vivência, que seguem: Conhecer o modelo de atenção à saúde do Uruguai e a dinâmica do processo de trabalho nos diversos níveis de atenção; Vivências nos espaços institucionais de saúde a sua relação com os usuários e o desenvolvimento do controle social; Conhecer as atividades desenvolvidas de promoção, prevenção e reabilitação em saúde, saúde mental, saúde no campo; Vivência o trabalho dos consultórios de saúde livre de homofobia e as práticas de cuidado integral com a população transexuais; Conhecer a proposta de atenção integral da interrupção voluntária da gestação e o processo de trabalho das equipes; Entender o processo histórico do sistema de saúde publica e conhecer os caminhos da reforma psiquiátrica.

Trata-se de um estudo qualitativo de inspiração cartográfica, com uso de mapa analítico. O cenário do estudo foram os processos formativos em saúde, durante as experiências no programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Prefeitura da Cidade do Recife e no intercâmbio vivenciado no Sistema de Saúde Publica na Cidade de Montevideo-Uruguai. A elaboração desse artigo seguiu em três etapas, a saber: a) revisitar os diários de campo contendo elementos das atividades e experiências vivenciadas, b) problematização dos conteúdos que foram mais significativos, que apontavam para vivências significativas; que culminaram na  construção de mapa analítico, contendo três planos ou platôs  - momento de preparação, chegada ao território e trocas-, e d) a analise de inspiração cartográfica do mapa, com escolha dos conceitos-ferramenta com a e produção do texto. Para o registro de ideias, observação, sentimentos, percepções de informações, duvidas, afecções que me marcaram, utilizei o diário de campo, ferramenta que serve muito ao cartógrafo, sendo capaz de ajudar no relato das suas atividades de campo. As reflexões deste estudo compreendem o período entre agosto de 2015 e junho de 2016. Para o desenvolvimento e reflexão dos escritos, utilizo alguns conceitos que fui me aproximando durante minhas caminhadas formativas, são eles: Formação e Educação Permanente em Saúde articulados à Micropolítica e gestão do cuidado em saúde, com destaque para conceitos de afecção e desterritórialização. Foi realizado um resgate dos escritos dos diários de campo, possibilitando assim, analisar as minhas implicações, afecções e reterritorializações enquanto pesquisador-residente, revisitando memórias sentimentais, as lembranças das experiências dos caminhos e encontros produzidos.

A construção do mapa analítico, a partir da analise e problematização dos conteúdos que foram marcantes. Houve a construção do quadro resumo consolidando os escritos, utilizando as informações obtidas na etapa anterior, surgindo assim três platôs...: 1) preparação 2) aproximação com o território 3)trocas.

Preparação: Nesse estudo há uma proposta de outros olhares em relação à experiência de estágio no Programa de Residência. Optou-se não falar de  “pré-campo”, mas da tessitura do processo como vivencia relacionada à compreensão em relação a um objeto a ser estudado, tomando-se a ideia de “preparação do corpo” , Assim estrategicamente se enunciou “preparação” – desconstrução-reconstrução do corpo território de afecções.

Aproximação do território e desterritórialização de si: Vivência em ser estrangeiro. Imersão em um território desconhecido. Apresentarei aqui duas cenas que achei importante: o meu desembarque e estranhamento com a cultura e encontro com o preceptor.

Trocas: irei apresentar os encontros, durante os processos formativos vividos junto com atores, movimentos sociais e instituições de saúde em cenários diversos. Apresento três cenas que foram bastante significativas no meu processo enquanto pasante: Vivencia com a população transexual, encontro com o movimento pela reforma psiquiátrica e atividade no território.

Como eixo transversal a esses platôs, utilizarei elementos da literatura, artes visuais e da Escola de Cinema Road Movie. Vale destacar que a construção desse escrito foi desenvolvida mediada por encontros de orientação metodológica, que intencionava reconhecer e problematizar criticamente minha experiência no contexto da educação permanente em um país estrangeiro. Visando a reflexão dessa imersão em território desconhecido. Esses encontros foram essenciais, serviram de alicerce para analise do mapa analítico e construção do texto.

Experiências como essa reforça a importância da aproximação e integração de estudantes e trabalhadores a estarem vivenciando outros processos formativos de produções de cuidado, principalmente no cenário latino-americano, garantindo a ampliação das trocas de saberes e produzindo novos olhares. São nesses encontros, com o outro e outras, que podemos convocar em nós a possibilidade de aprender e produzir coisas novas. Ao reterritórializar, compartilhei a vivencia com outros residentes, com estudantes de pós-graduação e com docente, foram encontros que dispararam novos desejos, outros residentes tiveram o interesse de vivenciar estágio na América do sul. É valido ainda mencionar a necessidade de investimento em pesquisas sobre formação e educação na saúde, no cenário latino americano. Existem poucos estudos sobre os processos formativos de estudantes e residentes da área da saúde em outros países latino-americanos. Além disso, cabe ainda pontuar a necessidade de uma Politica Nacional de Residência no Brasil. Concluo essa vivência com a sensação de que mais um passo foi dado na caminhada enquanto ser humano e profissional que acredita no Poder Popular.

 

Educação permanente na saúde; Micropolítica; afecção

Palavras-chave


Educação permanente na saúde; Micropolítica; afecção