Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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RECURSO VISUAL ESTRATÉGICO NA TERAPIA MEDICAMENTOSA DE UM IDOSO ANALFABETO
Thamyres Batista Procópio, Daiane de Souza Fernandes, Dhiuly Anne Fernandes da Silva, Erika Beatriz Borges Silva, Gicelda Pimentel Costa, Jackeline Chaves Fonseca, Thamires Palheta de Souza

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Apresentação: O analfabetismo é um problema social que afeta a vida de milhões de pessoas em todo mundo. Jovens adultos e idosos analfabetos, encontram diariamente dificuldades em relacionar-se socialmente, conseguir emprego e até mesmo entender as informações dadas pelos profissionais de saúde a respeito de sua saúde, tratamento e prevenção doenças. Diante disso observa-se a necessidade do profissional de saúde estar atento as limitações de seus pacientes e adequar sua linguagem tornando suas orientações compreensíveis. Este trabalho tem o objetivo de relatar a estratégias utilizada por acadêmicas de enfermagem para facilitar o uso de medicamentos prescritos para a terapia de hipertensão, a um usuário idoso analfabeto. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, ocorrido durante as práticas na disciplina de Atenção Integral à Saúde do Adulto e Idoso da Universidade Federal do Pará/UFPa, em uma unidade de saúde do município de Belém/Pa. No último dia de prática as acadêmicas de enfermagem elaboraram um esquema ilustrativo para um idoso com dificuldades na identificação dos medicamentos anti-hipertensivos e hipoglicemiantes e sua administração nos períodos do dia, por não saber lê e ter dificuldade em ver as horas, resultando em níveis pressóricos alterados impedindo-o de realizar uma cirurgia, que já havia sido remarcada devido a hipertensão. As alunas fizeram um esquema com os horários para tomada dos medicamentos da seguinte forma, os horário da manhã e noite foram representados respectivamente, pelos desenhos de um sol, uma lua, estrelas e relógios marcando as horas corretas para se tomar o medicamento anti-hipertensivo e após o almoço representados pelos desenhos de um garfo e uma faca para tomar o medicamento hipoglicemiante. Também foram desenhados as cartelas dos medicamentos, para facilitar a identificação dos mesmos. Com esse instrumento as acadêmicas explicaram como tomar os medicamentos na hora certa e também orientaram o paciente a guarda-los em um local de fácil acesso e colocar o esquema em um local visível como, por exemplo, na porta da geladeira. Resultados e/ou impactos: Após as orientações foi pedido ao paciente que explicasse como deveria tomar os medicamentos, sendo que o mesmo pôde descrever todos horários e os medicamentos corretamente. Considerações finais: A comunicação é uma ferramenta fundamental no processo do cuidado e para sua eficácia, o profissional de saúde deve utilizar uma linguagem adaptada para cada cliente e caso se necessário criar ações e estratégicas que facilitem a compreensão e adesão ao tratamento e prevenção pelos pacientes.

 


Palavras-chave


Analfabetismo; Idoso; Terapia Medicamentosa