Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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PET-SAÚDE UPE SERTÃO – AVANÇOS NA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE E NA FORMAÇÃO PARA O SUS
NADJA SANTOS, Luciana Nogueira Mendes Caldas, FLÁVIA EMILIA CAVALCANTE VALENÇA FERNANDES, THEREZA CHRISTINA CUNHA LIMA GAMA, Maria Antonieta Albuquerque de Souza Veloso, Maria Elda Alves de Lacerda Campos, Thainara Kauanne Pacheco Almeida, Monique Maiara Almeida Oliveira

Última alteração: 2018-01-06

Resumo


Apresentação: O PET-Saúde GraduaSUS UPE Sertão envolve a Universidade de Pernambuco (UPE) em dois de seus Campus: Serra Talhada e Petrolina, assim como as secretarias municipais de saúde desses dois municípios. Ao todo, conta com uma equipe de 41 bolsistas e 17 voluntários, empenhados em fomentar na Universidade de Pernambuco as mudanças baseadas em dois eixos: permear o currículo dos cursos com conteúdo pertinente e atualizado sobre a saúde pública brasileira e fomentar o uso de ferramentas de metodologias ativas, assim como a inserção cada vez mais precoce do estudante nos serviços de saúde. Desenvolvimento do trabalho: Com vistas a estas grandes metas, temos desenvolvido seminários, encontros semanais entre preceptores e estudantes, vivenciando o cotidiano dos serviços de saúde e aplicando nesse cotidiano as bases discutidas, reuniões de planejamento e avaliação das atividades, com especial atenção à formulação de espaços para a construção de propostas de disciplinas, cursos e espaços permanentes de formação em metodologias ativas, preceptoria e conformação atual da gestão do Sistema Único de Saúde. Resultados: No início do projeto, em maio de 2016, nos dedicamos ao estudo das DCN's e PPC's, passado esse momento, os preceptores e os estudantes tentaram demonstrar na prática os conteúdos e vivências que identificaram com pouca inserção ou ainda incipientes nos cursos. Trouxemos aos membros dos NDE's propostas de vivências para algumas disciplinas especialmente do eixo de saúde coletiva; montamos uma monitoria que foi experimentada pelos estudantes do PET (atuaram como monitores) para inserção dos estudantes no primeiro ano de curso nos serviços de atenção básica à saúde. O processo era acompanhado pelos preceptores, que traziam nas reuniões quinzenais sua avaliação sobre a prática no serviço, ponderando junto aos docentes e atentamente considerando o olhar do estudante sobre o ganho da aproximação mais precoce do serviço público de saúde. Este processo solidificou-se após o primeiro ano de projeto. Discutir mudança curricular na forma proposta pelo PET-Saúde GraduaSUS constituiu-se um grande desafio. A apropriação da necessidade de mudança, a sensibilização da comunidade acadêmica e a inserção de novos atores nesta discussão – preceptores e estudantes – tem grande potencial e já avançamos bastante nesse sentido. Considerações finais: Os estudantes e preceptores conseguiram apontar sugestões para adequações dos semestres vividos assim como solicitar monitorias em espaços de prática. Nos cursos de Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição, identificamos disciplinas que poderão ser oferecidas em caráter multidisciplinar, com estudantes dos três cursos vivenciando juntos o aprendizado. É público e notório que a proposta do PET Saúde contribui enormemente com a qualidade e aprimoramento dos trabalhadores do SUS, dos estudantes em formação, da IES a partir da integração com o ensino-serviço-comunidade, propostas como essas não podem ficar no esquecimento e sim na concretude.

 


Palavras-chave


Formação profissional; Enfermagem; Atenção primária a saúde.