Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-06
Resumo
Apresentação: O PET-Saúde GraduaSUS UPE Sertão envolve a Universidade de Pernambuco (UPE) em dois de seus Campus: Serra Talhada e Petrolina, assim como as secretarias municipais de saúde desses dois municípios. Ao todo, conta com uma equipe de 41 bolsistas e 17 voluntários, empenhados em fomentar na Universidade de Pernambuco as mudanças baseadas em dois eixos: permear o currículo dos cursos com conteúdo pertinente e atualizado sobre a saúde pública brasileira e fomentar o uso de ferramentas de metodologias ativas, assim como a inserção cada vez mais precoce do estudante nos serviços de saúde. Desenvolvimento do trabalho: Com vistas a estas grandes metas, temos desenvolvido seminários, encontros semanais entre preceptores e estudantes, vivenciando o cotidiano dos serviços de saúde e aplicando nesse cotidiano as bases discutidas, reuniões de planejamento e avaliação das atividades, com especial atenção à formulação de espaços para a construção de propostas de disciplinas, cursos e espaços permanentes de formação em metodologias ativas, preceptoria e conformação atual da gestão do Sistema Único de Saúde. Resultados: No início do projeto, em maio de 2016, nos dedicamos ao estudo das DCN's e PPC's, passado esse momento, os preceptores e os estudantes tentaram demonstrar na prática os conteúdos e vivências que identificaram com pouca inserção ou ainda incipientes nos cursos. Trouxemos aos membros dos NDE's propostas de vivências para algumas disciplinas especialmente do eixo de saúde coletiva; montamos uma monitoria que foi experimentada pelos estudantes do PET (atuaram como monitores) para inserção dos estudantes no primeiro ano de curso nos serviços de atenção básica à saúde. O processo era acompanhado pelos preceptores, que traziam nas reuniões quinzenais sua avaliação sobre a prática no serviço, ponderando junto aos docentes e atentamente considerando o olhar do estudante sobre o ganho da aproximação mais precoce do serviço público de saúde. Este processo solidificou-se após o primeiro ano de projeto. Discutir mudança curricular na forma proposta pelo PET-Saúde GraduaSUS constituiu-se um grande desafio. A apropriação da necessidade de mudança, a sensibilização da comunidade acadêmica e a inserção de novos atores nesta discussão – preceptores e estudantes – tem grande potencial e já avançamos bastante nesse sentido. Considerações finais: Os estudantes e preceptores conseguiram apontar sugestões para adequações dos semestres vividos assim como solicitar monitorias em espaços de prática. Nos cursos de Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição, identificamos disciplinas que poderão ser oferecidas em caráter multidisciplinar, com estudantes dos três cursos vivenciando juntos o aprendizado. É público e notório que a proposta do PET Saúde contribui enormemente com a qualidade e aprimoramento dos trabalhadores do SUS, dos estudantes em formação, da IES a partir da integração com o ensino-serviço-comunidade, propostas como essas não podem ficar no esquecimento e sim na concretude.