Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ENFERMEIROS SOBRE ATIVIDADES EDUCATIVAS E MANEJO DOS PACIENTES COM TUBERCULOSE
Cledson de Oliveira Lopes Filho, Felipe Lima dos Santos, Felipe Lima dos Santos, Lilyan Lisboa de Oliveira Saraiva, Lilyan Lisboa de Oliveira Saraiva, Ana Carolina Scarpel Moncaio, Ana Carolina Scarpel Moncaio

Última alteração: 2017-12-27

Resumo


APRESENTAÇÃO

No século XXI a tuberculose ainda é considerada um problema de saúde pública em potencial, com índices de incidência e mortalidade elevados. Dados históricos revelam que a tuberculose é uma moléstia tão antiga quanto a humanidade e, que por muitos anos, foi estigma de exclusão social para morte física e moral do indivíduo adoecido.

Atualmente, as taxas de incidência e mortalidade por tuberculose demostraram uma redução significativa, embora ainda seja considerada como um grave problema de saúde no Brasil e em países em desenvolvimento. Mesmo com os avanços nos métodos de tratamento e cura da doença, maior conhecimento científico sobre a transmissão da tuberculose e fácil acesso a unidades de saúdes que oferecem diagnósticos e tratamento, os dados epidemiológicos apontam para 10,5 milhões de pessoas notificadas e 1,5 milhão de mortes confirmadas somente em 2015, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 69 mil pessoas adoeceram com tuberculose e 4,5 mil morreram de tuberculose em 2015. Apesar dos valores elevados, a incidência de tuberculose no Brasil reduziu de 42,7 em 2001 para 34,2 casos por 100 mil habitantes em 2014.

A criação de estratégias e metas por meio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (CGPNCT), com o objetivo de acabar com a tuberculose como problema de saúde pública no Brasil, tendo por meta menos de 10 casos por 100 mil habitantes e 1 óbito por 100 mil habitantes, até o ano de 2035.

O ponto principal do Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose, é a ênfase a populações mais vulneráveis e grupos de risco, considerando seus aspectos sociais que determinam os indicadores de cura e formas resistentes. O Plano define pilares, objetivos e estratégias que sirvam de suporte para os programas e ações no controle da tuberculose para a construção dos trabalhos considerando suas competências.

O estado do Amazonas apresenta uma das maiores incidências de tuberculose, caracterizando um grave problema de saúde estadual e nacional. Isto reforça a necessidades de políticas educacionais e de aprimoramento para os profissionais que atuam nos níveis de atenção à saúde, a partir desta concepção, a Educação Continuada torna-se ferramenta primordial nos serviços de saúde. Com isso, esta pesquisa teve por objetivo analisar a percepção dos enfermeiros sobre educação continuada na temática da tuberculose.

DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

Esta pesquisa é de natureza qualitativa que tem como finalidade a compreensão do tema abordado por meio da obtenção de dados descritivos e análise do material a partir da óptica de 18 enfermeiros, citados de E01 a E18, de um hospital de ensino localizado na cidade de Manaus, Amazonas. A obtenção dos dados foi mediante ao contato direto com os participantes da pesquisa por meio de entrevista, posteriormente, ocorreu a transcrição do discurso para a análise dos dados. Foi possível compreender as percepções, opiniões e significados sobre Educação Continuada na temática da Tuberculose e ações de enfermagem frente ao paciente adoecido através do método de Análise de Conteúdo, modalidade temática, que organiza, categoriza recortes e palavras presente no discurso permitindo a elaboração dos temas prevalentes na entrevista.

RESULTADOS E/OU IMPACTOS

Educação Continuada sobre Tuberculose.

A maioria dos enfermeiros demonstraram desconhecimento sobre atividades de Educação Continuada no âmbito hospitalar pertinentes à tuberculose, destacando a necessidade de maior suporte do setor para a realização de aprimoramento e capacitação.

[....] Te confesso que eu não vejo nada... não vi nenhum tipo de (gaguejando) chamada, de apelo, de cuidado, de informação. (E01).

Pôde-se verificar que maioria dos profissionais não receberam nenhuma atividade educativa sobre tuberculose, este evento infere diretamente nos aspectos de qualidade assistencial e acreditação hospitalar. Nesta perspectiva, destaca-se a importância da construção de caminhos e estratégias que conduzam ao desenvolvimento técnico e científico no manejo dos pacientes com tuberculose.

Os dados epidemiológicos apontam a tuberculose com um grave problema de saúde do Amazonas. No entanto, constatou-se que alguns enfermeiros desconheciam até os dados epidemiológicos divulgados pelo Ministério da Saúde.

[...] Incidência? (de tuberculose no Amazonas) ... É... esses dados aí eu não conheço. (E08)

Isso tudo culmina em determinantes para o aumento da incidência de tuberculose no estado, apesar do Plano Nacional está baseado em três pilares, onde um deles possui o objetivo de intensificar a pesquisa e inovação, a divulgação dos resultados não foram suficientes para alcançar todos os profissionais da saúde. Diante deste cenário, é possível estimar que em outros serviços de saúde os profissionais da saúde também desconheçam que o estado enfrenta um grave problema de saúde pública. Contudo, o relato de alguns participantes aponta para práticas educativas existentes em um momento recente.

[...] Tivemos várias palestras sim, até então porque a gente tinha um...um.. uma clínica aqui embaixo que funcionava a respeito da tuberculose, de doenças. (E10)

[...] Eles... Eles palestram sobre a doença pra gente. A última informação que a gente teve aqui foi os isolamentos, tipos de isolamentos, que inclusive o respiratório. (E11)

Compreende-se que o programa de Educação Continuada não alcança todo o contingente de enfermeiros, visto que uma minoria, relatou a experiência de participar das atividades educativas. Supõe-se que a temática não seja atraente ou a divulgação dos eventos sejam insuficientes.

O cuidado de enfermagem no manejo dos pacientes com tuberculose necessita de uma abordagem diferenciada por tratar-se de uma doença infecciosa, que demanda condutas de enfermagem específicas. Nesta linha de pensamento, os enfermeiros foram abordados a respeito sobre as ações de enfermagem frente ao paciente com tuberculose.

Ações de Enfermagem Frente ao Paciente com Tuberculose.

Devido ao potencial infeccioso e contagioso da tuberculose, medidas de precaução padrão e para aerossóis foram os mais citados pelos enfermeiros. A menção busca de sinais clínicos e laboratoriais foram raras, o que mostra um conhecimento superficial dos enfermeiros sobre o manejo do doente e dependência de outros profissionais para a tomada de decisão.

[...]. Então a gente já isolou o paciente, tomou as precações, orienta funcionário, orienta família, quanto as prevenções desse paciente a partir do momento que foi identificado (E03)

A conduta de precaução para aerossóis é essencial para quebra da cadeia de transmissão do paciente bacilífero, devido a capacidade infecciosa do bacilo ser viável em ar ambiente por tempo prolongado. Além do isolamento, o uso do equipamento de proteção individual específico é indispensável, neste caso, a máscara N95.

Outra medida de intervenção identificada foi a Educação em Saúde prestada ao paciente e acompanhante e até mesmo a Educação Continuada realizada com a equipe de enfermagem pelos próprios enfermeiros. A orientação prestada aos personagens envolvidos no cuidado ao paciente com tuberculose é crucial para a eficácia do tratamento, diminuição dos índices de abandono e quebra da cadeia de transmissão.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O estudo evidenciou a ausência da abordagem de temas referente a tuberculose e ações de enfermagem pouco efetivas, que demonstram insegurança no manejo dos pacientes adoecidos. Diante desses condicionantes, espera-se estratégias educativas mais atrativas para os enfermeiros, a partir da divulgação dos dados epidemiológicos para que os profissionais compreendam que a tuberculose é um problema de saúde pública brasileiro.


Palavras-chave


tuberculose; enfermagem; educação em enfermagem