Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE DEPRESSÃO E SUICÍDIO PARA ADOLESCENTES
ERIKA BEATRIZ BORGES SILVA, CLEO DA COSTA ARAUJO, DHIULY ANNE FERNANDES DA SILVA, ELAINE PRISCILA ANGELO ZAGALO, GICELDA PIMENTEL COSTA, JACKELINE CHAVES FONSECA, THAMYRES BATISTA PROCOPIO, ANA ROSA BOTELHO

Última alteração: 2017-12-27

Resumo


Apresentação: A depressão e suicídio constituem, atualmente, em um problema de saúde pública, o período da adolescência é considerado vulnerável ao comportamento depressivo e suicida. Logo, é de fundamental importância a abordagem de tais temas, de maneira informativa e preventiva em sala de aula. Esse trabalho tem como objetivo relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem sobre atividade prática em Saúde Coletiva, na construção, adaptação e execução de uma metodologia participativa de educação em saúde na escola sobre depressão e suicídio. Desenvolvimento do trabalho: A atividade foi realizada com adolescentes do ensino médio em uma Escola Estadual da cidade de Belém do Pará. Inicialmente foi realizada uma visita observacional pelos acadêmicos de enfermagem, onde os mesmos tiveram o primeiro contato com a turma, cuja faixa etária era de 13 à 16 anos. Foi exposto pelos acadêmicos, assuntos para a próxima ação educativa, onde foi escolhido o tema: depressão e suicídio. O grupo teve como ideia principal a elaboração de uma tecnologia educativa para abordagem do assunto escolhido. A tecnologia seguiu com a adaptação de um jogo de tabuleiro de um tamanho significativo. A turma foi dividida em dois grupos, onde a mesma foi orientada pelos discentes a escolher um líder para representar cada grupo, jogar o dado e responder perguntas sobre o tema proposto projetadas no recurso audiovisual, a cada resposta correta o grupo avançava. Posteriormente para conclusão e fixação do assunto, foi reproduzido um vídeo e por fim, a entrega de brindes. Resultados e/ou impactos: Foi possível observar a interação do público alvo, os adolescentes se integraram às atividades, mediante aos comentários durante toda a ação educativa, pois no momento do jogo, percebeu-se a interatividade eficaz dos adolescentes, em responder as perguntas corretamente. O uso da competição foi outra estratégia pensada pelos acadêmicos, visto que, a disputa sadia permite maior interação dos adolescentes, dessa forma, confrontada a realidade com os conhecimentos existentes, as mesmas se viram naturalmente movidas à reflexão. Ao fim da ação todos participantes ganharam brindes. Considerações finais: Com a realização dessa atividade pudemos observar a necessidade da abordagem do assunto em sala de aula, visto que, a abordagem do tema proporcionou um momento dinâmico, onde os alunos puderam compartilhar relatos, principalmente, relacionando os aspectos ao cotidiano, como problemas pessoais, familiares, preferências e curiosidades. Em geral, o público mostrou-se motivado com a ação, tendo em vista a importância promoção à saúde em sala de aula.


Palavras-chave


EDUCAÇÃO; ENFERMAGEM; ADOLESCENTES