Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2017-12-27
Resumo
APRESENTAÇÃO: O relato surgiu a partir de consultas da profissional de enfermagem junto aos estagiários do terceiro semestre do curso de enfermagem, realizadas a idosos portadores de hipertensão arterial sistêmica, no qual se evidenciou dificuldades na aceitação da proposta terapêutica, elaborado a partir das intervenções de enfermagem e de outros profissionais da saúde, devido a não compreensão sobre a patologia e os riscos provenientes da doença. O propósito de relatar essa experiência se faz pela necessidade de discutir a importância dos aspectos do educar em saúde como forma de promoção da saúde e preservação da vida, bem como um determinante no processo de saúde-doença, dessa forma, o objetivo desse trabalho é relatar experiência sobre a importância de estratégias educativas na contribuição do cuidar em saúde. DESENVOLVIMENTO: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por estudantes do curso de Bacharelado e licenciatura plena em Enfermagem, da Universidade Federal do Pará (UFPA), no período do segundo semestre de 2015, durante estágios na atividade curricular de atenção integral a saúde do adulto e idoso. A experiência ocorreu em uma unidade municipal de saúde (UMS) no município de Belém, com 06 (seis) acadêmicos durante consultas de enfermagem aos usuários de saúde. A partir da percepção na Sistematização da Assistência de Enfermagem, a partir do diagnóstico “Conhecimento Deficiente (00126)”, utilizou-se da intervenção “Educação para a Saúde” para explicar sobre a hipertensão, suas consequências e os benefícios das propostas terapêuticas associadas ao uso medicamentoso. RESULTADOS E/OU IMPACTOS: No decorrer das consultas individuais, realizadas aos idosos, a Enfermeira utilizou-se de práticas lúdicas educativas como caminho de empoderamento ao idoso quanto à prevenção dos agravos referentes à patologia. Através do método de Educação Popular, a Enfermeira comparou as veias do corpo com encanações residenciais, a partir de desenhos realizados em papel, exemplificando e comparando a intensidade do fluxo de água nas paredes do cano e o mesmo processo no fluxo de sangue nas paredes das veias, demonstrando assim todo o processo da crise hipertensiva, seus agravos e a necessidade de hábitos de vida saudáveis a partir da simplicidade do cotidiano. Com isso, percebeu a estratégia utilizado pela profissional de saúde como de grande significância para a autoanalise do usuário quanto a adesão as propostas terapêuticas, alimentação e exercício físico associado ao medicamento, com forma de prevenir agravos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A partir do processo de trabalho da enfermagem, no que tange ao diagnóstico de Enfermagem, se verificou o déficit de conhecimento do usuário e a necessidade de intervir através do educar em saúde para prevenir possíveis agravos. Dessa maneira, identificou-se a importância da educação em saúde, as estratégias utilizadas, bem como o respeito ao conhecimento e a cultura do usuário como prática importante na formação de profissionais em saúde e determinantes no processo de saúde-doença dos usuários do serviço. Com isso os profissionais da saúde necessitam se sensibilizar para a prática da educação em saúde durante suas consultas, haja vista a educação em saúde ser um processo terapêutico eficiente e eficaz e com o custo zero.