Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
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Ambulatório de doenças dermatológicas em pacientes pediátricos imunossuprimidos: relevância no ensino médico
Última alteração: 2017-12-27
Resumo
Apresentação: A disciplina de Dermatologia exerce papel fundamental na formação médica, haja vista a abrangência de aspectos patológicos essenciais na abordagem do paciente, tanto na condição de especialista, como na atenção básica, uma vez que que esta é a porta de entrada do sistema de saúde, e um diagnóstico precoce e uma conduta assertiva são fundamentais no trato com o doente. Ao inserir o acadêmico de medicina em ambulatórios de dermatopediatria relacionados a condições de imunossupressão, objetiva-se permitir que o estudante adquira uma visão holística do paciente imunossuprimido e se insira no contexto inerente à pediatria. Descrição da experiência: Acadêmicos de medicina da Universidade Federal do Amazonas acompanharam por 19 semanas o ambulatório de dermatologia em pediatria na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, referência a pacientes imunossuprimidos. Ao final de cada consulta, alunos e preceptor promoviam uma discussão a fim de propiciar melhor entendimento acerda da doença dermatológica e do contexto sociocultural em que o doente se inseria. É importante ressaltar os reflexos gerados no estado psicossocial dos pacientes, por se tratar, muitas vezes, de patologias que agridem o senso estético. Ademais, todo o estresse gerado pela doença atua promovendo um estado anímico deprimido, resultando em adoção inadequada do tratamento e potencializando a doença em si. Resultados: No contexto em que foram inseridos, houve assimilação do aprendizado teórico com a prática médica, além da maior familiaridade com doenças cada vez mais presentes no cotidiano do médico generalista, em especial em crianças. Diante disso, o aluno era incentivado a construir planos terapêuticos mais adequados a cada realidade. Conclusão: faz-se necessária essa vicência para o ensino médico, a fim de, além de tratar a patologia, promover o mínimo possível de danos no contexto sociocultural em que o paciente está inserido, permitindo que a formação seja construída com base nos princípios de humanização e equidade.
Palavras-chave
Ensino médico; dermatologia; imunossupressão