Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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FORTALECIMENTO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM POR MEIO DA MONITORIA
Flávia Emília Cavalcante Valença Fernandes, Rosana Alves de Melo, Priscylla Helena Alencar Falcão Sobral, Rislayne Gomes Ferreira, Ana Patrícia da Silva Alves, Priscila Thamiris Pinheiro Filgueira, Nadja Maria dos Santos, Luciana Pessoa Maciel Diniz

Última alteração: 2018-01-06

Resumo


Apresentação: o processo ensino-aprendizagem é fortalecido por meio das diversas atividades realizadas ainda na formação profissional tendo como base os eixos de ensino, pesquisa e extensão. No eixo ensino, fazem parte as atividades de monitoria que são desenvolvidas pelos alunos nas diversas etapas da formação. A formação em saúde coletiva no curso de enfermagem da UPE campus Petrolina permite uma experimentação discente da vivência em processo de fortalecimento discente nas áreas. A saúde da pessoa idosa na perspectiva da Atenção Primária a Saúde também permite a atuação contribui na formação do enfermeiro voltado para ações de promoção e prevenção à saúde no processo de envelhecimento. Este trabalho teve como objetivo relatar experiências vividas na monitoria para o fortalecimento da docência nas disciplinas de Saúde Coletiva I e Saúde do Idoso do curso de Enfermagem da Universidade de Pernambuco no Campus Petrolina. Desenvolvimento do trabalho: trata-se de um relato de experiência acerca da vivência pioneira da monitoria na área de saúde coletiva e da pessoa idosa. O método de trabalho envolveu a construção das disciplinas por meio da estruturação conjunta dos planos, cronogramas e estratégias para processo ensino-aprendizagem. Partilhas de experiências por meio de rodas de conversa da equipe com docentes responsáveis compôs a metodologia de trabalho inicial. Construção de ações com metodologias ativas trabalhadas em sala de aula foram propostas pelas monitoras com realização de dinâmicas de grupo e construção do conhecimento a partir de situações problema com os acadêmicos. Resultados: a condução de atividades em sala de aula com participação ativa dos acadêmicos proporcionou experiência exitosa inserindo, ainda na graduação, a percepção da importância da saúde coletiva na atuação do enfermeiro. A inserção das monitoras nos momentos teóricos e práticos das aulas foi de extrema importância para o fortalecimento da docência. As avaliações realizadas em equipe permitiram identificação de pontos positivos e negativos das atividades desenvolvidas em sala de aula. A inserção do eixo pesquisa também garantiu ao monitor diversidade em suas áreas de atuação e inovação no processo de ensino-aprendizagem. Considerações finais: a participação no projeto de iniciação à docência por meio da monitoria permitiu às graduandas de enfermagem o fortalecimento dos conhecimentos pertinentes às temáticas abordadas nas disciplinas, assim como proporcionou autonomia no desempenho das atividades em sala de aula.