Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-06
Resumo
Apresentação: o processo ensino-aprendizagem é fortalecido por meio das diversas atividades realizadas ainda na formação profissional tendo como base os eixos de ensino, pesquisa e extensão. No eixo ensino, fazem parte as atividades de monitoria que são desenvolvidas pelos alunos nas diversas etapas da formação. A formação em saúde coletiva no curso de enfermagem da UPE campus Petrolina permite uma experimentação discente da vivência em processo de fortalecimento discente nas áreas. A saúde da pessoa idosa na perspectiva da Atenção Primária a Saúde também permite a atuação contribui na formação do enfermeiro voltado para ações de promoção e prevenção à saúde no processo de envelhecimento. Este trabalho teve como objetivo relatar experiências vividas na monitoria para o fortalecimento da docência nas disciplinas de Saúde Coletiva I e Saúde do Idoso do curso de Enfermagem da Universidade de Pernambuco no Campus Petrolina. Desenvolvimento do trabalho: trata-se de um relato de experiência acerca da vivência pioneira da monitoria na área de saúde coletiva e da pessoa idosa. O método de trabalho envolveu a construção das disciplinas por meio da estruturação conjunta dos planos, cronogramas e estratégias para processo ensino-aprendizagem. Partilhas de experiências por meio de rodas de conversa da equipe com docentes responsáveis compôs a metodologia de trabalho inicial. Construção de ações com metodologias ativas trabalhadas em sala de aula foram propostas pelas monitoras com realização de dinâmicas de grupo e construção do conhecimento a partir de situações problema com os acadêmicos. Resultados: a condução de atividades em sala de aula com participação ativa dos acadêmicos proporcionou experiência exitosa inserindo, ainda na graduação, a percepção da importância da saúde coletiva na atuação do enfermeiro. A inserção das monitoras nos momentos teóricos e práticos das aulas foi de extrema importância para o fortalecimento da docência. As avaliações realizadas em equipe permitiram identificação de pontos positivos e negativos das atividades desenvolvidas em sala de aula. A inserção do eixo pesquisa também garantiu ao monitor diversidade em suas áreas de atuação e inovação no processo de ensino-aprendizagem. Considerações finais: a participação no projeto de iniciação à docência por meio da monitoria permitiu às graduandas de enfermagem o fortalecimento dos conhecimentos pertinentes às temáticas abordadas nas disciplinas, assim como proporcionou autonomia no desempenho das atividades em sala de aula.