Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO A PARTIR DE UMA AÇÃO SOCIAL COM FOCO EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Fernanda Sousa Fernandes, Rosani Santos Sousa, Elizangêla Melo de Castro, Annelyse Rosenthal Figueiredo, Larissa Adna Neves Silva

Última alteração: 2018-05-15

Resumo


Este resumo descreve nossa experiência enquanto discentes, envolvidos na construção e execução de uma ação coletiva proposta num componente curricular do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da UFOPA, com foco na promoção da saúde. A ação coletiva foi realizada no município de Santarém, Pará, em uma escola de ensino fundamental localizada no bairro selecionado para estudo e que possui condições precárias de saneamento básico. Durante dois semestres realizamos visitas de diagnóstico no bairro Mapiri, em Santarém-PA e observamos a ausência de saneamento básico com presença de esgotos a céu aberto, encanamentos de água precários, córregos e canaletas de águas pluviais que escoam por dentro das residências e locais que alagam em período de cheia. Além destes fatores considerados determinantes no processo de adoecimento da população, o relato de profissionais de saúde do bairro confirmaram a vulnerabilidade social das crianças que frequentemente são acometidas com doenças diarreicas agudas. A partir destas observações entrevistamos crianças de uma escola de ensino fundamental utilizando um questionário estruturado com o auxílio de imagens ilustrativas e levantamos informações acerca da percepção delas sobre higiene e saúde. Após análise dos dados, caracterizamos o perfil de vulnerabilidade das crianças e identificamos problemas relacionados aos hábitos de higiene e suas consequências. Com base nestes resultados, propusemos uma intervenção que associada a de outros colegas culminou numa ação social coletiva na escola. O objetivo da nossa intervenção foi realizar atividades educativas em saúde envolvendo as crianças e professores da escola bem como, profissionais de saúde e comunidade. Após articulação com a escola, escolhemos uma data para a ação que coincidiu com a comemoração do aniversário desta escola, assim conseguimos agregar mais participantes para nossas atividades. No dia da ação, utilizamos figuras e cartolinas para montagem por equipes, de painéis educativos sobre as causas, sintomas e tratamento das doenças diarreicas. Após uma competição de conhecimentos entre os alunos, realizamos outra atividade relacionada a forma de lavagem das mãos após a ida ao banheiro ou antes de uma refeição. A ação de educação em saúde utilizou técnicas e métodos que propuseram a interação das crianças com a temática abordada, o lúdico através do ensino-aprendizagem foi fundamental para a participação do público-alvo. A atividade possibilitou por meio da ação, uma reflexão sobre práticas preventivas que contribuem para uma vida saudável e a prevenção de doenças diarreicas. Notou-se que a escola como um espaço para a produção de saúde foi fundamental para que as crianças, pais e comunidade refletissem sobre os hábitos que podem contribuir para o processo de adoecimento. Concluímos que a atividade realizada na escola nos aproximou, enquanto acadêmicos, com a realidade da cidade e propiciou maior interação com a comunidade externa à universidade. Essa interação agregou conhecimento e contribuiu com sua disseminação pela comunidade, além de desenvolver nos participantes da atividade, comportamentos modificadores que influenciarão na qualidade de vida dos mesmos.


Palavras-chave


EDUCAÇÃO EM SAÚDE; AÇÃO COLETIVA; PROMOÇÃO A SAÚDE