Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE HIGIENE ENTRE CRIANÇAS RIBEIRINHAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA AÇÃO REALIZADA NA ILHA DE COTIJUBA/PA
Jhemily Aires Amorim, Thainara Braga Soares, Ana Flávia Silva dos Anjos, Luane Freitas de Araújo, Bruna Fonseca Maia, Jailma Bendelaque Sousa, Maria de Nazaré Gonçalves Pereira, Shirley Aviz de Miranda

Última alteração: 2017-12-27

Resumo


Apresentação: O trabalho a ser descrito integra atividades do projeto de extensão “Cuidando e Brincando” e foi delineado durante a disciplina de Tópicos Integradores da Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ). O uso das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem tem sido utilizado no processo de formação de profissionais de saúde, assim como pode ser percebida como importante instrumento na realização de atividades de educação em saúde, onde, por meio da utilização do Arco de Charles Maguerez e baseados na metodologia da problematização é possível desenvolver atividades mais direcionadas para as necessidades de intervenção e/ou construção de conhecimento, que possibilitem a mudança de realidades. Percebe-se que muito está sendo feito em políticas públicas, em busca da melhoria da qualidade do atendimento do serviço oferecido pelo SUS, no entanto, às margens dos rios, as chamadas comunidades ribeirinhas por vezes ainda vivenciam no cotidiano a ausência ou grandes fragilidades das políticas e serviços de saúde nos seus vários níveis de complexidade, somadas ao isolamento geográfico, dificuldade de acesso e falta de profissionais, o que acarreta em diversas ocasiões o  não cumprimento integral dos direitos à saúde e a universalidade da assistência. Na região Amazônica, especialmente nas comunidades ribeirinhas, notam-se muitos desafios na promoção da saúde, sendo ainda mais perceptível as fragilidades no que se refere as crianças escolares, onde temas como cuidados com a higiene pessoal representam elementos significativos na manutenção da saúde.  Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada em uma atividade educativa, desenvolvida por meio de metodologias ativas sobre a higiene corporal por acadêmicas de enfermagem, com 35 crianças de 05 a 07 anos que residem na Ilha de Cotijuba, em Belém do Pará. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um relato de experiência sobre uma ação educativa com a abordagem sobre cuidados com a higiene entre crianças ribeirinhas, que aconteceu no dia 23 de Novembro de 2017. Participaram 35 crianças na faixa etária entre 05 e 07 anos de idade. Durante quatro meses no decorrer da disciplina de tópicos integradores, houve a imersão nas metodologias ativas com ênfase no Arco de Charles Maguerez e suas etapas, que se constituem em: identificação de problemas; pontos-chave; teorização; hipótese e aplicação/ intervenção na realidade. Assim, no dia 06 de outubro foi realizada uma visita à creche municipal da ilha de Cotijuba para realizar uma aproximação com os gestores, professores, crianças e outros trabalhadores no intuito de identificar quais seriam os problemas mais relevantes no ambiente escolar e assim delimitar que temática utilizar. Posteriormente a visita foi definida a importância em se desenvolver atividades voltadas para os cuidados com a higiene, pois houve relato de muitas fragilidades no que se refere a higiene. Assim, durante várias semanas houve a imersão teórica, visualização de vídeos na busca de elaboração de um estratégia de ensino-aprendizagem que privilegiasse a construção do conhecimento entre as crianças e os acadêmicos. Considerando a importância do lúdico e da fantasia, optou-se por realizar um peça teatral de uma história criada com personagens clássicas, personagens infantis e de fácil identificação para as crianças, sendo elas: Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Mulher Maravilha, Magali, Chapeuzinho e uma Fada. A ação se deu em dois momentos. A ação se deu em dois momentos. No primeiro momento, mesclamos as histórias das personagens com a finalidade de abordar o déficit de higiene pessoal e as consequências para a saúde, alertando as crianças sobre a importância de bons hábitos diários de cuidados pessoais. As personagens apresentavam alguns problemas de saúde, consequência da falta de higiene pessoal, onde preocupou-se abordar os assuntos sobre higiene de maior relevância na infância, como pediculose, cerume, lavagem das mãos, escovação dos dentes e banho diário. Após a peça, foram realizadas perguntas a respeito da falta de higiene das personagens e foi ensinado sobre a escovação correta dos dentes utilizando-se de uma prótese produzida com E.V.A e garrafas PET, houve grande participação das crianças, no qual elas repetiam os movimentos da escovação. Já no segundo momento, foi feita a pintura das mãos com tinta guache removível, em que, as crianças pressionaram a mão pintada em um grande painel em formato de dente. Foi ensinada e acompanhada a lavagem das mãos das crianças, sendo alertado que não deveria ficar nenhuma mancha de tinta nas mãos. Durante toda a atividade da lavagem das mãos, foram utilizadas músicas infantis referentes a higiene pessoal. Foram realizadas brincadeiras e foi entregue a todas as crianças presentes kits de higiene pessoal, contendo: sabonete, toalhinha de mão, creme dental, escova de dente e pente fino. Ao final da ação, as crianças demonstraram felicidade com a visita e com os brindes, abraçando e conversando sobre hábitos de higiene que a família adotava em casa. Resultados e/ou impactos: A creche onde ocorreu a ação possibilita para os pais fazerem suas atividades de pesca, oferta de serviços no turismo local, serviços de casa e outros, encontramos muitas crianças que relatavam não morar com os pais, mas sim com avós ou outros familiares. Na ação realizada, as crianças demonstraram pouco conhecimento sobre a higiene corporal, porém estavam bem interessadas em aprender, participando ativamente da ação. Evidenciou-se que as causas para o problema da falta de higiene seriam a prática incorreta de escovação e a ausência de outros hábitos de higiene, em virtude da pouca idade das crianças e também pelo fato dos pais não realizarem a higiene apropriada das crianças em suas casas, sendo a questão financeira e acesso à informação, os principais motivos que os levam a vivenciar essa realidade. Durante a ação percebeu-se a necessidade de integrar os familiares dessas crianças em ações de educação em saúde, com o objetivo de salientar a importância de zelar pela saúde da criança, visando a educação em saúde para toda a comunidade. Considerações finais: O desenvolvimento do trabalho com crianças de 05 a 07 anos, permitiu constatar que ao realizar uma ação com essa faixa etária, é imprescindível a escolha de uma metodologia adequada para o público alvo, levando em consideração a idade. Ações de educação à saúde são importantes para sensibilizar a comunidade da importância de adquirir hábitos de higiene pessoal, garantindo uma atenção integral de promoção da saúde. O reconhecimento prévio da realidade da comunidade, levou à sugestões de vários temas que foram destacados durante visita na creche. Devido a vários fatores observados, foi constatado que durante a infância torna-se imprescindível o aprendizado de hábitos de higiene pessoal, resultando na escolha do tema e da metodologia ativa, que permitiu o alcance do objetivo esperado. O enfermeiro sendo um profissional de saúde, possui como uma de suas atribuições a de potencializar ações para o desenvolvimento integral de crianças, adultos e idosos, por meio de ações que integrem saúde e educação, podendo essas ações serem desenvolvidas pela equipe multiprofissional da atenção primária em consonância com a comunidade, sendo importante a utilização de métodos recreativos para cada faixa etária, tornando a abordagem mais compreensível e interessante aos participantes. Por fim, o tema exposto durante a ação educativa na creche localizada na Ilha de Cotijuba, mostra-se de extrema relevância, enfatizando que o déficit de higiene pessoal é um dos principais problemas encontrados na comunidade, principalmente em crianças escolares, fazendo-se necessária a abordagem do assunto.