Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
PROMOVENDO EDUCAÇÃO EM SAÚDE AOS PRODUTORES DE LEITE DO ASSENTAMENTO 26 DE MARÇO, MARABÁ-PA
LEIDIAN COELHO DE FREITAS, Suely Cristina Gomes Lima, Maria Regina Sarkis Peixoto Joele, Deusanete Pinto Machado, Maria da Paz Demes Gonçalves, Maria Eliane de Lima, Célia da Silva Nunes, Carlos Alberto Sousa da Silva

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Trata-se do relato de experiência da oficina “Cuidados com a saúde do produtor de leite”, desenvolvida no assentamento 26 de Março. A escolha do Assentamento se deu pelo fato do Campus Rural de Marabá (CRMB) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) está localizado dentro da área deste assentamento. Tendo como objetivo promover atividades de orientação em temas de Boas práticas de manejo e Processo saúde/doença e a partir da compreensão da realidade local do produtor de leite.

O Departamento de Assistência à Saúde (DASCA) do IFPA/CRMB, desenvolvem atividades teóricas e práticas que prestigiam ações extensionistas, serviços em saúde e atividades interdisciplinares com a comunidade. Neste contexto, a oficina foi marcada pela apresentação de quatro palestras que abordaram: Prevenção de doenças presente entre ordenadores de leite; A importância da alimentação; Boas práticas de manejo e saúde do ordenhador e Varíola Bovina, finalizado com os questionamentos dos produtores. Posteriormente realizou-se atendimento à saúde, através da aferição do Índice de Massa Corporal, Circunferência da Cintura, Pressão Arterial e Glicemia Capilar. Após os exames realizou-se orientações individuais, além da distribuição de materiais educativos de educação em saúde. Além disso, foi aplicado o questionário da Escala Brasileira de Insegurança alimentar (EBIA).

Os profissionais do DASCA, baseados em cronogramas de atividades previamente elaborados e discutidos executam as atividades com metodologias que prestigiem o vínculo com a comunidade através da escuta e da troca de saberes, objetivando a descoberta de meios capazes de transformar a realidade. Participaram 22 produtores, destes, 9% do sexo feminino e 91% do sexo masculino, com idade entre 23 a 75 anos. A pressão arterial foi classificada, de acordo com a VI Diretrizes Brasileira de Cardiologia e Hipertensão Arterial em: 64% com a pressão normal; 18% no estado de pré-hipertensão; 9%com a hipertensão em estágio 1 e 9% hipertensão em estágio 2. Enquanto que a glicemia capilar 5% com o nível de glicemia elevada e 95% com a glicemia normal, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes. A circunferência da cintura foi classificado de acordo com a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, foi constatado que 55% estavam sem risco; 25% com risco aumentando; 20% com risco aumentado substancialmente de complicações metabólicas associadas com obesidade. E o índice de massa corporal foi classificado utilizando os valores de referência da Organização Mundial de Saúde (OMS) para adultos e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) para idosos, do grupo de produtores de leite: 10% estavam abaixo do peso; 52% com o peso adequado; 33% em pré-obesidade; 5% em obesidade I. Quando avaliado o nível de segurança alimentar segundo a EBIA: 5% em segurança alimentar; 77% em insegurança alimentar leve; 14% em insegurança alimentar moderada e 5% em insegurança alimentar grave.

O DASCA prestigia a prática do cuidado humanizado e integral, além de contribuir o com o Programa Nacional de Reforma Agrária, especialmente no tocante a formação dos profissionais, geração e difusão de conhecimentos e tecnologias para atender a demanda da agricultura familiar e comunitária

 


Palavras-chave


educação; saúde; produtor de leite;