Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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UEA CIDADÃ: RELEVÂNCIA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA AOS ACADÊMICOS E POPULAÇÃO
Marcela Catunda de Souza Michiles, Lie Tonaki, Viviane Santana de Andrade, Marcia Goncalves Costa

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Apresentação: O projeto de extensão, desenvolvido pelas universidades, têm por objetivo contribuir com a sociedade através dos conhecimentos conquistados no período de graduação. Por consequência proporciona uma melhor articulação acadêmico-sociedade para o desenvolvimento de um profissional mais humano e consciente. A UEA cidadã, inicialmente um projeto de extensão, foi desenvolvida por discentes e docentes da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA-UEA), com o propósito de lutar pela inclusão social de populações vulneráveis, promover saúde e prevenir comorbidades, de acordo com as principais demandas da sociedade.  Atualmente denomina-se programa UEA cidadã, e a cada dia mais suas ações são decisivas na saúde da população. Este programa é constituído por acadêmicos das diversas áreas da saúde: enfermagem, odontologia, medicina, educação física, farmácia, biotecnologia e saúde coletiva sem especificação de período. Por esse motivo, gera oportunidade para o estudante ter seu primeiro contato direto com o público, além de estimular o acadêmico, muitas vezes tímido, a tornar-se atuante e engajado nas causas sociais. Outra situação é a oportunidade que o programa oferece em exercitar o trabalho multidisciplinar em equipe, o que é importantíssimo para a futura atuação profissional desses acadêmicos. Percebe-se que durante o período de graduação, muitas vezes o tecnicismo prevalece e o diálogo entre o profissional e paciente é esquecido. No entanto, é importante relembrar que a comunicação é um recurso fundamental para a atuação completa e efetiva do profissional de saúde. Reforça-se que na área da saúde, principalmente, a comunicação é bidirecional, não existe apenas a passagem de informação do profissional para o paciente, e sim a troca de informações para que haja o completo atendimento às necessidades e peculiaridades do enfermo. Fazendo-se valer da educação em saúde, então, o programa leva e colhe informações com o propósito de gerar melhoria na qualidade de vida das pessoas, sempre de acordo com a realidade daquela população, envolvendo-os no seu processo de saúde-doença. Sendo assim, objetiva-se neste relato, descrever as vivências e o enriquecimento conquistado pelos acadêmicos de saúde, durante as ações realizadas pelo o programa UEA Cidadã, bem como evidenciar sua importância à sociedade. Desenvolvimento: As ações realizadas pela UEA Cidadã ocorrem de acordo com a demanda da população, por esse motivo o local de atuação pode variar entre as escolas, públicas ou particulares, igrejas, locais que permitam a atuação dos voluntários, sem fins lucrativos, e até estender-se a outros municípios do Estado do Amazonas. Nesses momentos são vistos a diversidade da população, ainda que seja de um mesmo estado, assim como também a singularidade de cada indivíduo. Muitas vezes a equipe é solicitada em épocas específicas como o dia das crianças, ações de natal, feiras de estudantes, campanhas para o dia das mulheres, dia do trabalhador, ou seja, aquelas datas que podem gerar um público maior, para que o trabalho seja expandido a todos. Para a efetiva realização do programa, faz-se necessário uma equipe multidisciplinar, composta por acadêmicos voluntários, escolhidos através de processo seletivo, que obtiveram os devidos treinamentos pós-seleção. Dentre eles, existem ainda os líderes, aqueles acadêmicos que possuem maior experiência dentro do programa, eles são responsáveis por coordenar o andamento e auxiliar os demais acadêmicos durante a execução das atividades. A atuação é direcionada nos principais determinantes da saúde pública da sociedade: diabetes, hipertensão, obesidade e cárie, e esses são previstos e prevenidos através da realização dos testes de glicemia capilar, aferição da pressão arterial, verificação do índice de massa corporal (IMC), avaliação bucal e aplicação de flúor tópico. Conta-se também com uma das principais ferramentas da saúde pública: a educação em saúde, que permeia todas as atuações dos voluntários, através de diversas metodologias. Para falar sobre a importância da escovação e utilização do fio dental, realiza-se palestras educativas de escovação dental para as crianças e familiares, dispondo de recursos como fantoches, escovas de dentes e dentes de brinquedo, mostrando a evolução da cárie. O intuito dessa metodologia é criar nas pessoas uma consciência de prevenção, muitas vezes esquecidas pela população. Já em relação a hipertensão, diabetes e obesidade ocorre a escuta atenta e troca de experiências durante conversas informais para que, posteriormente, realize-se orientações em saúde, com a intenção de tornar cada um, sujeito autônomo e convicto de sua importância no processo de saúde. Dessa maneira, trata-se de um relato de experiência, de caráter qualitativo e descritivo, acerca do programa UEA cidadã: relevância da extensão universitária aos acadêmicos e população, sendo baseado em experiências de acadêmicos da saúde nas ações realizadas entre o período de 2015 a 2016. Impactos: O contato com a comunidade por meio deste programa, possibilita aos acadêmicos o aprimoramento da comunicação em saúde com a população. Desse modo, proporciona o exercício da empatia com o próximo, o atendimento humanizado e adequação do cuidado às devidas particularidades, em consequência da diversificação do público alvo. Foi compreensível a relevância da educação em saúde neste primeiro momento, uma vez que os cuidados influenciam não somente a uma pessoa, mas sim à família e comunidade. Reforça-se, então, a importância dessa ação durante a atuação acadêmica e profissional. É perceptível o valor de todas as ações cumpridas pelas UEA Cidadã ao vermos a continuidade do trabalho, com o encaminhamento das pessoas aos demais serviços da rede de saúde, quando necessário, ou quando nos certificamos do real entendimento de toda a orientação passada. A experiência também proporciona uma maior relação entre a equipe multidisciplinar, o que é importantíssimo, pois o trabalho em equipe é fundamental na área da saúde. Viabiliza também o aprimoramento das técnicas aprendidas para este fim com o aperfeiçoamento da destreza manual. Por fim durante as ações do programa, constata-se a correlação entre a teoria e a prática, certificando a assertividade da atuação, agregando maior conhecimento profissional. Em se tratando de números, foi realizado um levantamento em que no ano de 2017 foram realizados, em média, 40 ações totalizando cerca de 6500 atendimentos, evidenciando com isso, a relevância deste projeto para a população amazonense. Considerações finais: A atenção primária à saúde é o primeiro e principal pilar da assistência que possui o intuito de prevenção, promoção, cura e reabilitação. O programa UEA Cidadã sustenta sua atuação prática focada na atenção básica, baseado, principalmente, no acesso universal à saúde e na manutenção de uma assistência integral e holística. Nesse contexto, as ações realizadas pelos alunos da saúde da Universidade do Estado do Amazonas, fazem com que todos os envolvidos sejam beneficiados: os acadêmicos, com a oportunidade de aplicar as habilidades adquiridas no decorrer da graduação, o aprimoramento da destreza manual, mas principalmente com a oportunidade de um primeiro contato com a população como provedores de saúde; e sobretudo a sociedade, uma vez que o programa promove saúde através da orientação e troca de saberes, que na realidade de muitos serviços de saúde não é visto como a principal tarefa. O programa desenvolve em cada aluno atitudes e vontades de sempre contribuir com a sociedade, além de reforçar que para se fazer saúde não são necessários os mais diversos e personalizados equipamentos, mas sim, a vontade de querer mudar, ajudar o próximo e fazer o bem.

Palavras-chave


Educação em Saúde; Atenção Primária à Saúde; Relações Comunidade-Instituição;