Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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GESTÃO PARTICIPATIVA NO SUS FRENTE AO PROJETO DE GOVERNO MUNICIPAL: EXPERIÊNCIAS ACADÊMICAS DO PET SAÚDE/GRADUASUS
Jeanni Velozo da Costa, Marília de Fátima Vieira de Oliveira, Vera Lúcia Fonseca de Souza, Francilene da Luz Belo, Jacqueline dos Santos Negrão, Daiane de Souza Fernandes, Cléo da Costa Araújo, Sandro Roberto Leite Pavão

Última alteração: 2018-01-05

Resumo


Apresentação: o Município deve ser valorizado como lócus de possibilidade da construção do modelo de atenção proposto para o SUS (Sistema Único de Saúde), configurando-se como espaço potencializador de redes de participação social de alta capilaridade. Dessa forma, a gestão participativa no SUS, tem o objetivo de promover a integração entre os gestores e usuários que fazem uso desse sistema de saúde. Esse meio de interação entre o serviço e comunidade, tem a finalidade de desenvolver ações que favoreçam a promoção à saúde, tornando-se importante criar estratégias que dêem o maior suporte para a população, tendo em vista a importância da execução do projeto de governo que tem a proposta de oferecer os serviços de saúde de forma integral, favorecendo ações de educação em saúde e ampliação de outros serviços como retirada de Registro Geral (RG), carteira estudantil para meia passagem, criação de oficinas com materiais artísticos, assim como outros. Como uma das ações intersetoriais direcionadas para o fortalecimento de áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde - SUS, de acordo com seus princípios e necessidades, o Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde – PET Saúde tem como pressuposto maior a educação pelo trabalho e como fio condutor a integração ensino-serviço-comunidade. Sendo assim, esse assunto tem grande valor quando se trata do PET Saúde/GraduaSUS, pelo seu caráter de ampliar os olhares para as sensibilidades na formação acadêmica de um futuro profissional de saúde que irá atuar no SUS abrangendo a integração entre o ensino, serviço e comunidade. Tendo como objetivo Relatar experiências acadêmicas de discentes de enfermagem integrantes do PET Saúde/ GraduaSUS, frente a gestão participativa no SUS para a execução e monitoramento dos serviços de saúde, descrevendo o projeto de governo municipal. Desenvolvimento do trabalho: estudo descritivo, do tipo relato de experiência, acerca das ações de gestão em saúde com a participação de preceptor e discentes com atividades de extensão. A ação foi realizada no dia 27 de junho de 2017 na Estratégia de Saúde da Família do Barreiro, bairro periférico da cidade de Belém. Essa experiência relata uma das formas estratégicas de ação da gestão para estreitar o vínculo entre o gestor municipal, servidores da saúde e usuários.  Antes de iniciarmos a ação propriamente dita, o grupo reuniu para organizar o material como: folder educativo, banner, cartazes, impressos com conteúdo de educação em saúde e a solicitação de vacinas. No dia do evento, as ações realizadas foram acompanhadas pela preceptora do PET, servidora da Secretaria Municipal de Saúde – SESMA, que facilitou nosso aprendizado e possibilitou aprofundarmos conhecimentos teóricos práticos de gerir os serviços de uma estratégia de saúde da famíla. Chegamos às 6h00 na sede da Secretaria de Saúde para conferir todo material selecionado e acompanhar a saída das equipes para o local da ação. No local do evento, além da estrutura e organização das atividades, junto com os gestores, acompanhamos os serviços que estavam sendo realizados, como: serviços de orientação nutricional, avaliação oftalmológica e bucal, vacinação, consulta com clínico geral, testes rápido de HIV e sífilis, agendamento para emissão de carteira de trabalho, carteira de identidade, cartões Passe Fácil e credencial de estacionamento para idosos e deficientes físicos; inscrição para programas sociais através do CadÚnico; entre outras atividades. Essa dinâmica de atenção à saúde que vivemos, nos fez perceber in loco o incansável empenho dos gestores municipais em promover atenção saúde de qualidade focada na necessidade dos usuários que estavam presentes naquele local. Resultados: O projeto de governo, teve como propósito solucionar pendências de moradores do Barreiro, tendo em vista, que a população por muitas vezes não demanda um tempo adequado em seu cotidiano para resolver determinados assuntos. Essa é a quinta edição do programa, que nos últimos quatro bairros visitados atendeu cerca de 45 mil pessoas. Desenvolvendo atividade em relação a Defesa Civil, que foi uma das tendas mais procuradas, no qual estavam cadastrando moradores que poderiam ter suas casas envolvidas em alguma situação de risco. Em parceria com a Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab), a Defesa Civil trouxe o serviço do Cheque Moradia. Nessas atividades são entregues 150 senhas diariamente, tendo como objetivo expedir 450 carteiras de identidade. E para essa edição, a organização se preocupou em agilizar e organizar mais ainda o atendimento à população. Desenvolvendo algo muito mais mecânico e sistematizado. O cidadão vai passando por uma trilha de informações até chegar no momento de ser atendido. Em relação ao espaço de educação e lazer, a equipe dos profissionais da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) organizou atividades no parquinho, relizando momentos de produção de cartinhas, leitura de livros, pintura, e outras atividades que também são alguns dos atrativos. Quem não estava precisando de nenhuma documentação ou serviço específico, também pôde usar o projeto de governo como forma de diversão. A Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJEL) trouxeram materiais como brinquedos, tênis de mesa e pebolim para diversão dos moradores. Ainda como resultado, foi revelada a importância do conhecimento sobre as Políticas Públicas, o Programa Nacional da Atenção Básica (PNAB), e a aplicabilidade das ações do gestor municipal. Considerações finais: A gestão participativa se configura em sistematizar, organizar e promover da melhor forma possível um meio de interação entre gestores e usuários, tanto de forma física quanto por meio de políticas públicas, favorecendo seu protagonismo no contexto do sistema de saúde. O envolvimento do servidor com a educação em saúde descentralizando seu trabalho, certamente oportuniza os acadêmicos para uma vivência no serviço que favorece o vínculo, o aprendizado em conjunto ensino-serviço. Essa postura profissional colabora efetivamente para a formação do aluno que futuramente pode ser um gestor em saúde. Nessa experiência que vivemos, a autonomia que nos foi dada marcou intensamente nossa caminhada, onde foi possível fazermos uma auto- reflexão e visualizar a gestão em saúde de forma ampliada. O PET Saúde/ GraduaSUS tem a responsabilidade de conduzir os membros desse programa para integrar o ensino-serviço-comunidade. Com esse projeto de governo nos foi possível vivenciar o cotidiano dos servidores, e como de fato está inserido o trabalho em saúde com a educação que nos é proposta, para sensibilizar na formação acadêmica de um futuro profissional de saúde que irá atuar no Sistema Único de Saúde.

 


Palavras-chave


Gestão em Saúde; Gestão Participativa; Ensino, Serviço e Comunidade.