Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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ARTE E EDUCAÇÃO: VIVÊNCIAS EDUCACIONAIS DA ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA
Olga Maria Alencar, Maria Rocineide Pereira da Silva, Thayza Miranda Pereira, Leidy Dayane Paiva, Maria Cristiane DA SILVA NOGUEIRA

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Apresentação: A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) vem desenvolvendo ações educacionais para implementação da Política de Educação Permanente capaz de dar resposta às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), apoiada na premissa de rede colaborativa inter profissional, inter setorial e participativa, favorecendo o respeito a diversidade, a singularidade e a especificidade dos cenários de práticas. Na busca de inovação e produção tecnológica, a partir das necessidades sociais, dos serviços de saúde e dos desejos dos trabalhadores do SUS a ESP/CE, em parceria com a Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (REDESCOLA) e Instituições de Ensino Superior(IES) locorregional elaborou o desenho do Curso de Especialização em Saúde Pública com o objetivo de formar sanitarista para atuar na contemporaneidade. O curso adotou metodologias de ensino-aprendizagem participativas, valorizando a apreensão de novos conhecimentos, a tomada de decisão conjunta, a conscientização da realidade vivenciada, o conhecimento das possibilidades reais e concretas de encontrar caminhos de solução para problemas comuns, a definição de prioridades e a motivação para a ação. Para tanto adotou o universo lúdico como proposta metodológica e instrumental para a educação permanente. Pautado nas premissas educacionais libertadora de Freire e tendo como suporte epistemológico o uso da arte em sua dimensão ética e estética o objetivo do presente trabalho é promover reflexão critica das vivencias artístico-educacionais, que permearam os 13 encontros do curso. Desenvolvimento: as aulas eram mediatizadas pela arte, sendo utilizada poesia, música, dança, teatro, cinema, pinturas, desenho  e colagens, por meio das vivências criadas para o curso. Em cada encontro era selecionado um elemento da arte para proporcionar o acolhimento dos educandos no cenário de aprendizagem, propiciando um espaço de trocas de experiências e aprendizagem significativa.  Destacamos aqui as vivências: varal poético, navegando sobre os mares do saber, corredor do cuidado, dança dos elogios, cirandas, cenopoesia entre outras expressões da arte. Portanto a arte enquanto estratégia pedagógica com foco na formação para a saúde possibilita promover o rompimento com o modelo tradicional, pois direciona-se à implementação de uma abordagem inovadora, capaz de expressar sentimentos, lutas, sonhos e o imaginário por meio das representações culturais, integrando educação, arte e saúde. Algumas considerações: o uso da arte proporcionou ruptura da aprendizagem conteudista para uma aprendizagem emancipatória, agindo como facilitadora da aprendizagem, sendo a relação educando-educador mediada pela afetividade. Percebemos que os processo educativos mediatizado pela arte promova a satisfação e o desejo dos educandos, levando-os a reproduzir estas vivencias em sua prática cotidiana. Outrossim, advogamos que experiências como estas possam provocar o interesse das instituições de ensino em inseri-las em sua prática pedagógica.


Palavras-chave


ARTE; EDUCAÇÃO; SAÚDE PÚBLICA