Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
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Segurança do paciente: conhecimento dos acadêmicos de enfermagem sobre prevenção de lesão por pressão
Última alteração: 2017-12-20
Resumo
A lesão por pressão (LPP) é definida como dano à pele e/ou tecidos moles subjacentes que ocorre como resultado da pressão intensa não aliviada, acometendo principalmente as áreas de proeminência óssea, em combinação com o cisalhamento ou fricção com a superfície do leito que podem resultar em morte tecidual. Pode apresentar-se na forma de úlcera aberta, pele íntegra, dolorosa ou não. Sabendo disso, é válido destacar que a enfermagem desempenha um papel importante quanto à prevenção de LPP, tendo em vista que os membros da equipe de enfermagem são responsáveis pela assistência direta e contínua ao paciente em todos os níveis de atenção, inclusive, os acadêmicos de enfermagem, uma vez que eles são corresponsáveis pela implementação de medidas profiláticas e de tratamento das LPP durante o período de prática assistencial na graduação. Entretanto, tanto os alunos quanto a equipe de enfermagem devem oferecer uma assistência de boa qualidade e não há como oferecê-la se esta não for feita com segurança. A segurança do paciente está relacionada à redução dos riscos de danos desnecessários associados à assistência em saúde até um mínimo aceitável. Esses danos desnecessários são conhecidos como eventos adversos. Desse modo, entende-se que os eventos adversos são danos não intencionais decorrentes da assistência prestada ao paciente os quais não estão relacionados à evolução natural da doença de base. Logo, vale salientar que as LPP são exemplos de eventos adversos encontrados em serviços e instituições de atenção à saúde, bem como no ambiente domiciliar - nos pacientes acamados -, sendo eventos que vão desde a atenção básica à alta complexidade. Assim, destaca-se a importância de trabalhar o conhecimento por parte dos futuros enfermeiros e a necessidade da prática baseada em evidências, sendo necessários conhecimentos teóricos para garantir uma assistência adequada, com qualidade e segura em sua futura atuação profissional. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi verificar o conhecimento dos acadêmicos de enfermagem sobre a prevenção de lesões por pressão. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, com abordagem quantitativa, a partir de uma amostra composta por 191 acadêmicos de enfermagem de uma universidade pública do Rio Grande do Norte matriculados do 4º ao 9º período do curso. A coleta de dados ocorreu entre os meses de Outubro e Novembro de 2017, em salas de aulas da instituição, por meio da aplicação de um questionário estruturado validado, a partir do teste de conhecimento de Pieper. Dos 41 itens presentes no teste, 6 abordam a classificação/estadiamento da lesão, 2 referem-se a características da ferida e 33 às medidas de prevenção, sendo a prevenção o foco do estudo. Para análise, considera-se desempenho satisfatório um percentual de acertos igual ou superior a 90%. O estudo foi submetido e aprovado pelo comitê de ética em pesquisa (CAAE: 36086414.0.0000.5537). A partir da análise dos dados coletados, observou-se que a média aritmética de acertos das 33 questões referente à prevenção da lesão por pressão foi de 24,84 (75,27% das questões) com um mínimo e máximo de 15 e 31 acertos, respectivamente. Identificou-se um desvio padrão de 2,3 haja vista que a pesquisa foi realizada desde iniciantes a concluintes do curso. Além disso, identificou-se que em 19 itens os estudantes obtiveram porcentagem de acertos maior que 90%, em três itens entre 70 e 89,9% de acertos, entre outros três itens 50 e 69,9% de acertos e em oito itens abaixo de 50%. Os aspectos com menor acerto foram referentes ao uso de rodas d`água ou almofadas tipo argola auxiliam na prevenção de úlcera por pressão (13%); uso de protetores como luvas d`água para alívio da pressão nos calcâneos (17,7%), quanto ao período de tempo para reposicionamento quando sentado (24,5%), uso de substâncias que não protegem contra os efeitos da fricção (30,2%), se a presença de bolha no calcâneo não deve ser motivo de preocupação (32,3%), quanto aos fatores de risco para o desenvolvimento de LPP (40,6%), quanto ao posicionamento do paciente e à elevação da cabeceira do leito (43,2%) e em relação ao uso de massagem nas proeminências ósseas se estiverem hiperemiadas (43,8%). Em contrapartida, as questões que obteve o maior número de acerto, quase unanimidade, considerando que houve um aluno que não respondeu à pergunta, foi a de que os pacientes e familiares devem ser orientados quanto às causas e fatores de risco para o desenvolvimento de úlcera por pressão (99,5%). Outras duas foram que todo paciente admitido na Unidade de terapia Intensiva deve ser submetido a avaliação do risco para o desenvolvimento de úlcera por pressão com 98,4% e a de que todo indivíduo, na admissão hospitalar, deve ser avaliado quanto ao risco para desenvolver úlcera por pressão com 97,4% de acertos. Os resultados do teste mostrou uma média de acertos correspondente a 75,27%, indicando que o desempenho dos estudantes de enfermagem foi insatisfatório. Apenas 2,6% do total de alunos obtiveram desempenho satisfatório. Para o conhecimento ser considerado satisfatório, esperava-se que os participantes tivessem média de acerto igual a 90% ou mais dos itens no teste. O resultado aquém do esperado identifica que os alunos apresentam déficits de conhecimento na temática abordada. Dessa forma, fica evidente que a questão da LPP é um assunto que deve ser mais abordado, discutido e cobrado dos alunos. Além disso, os resultados indicam que há uma necessidade de investigação e análise quanto a fatores causadores do rendimento inadequado frente ao processo de ensino-aprendizagem da instituição ou, pelo menos, direcionar reflexões, tendo em vista a importância da formação de qualidade do futuro profissional e seus impactos na população porvir assistida. O cuidado prestado ao cliente é complexo, por isso os profissionais precisam dispor de conhecimento técnico-científico, possuir competências e habilidades específicas. À vista disso, o compromisso das instituições de ensino e de cursos de formação devem incluir o preparo de profissionais com conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o cuidado seguro. Logo, é essencial a implantação de estratégias para a melhoria da aprendizagem dos alunos e, consequentemente, melhoria da qualidade e da segurança da assistência ofertados por eles no campo de prática. Concluindo, pode-se afirmar que a pesquisa, conseguiu verificar o conhecimento dos acadêmicos do curso de enfermagem sobre a prevenção de LPP, foco da pesquisa, e , de forma mais ampla, avaliar a qualidade do ensino da instituição. Esse tipo de pesquisa também pode ser utilizada em planejamento da melhoria do ensino-aprendizagem do curso analisado, além de possibilitar a realização de vários cortes para análise, estudo e intervenção no tocante à segurança do paciente relacionada a prevenção de LPP.
Palavras-chave
Enfermagem, Lesão por pressão, Segurança do paciente, Prevenção e Controle