Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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FORMAÇÃO DOS MONITORES DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE) DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS: OFICINA SOBRE A CADERNETA DE SAÚDE DO ADOLESCENTE
Lays Renhe Bugança, Fernanda Piana Santos Lima de Oliveira, Leonardo de Paula Amorim, Kecyanne Malheiros Machado, Anna Rachel dos Santos Soares, João Henrique Lara do Amaral, Viviane Elisângela Gomes

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


A Caderneta de Saúde do Adolescente (CSA) é um instrumento, criado pelo Ministério da Saúde, para apoiar, facilitar as ações educativas e monitorar o desenvolvimento e a saúde dos adolescentes. Sua implementação foi preconizada inicialmente em municípios inseridos no Programa Saúde na Escola (PSE).  Com a finalidade de contribuir na formação de monitores do PSE, a oficina sobre a CSA foi planejada buscando promover um momento de reflexão sobre o uso da CSA pelos adolescentes e qual o papel e o compromisso dos monitores do PSE para favorecer o uso desse instrumento pelos estudantes. A atividade propôs apresentar o instrumento (objetivos, conteúdo e uso preconizado por adolescentes e por profissionais nos serviços de saúde), estimular uma reflexão sobre a sua importância e sobre as potenciais contribuições da CSA no monitoramento e acompanhamento da saúde ao longo da adolescência. A oficina também buscou, a partir da experiência dos monitores do PSE quanto ao uso da CSA, estimulá-los a fazer avaliação das potencialidades e dificuldades no emprego de tal instrumento. Participaram 118 dos 180 monitores do PSE de Belo Horizonte. As atividades da oficina foram planejadas com o intuito de estabelecer ambiente acolhedor de aprendizagem, com utilização de metodologias ativas oportunizando a participação, reflexão e diálogo sobre os principais tópicos. Os resultados foram apresentados por meio da análise de conteúdo das informações produzidas nas atividades. As respostas e discussões geradas pela oficina possibilitaram a construção de quatro unidades de sentido juntamente a categorias, frases e falas de apoio mais significativas. A iniciativa cumpriu seus objetivos, possibilitando um ambiente de discussão, troca de experiências e aprendizagem, levantando questões importantes e polêmicas que devem ser respondidas por meio de um trabalho conjunto entre a saúde e a educação. A capacitação dos profissionais, a orientação dos familiares, as parcerias, a integração dos profissionais e a própria distribuição das CSA aparecem como problemas que devem ser superados.


Palavras-chave


Programa Saúde na Escola; Saúde do Adolescente; Escolares; Adolescente; Atenção Primária à Saúde.