Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE: EXPERIÊNCIA DE UMA FEIRA EDUCATIVA EM SAÚDE DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA
Julianna Joanna Carvalho Moraes de Campos Baldin, Daiene Rosa Gomes, Marcos Pereira Santos

Última alteração: 2018-04-20

Resumo


CONTEXTUALIZAÇÃO

A formação interprofissional e interdisciplinar têm despertado interesse das instâncias políticas e das instituições de ensino superior responsáveis pela formação de profissionais da saúde, reforçando a importância dessa vivência para a melhoria do cuidado em saúde. A interdisciplinaridade contempla o reconhecimento da complexidade crescente do objeto das ciências da saúde e a consequente exigência interna de um olhar plural. Entendendo a importância da interdisciplinaridade na formação em saúde, o presente estudo tem o objetivo de relatar a experiência de uma Feira Educativa em Saúde planejada entre as disciplinas de Educação em Saúde e Proliferação Celular, com os discentes do sexto período do curso de Medicina da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA

A Feira Educativa em Saúde foi planejada pelos docentes das disciplinas de Educação em Saúde e Proliferação Celular e almejavam que os discentes pudessem levar para a população o conhecimento adquirido em sala de aula, e, assim, promover saúde através da abordagem educativa acerca da prevenção e conscientização de alguns tipos de câncer. Desta forma, os discentes realizaram desde a escolha de qual tema gostariam de trabalhar até a criação de projetos educativos, até a execução da atividade numa praça pública. Os discentes realizaram uma ação educativa sobre diversos tipos de cânceres, explicando as possíveis formas de prevenção, tendo o desafio de adequar a linguagem, para uma melhor compreensão da população, explicando a importância de se prevenir e de se conhecer os sinais e sintomas de cada um dos tipos de câncer abordados. As campanhas abordaram leucemia, câncer de pele, câncer colorretal e câncer de mama. Ainda em tempo, um grupo sentiu a necessidade de abordar todos os sinais e sintomas geralmente encontrados em cânceres infantis, com o objetivo de orientar os pais, e outro grupo decidiu explicar sobre os hormônios e as terapias de reposição hormonal e anticoncepcional, afinal ainda existem muitos estudos controversos acerca da influência de hormônios no desenvolvimento de cânceres femininos. Para efetuar a análise dos nossos alunos, convidamos uma equipe de professores da Saúde Coletiva da UFOB, para que pudessem avaliar a linguagem e se o objetivo havia sido alcançado.

IMPACTOS

O desenvolvimento dessa Feira possibilitou uma construção coletiva, autônoma, crítica e emancipadora entre os discentes, sendo trabalhados diversos aspectos fundamentais do cuidado, da gestão e da educação em saúde, trazendo-os para reflexão mais próxima da realidade. Foi bastante interessante e gratificante ver os alunos se esforçando para falar a linguagem informal e popular, saindo do ambiente acadêmico, humanizando a Medicina e discutindo a importância do cuidado ampliado e humanizado em saúde. Ratifico, ainda, a importância de se trabalhar a interdisciplinaridade na formação de estudantes da medicina, possibilitando o desenvolvimento de médicos diretamente envolvidos com o cuidado em saúde da população.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Por fim, afirmo a importância de ações de educação em saúde, em que não só trabalha a interdisciplinaridade, mas, proporciona que o aluno compartilhe com a população o conhecimento adquirido na Universidade e, além disso, possa ser um agente promotor de saúde.


Palavras-chave


Educação em Saúde; Interdiciplinariedade; Formação em saúde