Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A Educação Permanente em Primeiros Socorros para Servidores Públicos de uma Instituição de Ensino Federal: Relato de Experiência
Jessika Afonso Castro, Benedito Carlos Cordeiro

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


INTRODUÇÃO: A educação permanente é caracterizada como a educação no trabalho, pelo trabalho e para o trabalho nos diferentes serviços, atuando a partir das necessidades existentes e dos problemas encontrados no processo de trabalho. Na educação permanente serão planejadas e formuladas estratégias que ajudem a solucionar estes problemas e aperfeiçoar as práticas de trabalho. A educação para a saúde na área dos primeiros socorros é extremamente necessária para se desenvolver uma população mais saudável e capacitada para intervir no primeiro atendimento a vítima. Observando a importância da educação permanente para a mudança e melhoria das práticas de saúde em qualquer ambiente, a escola é um lugar ideal, não somente para o desenvolvimento de práticas de promoção da saúde e prevenção de agravos, mas como a propagação de condutas para a manutenção da segurança no ambiente escolar. O objetivo desse trabalho é descrever a experiência vivenciada no processo de implantação da educação permanente em primeiros socorros para os servidores públicos de uma instituição de ensino federal, localizada no município de Resende. São relatados não só os benefícios das ações para os trabalhadores, mas as dificuldades encontradas durante as atividades de educação permanente. Trata-se de um relato de experiência, o qual, as ações são parte de uma pesquisa desenvolvida no mestrado profissional de ensino na saúde: formação docente interdisciplinar para o sus, oferecido pela escola de enfermagem da Universidade Federal Fluminense. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: As ações de educação permanente se deram em dois momentos, no período de outubro a novembro de 2017, contando com a participação de 14 trabalhadores. Constituíram-se da abordagem os seguintes temas de primeiros socorros: Reconhecimento da situação de emergência; Desmaio, Convulsão; Manobra de Heimlich; Parada Cardiorrespiratória; Reanimação cardiopulmonar com compressões torácicas; uso adequado do desfibrilador externo automático-DEA e prevenção de acidentes. Os conteúdos foram discutidos utilizando metodologias ativas de ensino e aprendizado, utilizando a estratégia de roda de conversa, onde os assuntos abordados tiveram como foco a problematização das situações encontradas na realidade dos participantes do estudo. Além disso, os aspectos teóricos do ensino de primeiros socorros tiveram demonstração prática imediata em bonecos adultos e pediátricos. Os servidores foram estimulados a todo o momento a contribuírem com a construção do conhecimento, relatando sobre a vivência e experiência sobre o tema discutido. IMPACTOS: As ações propiciaram a valorização profissional e o trabalho em equipe. Uma das fragilidades encontradas na programação e realização das ações de educação permanente foi à baixa adesão dos trabalhadores, justificada pela incompatibilidade de horários. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A Educação Permanente desenvolve e estimula a reflexão dos trabalhadores sobre sua prática, criando um espaço para que os servidores repensem suas ações e busquem qualificação para resolverem os problemas encontrados no seu cotidiano. Assim, contribui para melhores condições de trabalho e qualidade de vida. Espera-se que essa experiência traga segurança para os servidores atuarem nos primeiros socorros em caso de intercorrências no ambiente escolar, sejam elas, em alunos ou nos próprios trabalhadores.

 


Palavras-chave


Educação permanente em saúde; Primeiros socorros; Educação em Saúde; Saúde escolar.