Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Vivencia de acadêmicos de enfermagem acerca da visita domiciliar utilizando o Modelo Calgary de Avaliação
Rosana Freitas de Assis, Ana Maria dos Santos Monteiro Neta, Lidiane Tavares Medeiros, Leudson de Oliveira Arinana, Nataly Barbosa Cavalcante, Leonardo Naves dos Reis

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Apresentação: A regulamentação do Sistema Único de Saúde (SUS), efetivada em 1990, com a aprovação das leis 8.080 e 8.142, estabeleceu entre outros aspectos, o acesso universal de todos os cidadãos. Destaca-se como objetivos a assistência à população a partir de uma ótica de promoção da saúde. Estão incluídas também as ações de natureza preventiva, voltadas aos riscos e agravos à saúde, além das atividades de recuperação da saúde de forma a evitar mortes e sequelas (1). O SUS possui a Estratégia Saúde da Família (ESF) como uma das mais notáveis políticas de atenção básica, que contribui desde 1994 para o avanço da atenção básica em saúde, a partir da mudança do foco de atendimento individual, anteriormente fundamentado no modelo biomédico e curativo, para torna-se, coletivo, direcionado à prevenção primária e promoção de saúde (2). Neste sentido, o Modelo Calgary de Avaliação na Família (MCAF), tem como objetivo analisar a família como um sistema considerando suas relações internas e externas.  Avaliação da família é realizada por meio de genograma (desenho família) e o ecomapa (desenho das relações das famílias e grupos externos) (3).  E é por meio desse modelo que o enfermeiro pode analisar as necessidades de saúde considerando os diversos contextos da família como o perfil sociodemográfico, condições de saneamento, condições de saúde/ doença, relações entre familiares e da mesma com a comunidade. O objetivo desse estudo é relatar a experiência de ensino e aprendizagem vivenciada por acadêmicos de enfermagem durante visitas domiciliares utilizando o modelo Calgary de avaliação familiar. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Que se deu de acordo com a experiência de discentes do curso de enfermagem do 9º semestre, no decorrer do estágio na disciplina  Estágio Supervisionado I, no modulo de  Enfermagem em Saúde Coletiva, que desenvolveram suas atividades de visitas domiciliares com famílias assistidas por uma Estratégia de Saúde da Família da Zona Norte do Município de Manaus/AM. O estudo surgiu da necessidade de descrever uma experiência que engloba conhecimentos teórico, científico  e práticos na consolidação de uma aprendizagem de qualidade assimilada no contexto da atenção à saúde da família. Durante as visitas utilizou-se como instrumento para a avaliar as famílias o modelo Calgary de Avaliação e Intervenção Familiar (MCAF), modelo esse que permite uma visão ampla da família, abrangendo suas relações internas e externas, vulnerabilidades e seguranças, tornando-se uma perspectiva de abordagem ampliada das circunstancias de vida das pessoas (4). Resultados e impactos: Antes de começar o estágio houve uma aula abordando de maneira bem dinâmica o modelo Calgary, foi explanado o conceito, as características e como era seu funcionamento, nessa aula foram esclarecidas as dúvidas que surgiram naquele momento, e com alguns dados fictícios desenvolveu-se o modelo, obtendo assim uma base de como seria realizado durante as visitas. Em seguida, já inseridos no campo de estágio, foi apresentado o local e o plano de atividade a ser desenvolvido, também foi disponibilizado um roteiro de entrevista e um modelo do genograma e ecomapa para facilitar o entendimento e desenvolvimento do MCAF. Dentre as atividades desenvolvidas no módulo de Saúde Coletiva, pertencente ao Estágio Supervisionado I, a visita domiciliar estava inserida entre as atividades a serem realizadas. Nas visitas a elaborou-se os genogramas e ecomapas das famílias. Identificou-se também as inconstâncias que existiam nessas famílias, dentre as quais podemos citar: HAS, DM, Alzheimer, CA de próstata, ulceras por pressão e automedicação e negligencias no uso dos medicamentos. No final da experiência foi possível conhecer o panorama das famílias visitadas utilizando o MCAIF, verificamos o perfil sociodemográfico, condições de saneamento, condições de saúde/ doença, relações entre familiares e da mesma com a comunidade. Permitiu- se identificar o cuidador e a pessoa que recebe os cuidados, as dificuldades e facilidades encontradas nesse processo do cuidado integral. Conhecemos a outra face da visita domiciliar, ou seja, a visão que a família tem sobre os profissionais que a realizam, foi unanime a aceitação dos serviços e avaliação positiva, mesmo diante de dificuldades de logística. Por fim realizou-se uma discussão sobre as visitas domiciliares utilizando o MCAF para avaliar as famílias de forma a identificar as suas interações internas e externas e os cuidados prestados aos pacientes no contexto familiar. Realizou-se também uma discussão do modulo de saúde coletiva, os prós e contras dos instrumentos utilizados para a avaliação e intervenção familiar. O processo ensino-aprendizagem na saúde, que acontece por meio do dialogo e da relação entre discente e docente, faz com que se estimule a criticidade da realidade e a postura ativa dos academicos e professores, de forma que ambos mudam durante  o processo da ação educativa e  aprendem enquanto ensinam, considerando que o contexto historico de vida se desenvolve em pratica independente, dessa maneira teremos profissionais capazes de assistir integralmente e humanizadamente aos pacientes, alem de profissionais com mais autonomia, que tenham habilidades para tomar decisões com olhar holístico e que saibam trabalhar em equipe (5-7). O modelo em si aponta caminhos de intervenção que acontecem no decorrer das entrevistas. Deixar a família se expressar, faz com que ela compartilhe seus problemas e esclarecer dúvidas que surgem durante o processo. Além do mais, ajuda a família a encontrar soluções para os problemas (8). O Modelo Calgary pode contribuir para o desenvolvimento de um olhar holístico no acadêmico de enfermagem, dessa forma as intervenções de enfermagem são mais efetivas como, por exemplo, em algumas famílias, podemos observar que os clientes possuíam dificuldade de locomoção, então através da visita domiciliar com base no modelo Calgary, pôde-se atentar melhor para certos princípios do SUS como a integralidade que proporciona conjunto de práticas desenvolvidas para o enfretamento de necessidades e problemas. Outro princípio do SUS é a equidade que por meio da visita domiciliar pôde-se oferecer assistência adequada, de forma mais personalizada, às famílias que possuem diferentes necessidades de cuidados e assim fornecer atendimento igualitário a todos (9). Considerações finais: A assistência de Enfermagem de forma humanizada na visita domiciliar na atenção primária de saúde, utilizando o MCAF, proporcionou avaliar de forma mais abrangente o perfil dos moradores da localidade em questão. Foi uma experiência muito significativa para o aprendizado, proporcionando a vivência das aflições e expectativas dos indivíduos em relação à promoção de saúde. Por meio do MCAF, pôde-se intervir com planos de cuidados mais específicos de forma individual e coletiva obedecendo as peculiaridades de cada família. Notou-se nas ações tanto institucional, quanto de profissionais, a existência do modelo biomédico, sendo preciso o rompimento com essa prática e fortalecimento da assistência voltada para a comunidade, família e indivíduo, fazendo com que os profissionais sejam participantes atuantes da sociedade. Se mostra necessário um cuidado familiar por meio da promoção à saúde e intervenção de cuidados mais personalizados, pautado nos pressupostos teóricos, afim de nortear a linha de cuidados das famílias na atenção básica, além da busca contínua de estudos e inovações científicas para manter-se atualizado enquanto profissional de enfermagem, para poder assistir à população de forma humanizada dentro dos princípios da equidade e da integralidade.


Palavras-chave


visita domiciliar; modelo calgary; academicos de enfermagem; estrategia saúde da familia