Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Violência sexual contra mulheres: A intervenção psicológica em um serviço de atendimento às vítimas de violência sexual da cidade de Manaus.
Suanma Uchoa de Araujo

Última alteração: 2017-12-28

Resumo


Apresentação: A violência sexual é uma das formas de violência mais graves e persistentes, visto que atravessa a história de seus sobreviventes e que suas consequências invadem não apenas a dimensão física de suas vítimas, mas repercute na dimensão psicológica, familiar e social. Nesse contexto, o presente trabalho apresenta um relato de experiência em curso sobre o atendimento psicológico de mulheres vítimas de violência sexual em um Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual - SAVVIS, da cidade de Manaus. O relato de experiência aborda as intervenções psicológicas utilizadas no atendimento clínico de mulheres vitimadas sexualmente.

Metodologia: O presente relato se trata de experiência que teve início em janeiro de 2014 e permanece em curso. No decorrer da prática clínica no atendimento de mulheres sobreviventes de violência sexual são realizadas as seguintes intervenções psicológicas: Acolhimento da vítima de violência sexual para a formação de um vínculo terapêutico seguro; Intervenção em crise para alívio dos sintomas agudos; Psicoterapia de base suportiva para favorecer o desenvolvimento e o fortalecimento dos recursos internos de enfrentamento à violência sofrida e visando a recuperação de seu equilíbrio emocional; Reasseguramento à mulher de seus progressos alcançados e retomada de seu projeto de vida; Intervenção familiar para o fortalecimento do suporte emocional fornecido à paciente e para prevenir e/ou combater a culpabilização da mulher pela violência sofrida; Apoio psicológico aos familiares.

Resultados: O atendimento à vítima de violência sexual vai além da oferta de condutas e procedimentos. O suporte da família da pessoa vitimada é fundamental na superação da violência sofrida. O profissional de psicologia desempenha um papel essencial ao propiciar apoio, escuta e manutenção de um ambiente terapêutico favorável para que a saúde da mulher seja restabelecida. Além disso, os profissionais devem evitar revitimizações, não exigindo relatos forçados sobre a violência sofrida e o trauma da violência não deve ser abordado como a questão primeira e única da psicoterapia.

Considerações finais: Se não houver uma intervenção psicológica adequada e que compreeenda a vítima de violência sexual como ser integral, as consequências da violência podem permanecer e se agravar.


Palavras-chave


Agressões sexuais; mulheres; políticas públicas; Manaus; Amazonas.