Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Integração entre ensino e serviço de saúde: vivência na monitoria da disciplina de Saúde Coletiva II
Luana Dias Batista, Bahiyyeh Ahmadpour Furtado, Fabiana Mânica Martins, Thiago Mendonça Buetto, Lucas Katsutoshi Sugano, Suany Serudo Meirelis, Ícaro Zurra Vasconcelos, Pablo Phillipe Cândido dos Santos

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Introdução: A monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que tem o objetivo de propiciar a formação acadêmica mais ampla e aprofundada, incentivar o interesse pela docência e pela pesquisa, bem como ampliar a participação dos acadêmicos nas atividades da universidade. A disciplina de Saúde Coletiva II propõe vencer as barreiras, historicamente impostas, na formação em saúde, vinculadas ao atendimento individual e curativo, além de procurar aguçar o olhar crítico reflexivo dos alunos frente à situação-problema vivenciada e assim atuar nas dificuldades identificadas. As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina de 2014 norteiam a formação médica e traz que a mesma deve ser geral, humanista, crítica, reflexiva e ética, e que os graduados devem ter a capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde proporcionando o melhor cuidado aos usuários. O relato tem como objetivo apresentar a vivência de acadêmicos de medicina como monitores da disciplina de Saúde Coletiva II na rede de atenção à saúde de Manaus. Descrição da experiência: Os monitores auxiliam os docentes na construção do plano de ensino, no planejamento e a condução das atividades na plataforma de Ensino à Distância, e da escolha dos espaços na rede de atenção à saúde para as aulas práticas. Também acompanham os acadêmicos de medicina nas aulas práticas da disciplina de Saúde Coletiva II da Universidade Federal do Amazonas que ocorrem uma vez por semana em unidades da rede de atenção à saúde em Manaus para o auxílio da construção do conhecimento dos mesmos a cerca do Sistema Único de Saúde (SUS). Resultados: A oportunidade de vivência do SUS ocasionada pela monitoria durante a graduação é fundamental para que os acadêmicos possam, desde o início da formação, compreender a dinâmica em que se organiza a rede de atenção à saúde e repensar o cuidado médico. Além disso, as Instituições de Ensino Superior ao oferecerem essa possibilidade de integração de ensino-serviço-comunidade por meio da monitoria na disciplina de Saúde Coletiva II favorece a troca de experiências e conhecimentos e contribui para a criação de novas ideias de melhorias ao SUS. Assim, a monitoria representa um meio de conciliar o que se aprende na universidade com as experiências proporcionada pela vivência na prática profissional médica. Considerações finais: A integração do ensino-serviço-comunidade possibilita o contato e a troca de conhecimentos entre os monitores e os profissionais de saúde que recebem os acadêmicos nas unidades de saúde das aulas práticas. Com isso, o SUS se torna um espaço formador de aprendizagem, no qual os trabalhadores de saúde também contribuem na formação dos acadêmicos. Assim, as Diretrizes Curriculares do curso de medicina prevê que o graduado precisa ter a percepção da importância da educação continuada na sua formação profissional, a fim de identificar as dificuldades enfrentadas no SUS e propor a construção coletivamente de alternativas que possam potencializar o SUS dentro de seus princípios de universalidade, equidade e integralidade do cuidado.

 


Palavras-chave


Mentores; Ensino; Saúde Pública