Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A importância da interdisciplinaridade nas ações de educação em saúde no ambiente escolar
Ana Luísa Pedron Bona, Ana Paula de Oliveira, Ana Paula de Oliveira, Luize Amanda Salvador, Luize Amanda Salvador, Jéssica Dumes, Jéssica Dumes, Marciano Silva, Marciano Silva, Fábio Borges, Fábio Borges

Última alteração: 2017-12-22

Resumo


O ambiente escolar é propício para ações de educação em saúde, visto que este lugar é terreno fértil para formação de valores benéficos que servirão para a saúde do escolar e para as pessoas ao seu redor, preocupando-se também em motivá-las a melhores práticas de saúde e a desenvolver sua cidadania. Portanto, sabe-se que este é um dos ambientes em que a Atenção Básica em Saúde pode atuar, formando parcerias e projetos. Entretanto, esta parceria tem que ser formada entre os profissionais da escola e os profissionais de saúde, formando uma equipe interdisciplinar que consiga estruturar uma base de conhecimentos ampla e integral, proporcionando aos participantes maior compreensão do processo de saúde e assim melhorando a coparticipação e coresponsabilização das suas práticas. De acordo com as necessidades da escola, foram realizadas atividades educativas com os temas propostos pelo Programa Saúde na Escola (PSE). Com as turmas do 1º, 2º e 3º anos foi abordado o tema Combate ao Mosquito Aedes Egypti, a Prevenção ao Uso de Álcool e outras Drogas foi trabalhado com os 4º e 5º anos, a Promoção da Cultura da Paz com 6º e 7º anos e Sexualidade e Prevenção de DST’s com 8º e 9º anos. A equipe de saúde (ESF Vila Germer e NASF) ficou responsável pelo planejamento e realização das atividades e a Escola por dar continuidade aos temas abordados em sala de aula, promovendo a reflexão e disseminação de práticas de promoção de saúde. Essas atividades só foram realizadas devido à interação entre os profissionais da ESF (enfermeira, técnicas de enfermagem e agentes comunitárias de saúde), do NASF (nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta e farmacêutico) e da coordenação da escola (por meio do coordenador educacional), que através de reuniões e de discussões sobre os temas propostos pelo PSE conseguiram formar um laço em prol da educação em saúde no ambiente escolar. Como resultado tivemos a aproximação e melhora do vínculo entre comunidade escolar e serviços de saúde. Desta forma, os profissionais estão inseridos em diversas atividades programadas pela escola, não apenas as propostas pelo PSE, pois outros temas foram solicitados e posteriormente trabalhados com os alunos. Entretanto, o principal resultado foi à aproximação dos profissionais de saúde e educação, que oportunizaram um espaço para discussão de temas que beneficiaram a comunidade como um todo.

 


Palavras-chave


Interdisciplinariedade; Educação em Saúde; Escola.