Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
“FEIRA DA FAMÍLIA”: PROMOÇÃO DE SAÚDE POR ACADÊMICOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BELÉM
Paula Monick Silva Castro, Jacyra Nunes Carvalho, Sandra Helena Isse Polaro, Letícia Karla Ferreira Góes, Thais Cristina Flexa Souza, Maria Suelem dos Santos do Mar, Rennan Coelho Bastos, Carla Camila Chaves Leal

Última alteração: 2017-12-20

Resumo


Introdução: A constituição cidadã de 1988 prioriza a família como base da sociedadee admiti as novas formações familiares estabelecendo legalmente novos valores sociais. Diante disso, se rompe a concepção da família tradicionaltornando maior o equilíbrio entre familiares. Agora a família não é mais centrada na celebração de um casamento e sim na presença de vínculos afetivos entre pessoas comprometidas que estão unidas por projetos e objetivos comuns. As famílias juntamente com a escola constituem bases fundamentais para o desenvolvimento humano às duas instituições transmitem e constroem conhecimentos. A família é responsável pelos primeiros contatos do indivíduo com educação em saúde, porém muitas vezes esta família não tem conhecimento ou capacidade econômica suficiente para a realização adequada dessa educação, portanto à escola entra como suporte desse desenvolvimento. O enfermeiro encontra-se dentre os profissionais que desempenha um importante papel nas relações entre seres humanos, sociedade, pesquisa, saúde, e educação. O papel do enfermeiro na sociedade se dá por promover a formação do conhecimento em saúde individual e coletiva, de acordo com a realidade de cada pessoa e grupo social, oportunizando assim, a promoção da saúde sob o focode atitudes saudáveis no modo de se viver. Desta maneira, a educação em saúde sendo de responsabilidade do enfermeiro em todos os níveis de atenção à saúde, no ambiente escolar sua presença se torna essencial para o desenvolvimento de uma consciência crítica no aluno, que resulte na aquisição de práticas que visem à promoção, manutenção e recuperação da própria saúde e da comunidade em que se insere. Objetivos: Relatar a experiência dos acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal do Pará (UFPA) obtida através da participação em uma feira da família. Descrição da experiência: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado através de uma ação educativa do projeto: “A ludicidade como ferramenta para promoção da saúde de crianças e adolescentes no espaço escolar” com apoio da Pró-Reitoria de Extensão. Ocorrido em uma escola pública do bairro da Terra Firme, Belém/ PA, realizado no mês denovembro de 2017. O público alvo foram alunos regularmente matriculados, seus respectivos familiares e funcionários da escola. A “Feira da Família” é uma atividade deste projeto de extensão que tem por objetivo a aproximação entre a escola, família e comunidade. Os temas abordados pelos acadêmicos giraram em torno da promoção e prevenção à saúde tendo sido trabalhado através da exposição de banners que abordaram diagnóstico, prevenção, sinais e sintomas da hipertensão e diabetes; teste de pressão arterial (PA) e glicemia; yoga como prática integrativa e complementar em saúde (PICS) para a prevenção de doenças do metabolismo como hipertensão e diabetes; distribuição de folders de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’S) como HIV e sífilis (abordagem e esclarecimento de dúvidas a respeitos dessas doenças); jogo da memória sobre sífilis, tendo em vista a grande necessidade de se educar a respeito desta IST devido ao surto que tem ocorrido no país; também foi realizada a distribuição de preservativos que foram fornecidos pelo Sistema Único de Saúde; mural interativo para avaliar o desenvolvimento cognitivo aplicado por acadêmicos de terapia ocupacional. A Feira da Família também contou com o desenvolvimento de outras atividades que não foram realizadas pelos acadêmicos de enfermagem como apresentações teatrais, jogos esportivos, distribuição de lanches e limpezas de pele. Resultados e discussões: A Feira da Família mostrou o respeito, inclusão e reconhecimento da escola para todas as formações familiares, gerando representatividade não apenas para crianças e adolescentes oriundos de famílias tradicionais e sim para todas as famílias, visto que é perceptível na escola que estas são possuidoras das mais diversas formações, composições e vínculos. Despertou também uma nova forma de interação entre a escola e família com promoção de lazer e descontração, visando um ambiente saudável de convívio social e até mesmo de aproximação com familiares que não costumam estar regularmente interados com a rotina da escola. A presença dos alunos e familiares foi bem expressiva, a interação deles tanto com os acadêmicos quanto com as demais atividades foi intensa, eles se posicionavam em fila para receber as orientações de educação em saúde; fazer os testes de PA e glicemia, até mesmo pessoas que já eram diagnosticadas com diabetes e hipertensão elucidaram interesse por fazer os testes e receber orientação, esclarecendo dúvidas e fazendo certas queixas ao seu tratamento; o yoga se mostrou impactante, que muitos só conheciam através da mídia e nunca tinham praticado a atividade, esta foi bastante desfrutada pelas crianças e adolescentes, entretanto os pais limitaram-se a observar a prática.Estudos têm demonstrado que as PICS contribuem para a ampliação da co-responsabilidade dos indivíduos pela saúde, contribuindo assim para o aumento do exercício da cidadania.Todas as faixas etárias interagiram com o jogo da memória da sífilis, que não é uma IST comum de ser abordada, e costuma ter seus sinais e sintomas negligenciados devido o fato que após a manifestação dos mesmos a infecção entra em períodos de latência; a camisinha atraiu atenção de muitos adultos e idosos que chegaram a pedir mais do que a quantidade padrão que estava sendo distribuída para cada indivíduo, nisto observou-seo comportamento preventivo que está sendo adotado por parcelas distintas da sociedade; por outro lado adolescentes participaram de todas as atividades inclusive do jogo da memória da sífilis, observavam preservativos, mas não os adquiriam revelando um possível receio de sofrerem coerção dos familiares presentes. Abordar IST’S sempre traz dois lados positivos, o primeiro é o da prevenção e consequentemente proteção da saúde e o segundo é o lado social, principalmente tratando-se AIDS que ainda é uma doença muito recorrente, discriminada e citada, mas poucos realmente conhecem algo com fundamento científico dessa doença muito que ainda se propaga sobre ela gira em torno de senso comum. O mural interativo era destinado à crianças de 4 à 7 anos que se empenharam bastante na execução da atividade, muitos familiares que observavam as crianças brincando levavam os seus filhos para também participarem da atividade. Considerações finais: A Feira da Família se mostrou um excelente espaço de convivência e desenvolvimento de valores humanos, sendo uma atividade adequada para o exercício da educação em saúde por essa ser uma prática transformadora e que visa influenciar e tornar participativo no processo de saúde-doença para toda família. A enfermagem e a terapia ocupacional se fizeram presente por meio dos acadêmicos que assumiram o papel de educadores em saúde, ocupando um local de grande relevância social já que essas temáticas abordadas na Feira da Família vão reverberar através da prevenção e promoção de saúde das mesmas.


Palavras-chave


Escola; Saúde; Família