Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
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IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DE PESSOAS EM UMA UNIDADE HEMOTERAPICA
Última alteração: 2018-01-15
Resumo
Apresentação: O setor saúde no Brasil representa cerca de 4,3% da população ocupada, gerando mais de 10% da massa salarial do setor formal e cerca de 3,9 milhões de postos de trabalho na área, representando 2,6 milhões de vínculos formais dos quais 690 mil sem carteira assinada e 611 mil profissionais autônomos, configurando-se em um importante fator econômico para o País. Nesse cenário ganha destaque o serviço público de assistência à saúde no Brasil, atualmente representado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pois configura-se em uma das maiores organizações públicas de saúde do mundo, sendo o único a garantir assistência integral e completamente gratuita para a população. Entretanto, o SUS apresenta fragilidades relacionadas à gestão e ao uso das informações, o que compromete a organização dos serviços e, consequentemente, o atendimento das demandas dos serviços e usuários. Nota-se que, de modo geral, as informações ainda são usadas de maneira ineficiente ou não estão disponíveis em muitas organizações, sendo que a gestão de pessoas constitui o maior desafio da política de recursos humanos (RH) no âmbito das organizações de saúde, pois exige alinhar as pessoas, a partir de suas competências, às exigências do mercado e às metas. Pois, ainda é incipiente, a prática de uma política de RH voltada para o desenvolvimento de pessoal, qualificação profissional e capacitação de potencialidades, englobando tanto a captação quanto a retenção do trabalhador na organização, tendo ainda como desafio, a introdução de sistemas informatizados, pois, a adoção de novos equipamentos, leva à necessidade de redesenho do processo de produção de trabalho e implica em reorganização do fluxo de informação e das rotinas para racionalizar as tarefas. Nesse sentido, inquietou-nos para realização desse trabalho, vivências durante a prática profissional no Núcleo de Educação Permanente (NEP), onde identificou-se ausência de sistema de informação que possibilitasse cadastro dos servidores, identificasse o perfil dos funcionários e realizasse o gerenciamento das ações de capacitações realizadas pelos servidores. Esses registros ainda são realizados em impresso físico, o qual, considera-se que essa situação pode comprometer a gestão do serviço, visto que o registro eletrônico dos dados cadastrais dos profissionais pode corroborar otimização de tempo, organização do serviço, implementação de ações resolutivas e gestão de pessoal. Conforme relata a literatura, a gestão de informação está dentre as áreas menos desenvolvidas na gestão do trabalho do SUS, condição que se deve à ausência de informações básicas referentes ao conjunto da força de trabalho e a outros dados necessários à gestão do serviço nas unidades que compõe o sistema. Assim a pesquisa, justificou-se pela ausência de um sistema informatizado para a gestão de pessoas, capaz de registrar informações sobre o perfil profissional, competências individuais e qualificação dos servidores. Nesse sentido, implantar um sistema informatizado, configura-se em estratégia de gestão que corrobora conhecer a força de trabalho, competências e a qualificação dos servidores, contribuindo para gestão e organização dos serviços e assim, qualificar os servidores conforme a necessidade identificada de forma a dar visibilidade aos serviços prestados nesta unidade. Desenvolvimento do trabalho: A informatização desse processo surgiu para facilitar o cadastro, conhecer o perfil profissional dos servidores, bem como a visualização dessas informações através de relatórios que podem ser emitidos para o acompanhamento das atividades educacionais da instituição, através de um estudo descritivo, realizado no Hemocentro Coordenador de Palmas (HCP), Tocantins, Brasil. Com o objetivo descrever as características de uma população, de um fenômeno ou de uma experiência, estabelecendo relação entre as variáveis analisadas, relacionadas à classificação, medida e/ou quantidade que podem se alterar mediante o processo realizado. Para essa pesquisa, realizou-se revisão da literatura sobre o tema “sistema de informação como recurso para gestão de pessoas nos serviços de saúde”, em bases de dados especializadas, tais como MEDLINE, LILACS e BDENF, por meio dos descritores gestão da informação, sistemas de informação, gestão de recursos e administração de recursos humanos. O sistema foi desenvolvido pela área de Tecnologia da Informação (TI) do Hemocentro Coordenador de Palmas (HCP), motivado por questões administrativas gerenciais, visando, principalmente, o registro (cadastro), dados de treinamentos e atualização de dados pessoais e profissionais dos servidores lotados na unidade, com resultados apresentados de modo descritivo, para melhor compreensão do objeto de estudo. Resultados e/ou impactos: Na primeira etapa do desenvolvimento do sistema, a TI reuniu as informações sobre quais elementos seriam gravados no banco de dados e criou as tabelas que iriam abrigar as informações pertinentes, desde o cadastro dos servidores da instituição, às atividades educacionais internas e externas. Utilizando-se de uma linguagem de programação chamada Python, com o framework Django, desenvolveu-se o sistema, através de interação com o NEP, para que não restassem dúvidas quanto a necessidade do setor e o produto a ser entregue. Assim, o sistema foi construído, sendo composto por campos onde permite cadastrar dados pessoais (nome, idade, sexo, escolaridade, CPF e RG), dados profissionais e os eventos educativos da unidade e os quais o servidor já possa ter participado. Na segunda etapa, foi realizada a construção do sistema de cadastro de servidores, pois esse seria a base do sistema para alimentar as demais sessões. Assim, os servidores do NEP solicitaram ao RH a relação dos servidores, na qual constasse o nome completo, matrícula, bem como suas respectivas funções e área de atuação, nesse processo de cadastramento, à medida que o responsável pelo cadastro ia percebendo a necessidade de incluir novos campos, a equipe da TI realizava tais ajustes, visando melhor usabilidade do sistema. Na terceira etapa, realizou-se o ajuste do sistema para emissão de relatórios. O sistema não teve custo operacional, visto ter sido desenvolvido por profissionais que integram o quadro de funcionários. Após o sistema construído restou a indagação que nome dar a ele, assim, após conversas com os envolvidos e pensando se tratar de um sistema de gestão de pessoas, decidiu-se colocar as siglas de sistema de gestão de pessoas (SIGEP). Para segurança e manejo das informações, o acesso é restrito aos servidores do NEP e RH através de login e senha, onde os registros e alterações ficam salvos com data e horário das últimas ações. Considerações finais: Implantado como projeto piloto, esse sistema caracteriza-se como um instrumento de cadastro, armazenamento, análise e gerenciamento de dados, como forma de auxílio no processo de gestão de pessoas. Trabalhando com informações pessoais, profissionais, dados de capacitações, atualizações, aperfeiçoamentos, cursos relacionados ao trabalho e gerenciamento de treinamentos internos, o qual permite a emissão de relatórios de acordo com a necessidade das informações e a seleção das variáveis, possibilitando a análise de dados e oportunidades de melhorias, adequações, distribuição e estabelecimento de metas e prioridades de treinamentos e capacitações. Para aplicabilidade do sistema como ferramenta de apoio a gestão, é realizado avaliação e manutenção dos dados periodicamente, de modo a validar o instrumento e proporcionar informações fidedignas e de qualidade no gerenciamento de pessoas. Assim ao disponibilizar relatórios sobre o perfil profissional dos servidores e a distribuição de pessoal nas áreas, o número de servidores capacitados e as atividades educacionais realizadas mensalmente, permite que sejam implementadas ações que atendam efetivamente às demandas do serviço e identifique as competências e habilidades dos mesmos, contribuindo assim, para a melhoria da gestão de pessoas nessa unidade.
Palavras-chave
(Gestão da informação; Sistema de informação; Gestão de Recursos Humanos)