Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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CAPACITANDO O PROFESSOR EM SUPORTE BÁSICO DE VIDA
Francisca Moreira Dantas, Carlos Eduardo Bezerra Monteiro, Hyana Kamila Ferreira de Oliveira, Firmina Hermelinda Saldanha Albuquerque, Patrícia dos Santos Guimarães

Última alteração: 2018-01-06

Resumo


Apresentação: A prática de suporte básico de vida é um componente essencial para a assistência em saúde e compreende a assistência pré-hospitalar cujo atendimento é prestado nos locais onde a vítima se encontra. As pausas entre as aulas ou o horário de intervalo para lanche representam um momento de tempo livre e, em geral, os alunos aproveitam para correrem e brincarem. Muitas vezes essas atividades provocam acidentes, que podem deixar sequelas irreversíveis caso não tenham o atendimento adequado tornando-se um desafio para o professor e para a escola a assistência imediata da vítima. Diante disso, o presente projeto buscou realizar palestras educativas aos professores da Escola Municipal Rui Souto de Alencar no município de Coari-AM, com o intuito de discutir os potenciais de risco mais frequentes no cotidiano escolar e estimular a autonomia dos profissionais acerca dos primeiros cuidados em situações de urgência/emergência. Desenvolvimento do trabalho: Este relato de experiência é resultante de um projeto de extensão desenvolvido na Escola Municipal Rui Souto de Alencar, localizada no município de Coari-AM, tendo como público-alvo 20 docentes da referida escola. As atividades foram aplicadas por acadêmicos do curso de Enfermagem do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas. O projeto abordou palestras educativas sendo apresentadas informações quanto à definição de primeiros socorros, engasgo, desmaios, convulsões, parada cardiorrespiratória em escolares, hemorragias, ferimentos, queimaduras, fraturas, choque elétrico, bem como, a prevenção de acidentes no ambiente escolar. As técnicas realizadas foram apresentadas de forma dinâmica e descontraída levando em consideração o nível de conhecimento técnico do público, sempre buscando sanar as principais dúvidas. Vale ressaltar que, os professores depois de instruídos eram convocados a fazer as simulações da assistência para mostrar que adquiriram as habilidades. É importante enfatizar que todas as palestras foram voltadas para situações em cotidiano escolar, situações estas, já vivenciadas algumas vezes por estes profissionais. Resultados e/ou impactos: A partir da intervenção do projeto, todos os professores tornaram-se aptos a reconhecer uma situação de urgência e emergência seja na escola ou em seu cotidiano quando se deparar com uma, assim como, poderão chamar o socorro especializado em situações que requeiram socorro imediato e ainda, atuar na prestação da assistência de primeiros socorros básicos em casos que necessitem visando a diminuição de agravos até a chegada dos socorristas. Através do relato desses professores, foi possível identificar as principais dificuldades enfrentadas no momento de prestar socorro à vítima, destacando a grande importância que teve o projeto na vida de cada um deles. Ao mesmo tempo, tiveram a oportunidade de sanar suas dúvidas acerca do assunto. Os acadêmicos destacaram o valor da capacitação, uma vez que, proporciona o avanço no conhecimento e o aumento de experiências ao longo de sua vida acadêmica. Considerações Finais: O projeto preencheu uma lacuna que se encontrava vazia, uma vez que, a prestação adequada de suporte básico de vida possibilita melhorias no estado de saúde da vítima.