Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO ESPAÇO ESCOLAR: DISCUTINDO GÊNERO E SUAS DIVERSIDADES
WANDERSON LIMA DANTAS E SANTOS, JULIANA FREITAS CAMPOS, JULIANA FREITAS CAMPOS, kELLE caroline Filgueira da Silva, kELLE caroline Filgueira da Silva, NADJA maria dos santos, NADJA maria dos santos, PRISCYLLA HELENA ALENCAR FALCÃO SOBRAL, PRISCYLLA HELENA ALENCAR FALCÃO SOBRAL, POLLLYANNA modesto martins, POLLLYANNA modesto martins

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Apresentação do trabalho: O diálogo sobre a sexualidade visa permitir ao aluno encontrar na escola um espaço de informação e de formação, no que diz respeito às questões que o  ambiente coloca. A atenção voltada às questões pertinentes à sexualidade dos adolescentes deve ser trabalhada tomando por base a promoção à saúde e a prevenção de doenças, considerando a realidade social e cultural na qual estão inseridos, bem como, a estratégia da educação em saúde, apontada como ferramenta indispensável na conscientização ao direito à saúde. Sexualidade, gênero e diversidade sexual são temáticas que tem sido historicamente negadas nos espaços de diálogo com adolescentes tanto no âmbito escolar quanto familiar. Isso contribui para ampliar a exposição desse grupo a vulnerabilidades em diversos aspectos da vida. O trabalho tem por objetivo relatar experiência educativa desenvolvida com participantes do Projeto de extensão Promoção de Saúde para adolescentes no espaço escolar no interior do Estado de Pernambuco, Brasil. Desenvolvimento do trabalho: Estudo descritivo do tipo relato de experiência, vivenciado a partir das atividades do Projeto de Extensão Promoção de Saúde para Adolescentes no Espaço Escolar. Realizou-se Grupos de Discussão com três turmas do oitavo e nono ano, totalizando 75 escolares. A atividade durou duas horas e o objetivo de estimular reflexão e discussão sobre a vivência da sexualidade nessa fase da vida. Realizou-se os registros das ações e depoimentos em diário de campo, havendo produção de painel temático pelos escolares, e posterior debate do material produzido. Houve aplicação de pré e pós-testes para verificar o conhecimento prévio e posterior à ação. Participaram cinco Graduandos do curso de Enfermagem da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina e escolares de Escola Municipal do interior de Petrolina-PE. As atividades foram realizadas no mês de setembro de 2017. Resultados: a discussão em grupo proporcionou formação de vínculo e integração com os adolescentes e deles entre os pares, trocas de conhecimentos e experiências sobre a temática. A análise das falas revelam que as/os adolescentes associam sexualidade ao ato sexual; os testes sugerem que apresentam conhecimento prévio e noções sobre as diferenças de gênero. Relatam que esses assuntos não são abordados nos ambientes escolar e familiar, expressando o desejo de que isso aconteça. Para o discente de enfermagem, a experiência como mediador em práticas que tenham o espaço escolar permitiram interlocução e construção de saberes sobre conteúdo negligenciado ou tratado de maneira inadequada Considerações finais: conversar sobre sexualidade com adolescentes no espaço escolar ainda representa um tabu e, apesar de fazer parte de suas experiências nesse contexto, é tema não tratado entre os pares, e destes com a família e a escola. A articulação entre os setores educacional, da saúde e a família é necessária ao enfrentamento das vulnerabilidades a que adolescentes estão expostos, considerando que as ações de educação sexual devem convergir para suas reais necessidades.

 


Palavras-chave


Sexualidade; Educação em Saúde; Identidade de Gênero