Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
PROJEÇÕES VISUAIS PARA SE VER (N)O OUTRO: PRODUÇÃO DO CUIDADO PELA LENTE DA SAÚDE
Tamires Viviane Aparecida Diehl, Vilma Constância Fioravante dos Santos

Última alteração: 2017-12-29

Resumo


APRESENTAÇÃO

Este trabalho se propõe a compartilhar a experiência do fazer e promover de um projeto em andamento que congrega pesquisa, ensino e extensão universitária em um bairro da periferia de um Município do Sul do Brasil.  Partindo da necessária, mesmo que escassa,  indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão, entende-se que, o processo de vivenciar a investigação científica, a partir de metodologias mais sensíveis, deixando-se sensibilizar pelo estar com o outro tem potência para sensibilizar estudantes do campo da saúde a serem mais críticos e ativos no papel que tem como profissionais e cidadãos. Deste modo, o projeto mencionado se alinha com os preceitos da educação popular em saúde e da extensão universitária. Para tanto, denota-se a importância da incorporação de práticas de ensino-pesquisa e extensão que trabalhem a subjetividade, demandando do pesquisador/acadêmico um olhar mais sensível.

DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

Trata-se de um projeto que se propõe a produzir cuidado com pessoas inseridas no território denominado “Morro da Cruz”, um dos bairros da periferia de um Município do Sul do Brasil que tem inserida uma Instituição de Ensino Comunitária. O fio condutor que aproxima o ensino, a pesquisa e a extensão são as disciplinas que envolvem imersão no contexto das práticas em saúde e enfermagem e o interesse em investigar a percepção dos sujeitos envolvidos neste contexto acerca da produção da saúde e da doença, inseridos em um Sistema formal de Saúde. O projeto se encontra em fase de construção teórico-metodológica, de formação de alianças entre a instituição de ensino e as pessoas que conformam o território, por meio de atividades de extensão universitária, apresentando a proposta do estudo e o interesse das pessoas em participar, assim que esta fase for finalizada o projeto será submetido a Plataforma Brasil.



RESULTADOS E/OU IMPACTOS

A partir da promoção de encontros e vivências no território descrito serão produzidas fotografias que possam dar espaço para o diálogo entre os sujeitos envolvidos com o fazer do projeto, ou seja, os moradores, estudantes e professores. A produção visual tem o interesse de, também, promover espaços de reflexão sobre a produção do cuidado em saúde de modo multidimensional, especialmente para possibilitar aos acadêmicos a construção de saberes mais sensíveis ao (re)conhecimento do outro e seus problemas, aproximando a saúde, educação, cultura e participação popular.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Esta iniciativa, em andamento, contribui para a construção de práticas em saúde mais abrangentes e integrais, promovendo entrelaçamentos na formação universitária, desafiando o ensino estritamente disciplinar. O fazer, que é um constante ir e vir, está promovendo novas perspectivas de olhar para o trabalho em saúde. É preciso compreender como se dão as relações entre membros da comunidade, identificar atores sociais presentes, levantando a importância das conexões entre acadêmico/pesquisador e participante para que se possa construir um fazer saúde de forma a exercitar a alteridade e a sensibilidade, além de trabalhar os diferentes modos de ver o outro, evidenciando ferramentas que possibilitam dar voz aos sujeitos, como as imagens.



Palavras-chave


Produção do Cuidado; Educação Popular em Saúde;Subjetividade e Saúde