Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
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USO DE ABORDAGEM QUALITATIVA PARA AUTOAVALIAÇÃO DE UM CURSO DE ODONTOLOGIA
Última alteração: 2017-12-27
Resumo
Os processos avaliativos são fundamentais para estabelecer diagnósticos e estratégias de ação para a manutenção da qualidade de serviços ou produtos em todos os segmentos que compõem a sociedade. Na área da educação, os processos avaliativos no nosso País são instituídos como obrigatórios pelo Ministério da Educação (MEC) e, objetivam processos regulatórios e supervisores de cursos superiores. De acordo com a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2014, todas a Instituições de Ensino Superior (IES) devem possuir a Comissão Própria de Avaliação (CPA), que é um órgão responsável pela condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Uma das tarefas da CPA é realizar essas avaliações internas para aferir como os alunos qualificam o curso que estão realizando. O objetivo do estudo é apresentar o uso da abordagem qualitativa para autoavaliação de um curso de Odontologia de uma Instituição de Educação Superior (IES) privada do estado de São Paulo. Tratou-se de estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa. A amostra foi constituída, intencionalmente, por dez representantes de sala do curso de Odontologia de uma IES privada do estado de São Paulo. A entrevista foi realizada em uma sala de reuniões, por dois membros da CPA. Inicialmente, esses professores fizeram uma apresentação pessoal, explicaram a natureza da CPA e os seus objetivos avaliativos. Os responsáveis pela condução da entrevista foram estimulando os representantes de sala à descreverem a sua percepção com relação ao processo de ensino-aprendizagem, ao material didático e a bibliografia disponibilizados e/ou indicados pelos docentes, a infraestrutura, as atividades práticas, a carga horária das disciplinas, a coordenação do curso, ao atendimento da secretaria do curso e as oportunidades para participação em atividades de extensão, iniciação científica, eventos técnicos ou científicos internos ou externos. Com o consentimento de todos, a reunião foi gravada e, depois, ouvida e transcrita pelos membros da CPA. Para a análise da entrevista utilizou-se a metodologia de análise de conteúdo. Dessa maneira, após a leitura dos apontamentos colocados pelos discentes, realizou-se as categorizações das respostas considerando-se os temas geradores, que foram, então, agrupados segundo as dimensões do instrumento de avaliação de cursos do INEP/MEC. Após a análise da entrevista, gerou-se um relatório contendo os aspectos positivos e a serem superados pelos discentes. Depois da revisão do mesmo por todos os membros da CPA, o relatório foi encaminhado à coordenação do curso e à pró-reitora de graduação. Na sequência, a coordenação do curso elaborou um plano de ações e metas para mitigar os problemas identificados. Para finalizar o processo de autoavalição do curso, ocorreu uma nova reunião com os representantes de sala e os membros da CPA para a apresentação do plano de ações e metas, sendo este um instrumento de feedback para os discentes. Concluiu-se que o processo de autoavaliação foi satisfatório e eficaz, pois a maioria dos problemas evidenciados foram encaminhados para a resolutividade.
Palavras-chave
Autoavaliação; Graduação em Odontologia; Análise Qualitativa; Grupo Focal.