Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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USO DE ABORDAGEM QUALITATIVA PARA AUTOAVALIAÇÃO DE UM CURSO DE ODONTOLOGIA
Neide Aparecida de Souza Lehfeld, Edilson Carlos Caritá, Manoel Henrique Cintra Gabarra, Carlos Eduardo Saraiva Miranda, Marcos Serafim dos Santos

Última alteração: 2017-12-27

Resumo


Os processos avaliativos são fundamentais para estabelecer diagnósticos e estratégias de ação para a manutenção da qualidade de serviços ou produtos em todos os segmentos que compõem a sociedade. Na área da educação, os processos avaliativos no nosso País são instituídos como obrigatórios pelo Ministério da Educação (MEC) e, objetivam processos regulatórios e supervisores de cursos superiores. De acordo com a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2014, todas a Instituições de Ensino Superior (IES) devem possuir a Comissão Própria de Avaliação (CPA), que é um órgão responsável pela condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Uma das tarefas da CPA é realizar essas avaliações internas para aferir como os alunos qualificam o curso que estão realizando. O objetivo do estudo é apresentar o uso da abordagem qualitativa para autoavaliação de um curso de Odontologia de uma Instituição de Educação Superior (IES) privada do estado de São Paulo.  Tratou-se de estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa. A amostra foi constituída, intencionalmente, por dez representantes de sala do curso de Odontologia de uma IES privada do estado de São Paulo. A entrevista foi realizada em uma sala de reuniões, por dois membros da CPA. Inicialmente, esses professores fizeram uma apresentação pessoal, explicaram a natureza da CPA e os seus objetivos avaliativos. Os responsáveis pela condução da entrevista foram estimulando os representantes de sala à descreverem a sua percepção com relação ao processo de ensino-aprendizagem, ao material didático e a bibliografia disponibilizados e/ou indicados pelos docentes, a infraestrutura, as atividades práticas, a carga horária das disciplinas, a coordenação do curso, ao atendimento da secretaria do curso e as oportunidades para participação em atividades de extensão, iniciação científica, eventos técnicos ou científicos internos ou externos. Com o consentimento de todos, a reunião foi gravada e, depois, ouvida e transcrita pelos membros da CPA. Para a análise da entrevista utilizou-se a metodologia de análise de conteúdo. Dessa maneira, após a leitura dos apontamentos colocados pelos discentes, realizou-se as categorizações das respostas considerando-se os temas geradores, que foram, então, agrupados segundo as dimensões do instrumento de avaliação de cursos do INEP/MEC. Após a análise da entrevista, gerou-se um relatório contendo os aspectos positivos e a serem superados pelos discentes. Depois da revisão do mesmo por todos os membros da CPA, o relatório foi encaminhado à coordenação do curso e à pró-reitora de graduação. Na sequência, a coordenação do curso elaborou um plano de ações e metas para mitigar os problemas identificados. Para finalizar o processo de autoavalição do curso, ocorreu uma nova reunião com os representantes de sala e os membros da CPA para a apresentação do plano de ações e metas, sendo este um instrumento de feedback para os discentes. Concluiu-se que o processo de autoavaliação foi satisfatório e eficaz, pois a maioria dos problemas evidenciados foram encaminhados para a resolutividade.

Palavras-chave


Autoavaliação; Graduação em Odontologia; Análise Qualitativa; Grupo Focal.