Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-06
Resumo
Introdução: A formação médica requer muito mais do que técnica e conteúdo, necessita de um processo reflexivo crítico, que estimule os estudantes a pensarem os sujeitos em sua integralidade, levando-se, portanto, em consideração os seus aspectos culturais, sociais e históricos. Objetivos: Analisar os impactos das atividades desenvolvidas pelo programa "A Participação Social e a garantia do Direito à Saúde: planejamento intersetorial, arte, mobilização social e educação popular, em um Assentamento da Bahia" desenvolvido pela UFBA e UFS, na formação dos estudantes de medicina, participantes. Relato de experiência: O programa por meio da pesquisa-ação articulou atividades artísticas com ações interdisciplinares em saúde numa comunidade assentada, garantindo a reflexão sobre a importância da mobilização, dos sujeitos, em busca de soluções para os problemas identificados em suas condições de vida. Foram envolvidos estudantes de 10 diferentes cursos de graduação. Resultado: Notou-se uma intensa troca de saberes, entre a comunidade e os acadêmicos, bem como foi perceptível o potencial de organização e luta dos moradores locais na busca pelos seus direitos sociais. As atividades puderam sensibilizar tanto os participantes como os acadêmicos, fazendo com que estes refletissem sobre os seu próprios mundos existenciais, sua formação, ou sua trajetória de vida. O encontro entre diferentes sujeitos possibilitou a intersecção de diferentes olhares e vivências sobre um mesmo tema, enriquecendo, assim, a dinâmica colaborativa das ações. Conclusão: Atividades desse tipo, podem ser, portanto, de grande relevância para uma reflexão mais ampla sobre o fazer saúde e o lutar pelo direito à saúde, nos mais diferentes contextos, bem como para a transformação da educação médica.