Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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FACULDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE: A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO, UPE, BRASIL
juliana freitas campos, kelle caroline Filgueira da Silva, kelle caroline Filgueira da Silva, Wanderson Lima Dantas e Santos, Wanderson Lima Dantas e Santos, Priscylla Helena Alencar Falcão Sobral, Priscylla Helena Alencar Falcão Sobral, Nadja Maria dos Santos, Nadja Maria dos Santos, Thereza Christina da Cunha Lima Gama, Thereza Christina da Cunha Lima Gama

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Apresentação: O acelerado envelhecimento populacional tem demandado práticas diferenciadas de atenção à pessoa idosa nos diversos níveis de atuação. Para além das instituições de saúde, o setor de ensino é corresponsável pela produção do cuidado e pela inserção social das pessoas idosas, bem como produção de conhecimento nesse campo e resgate de sua cidadania. A experiência empírica mostra que as instituições de assistência à pessoa idosa não têm atendido satisfatoriamente o crescimento das demandas desse grupo. Para tanto, é importante e necessário desenvolver estratégias que promovam a participação e o empoderamento dessas pessoas para vivenciar o envelhecimento de forma ativa, por meio de ações que contribuam com a melhoria da qualidade de vida. Com base nisso, o Faculdade Aberta à Terceira Idade (FATI) foi idealizado e é desenvolvido como um projeto de extensão permanente, onde são realizadas ações de educação popular, possibilitando uma abordagem global, interdisciplinar e multidimensional, de forma inclusiva, através do diálogo, da troca de experiências e por meio de metodologias ativas. O objetivo desse estudo é relatar experiência de acadêmicos/as de enfermagem de uma Universidade Pública do Estado de Pernambuco, Brasil, na participação do FATI. Desenvolvimento do trabalho: Estudo descritivo do tipo relato de experiência, vivenciado a partir das atividades do FATI, um projeto de extensão da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina (FACAPE), desenvolvido em parceria com a UPE e o Instituto Federal do Sertão de Pernambuco (IFSertão), para pessoas acima dos 50 anos. As ações são organizadas em Módulos, de forma que os monitores de Enfermagem atuam no Módulo Saúde, junto a discentes dos cursos de Fisioterapia, Nutrição e Serviço Social. As ações são desenvolvidas em sala de aula da UPE, a carga horária semanal dos monitores é de 12 horas. O público alvo foi idosos/as inscrito/as na FATI no módulo da saúde e a linha pedagógica utilizada é predominantemente metodologias ativas de educação em saúde. As temáticas e ações foram definidas e planejadas pelos monitores e docentes orientadoras, levando em consideração a demanda do grupo de idosos/as. Participaram três discentes do 5º período do curso de Enfermagem da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina, vinculados ao FATI como monitores. As atividades foram desenvolvidas no período de Março a Novembro de 2017. Elegeu-se a Oficina de Reflexão como método de abordagem dos temas, houve produção de painéis temáticos e posterior exposição e debate crítico-reflexivo pelos idosos e monitores. Resultados: no período citado, realizou-se 6 encontros com o grupo de idosos/as, onde foram trabalhadas as temáticas- Cuidados e prevenção de doenças mais prevalentes na pessoa idosa; Questões fisiológicas do envelhecimento; Sexualidade na Terceira Idade; Espiritualidade e Religiosidade na Terceira Idade e influências na qualidade de vida; Cuidados com a pele na terceira idade. Entre os temas trabalhados, os que mais se sobressaíram foram o de Sexualidade e o relacionado à Espiritualidade. Ambos despertaram bastante interesse, tendo os grupos demonstrado a necessidade de aprofundamento nessas questões sempre associando-as ao processo de envelhecer com saúde. Ao passo que a riqueza das reflexões realizadas durante as oficinas permitiram aos monitores e instrutores a produção científica para divulgação das ações desenvolvidas e seus resultados. Assim, houve elaboração por parte da equipe de resumos e materiais de cunho científico que foram divulgados em eventos locais e regionais. Considerando o que foi dito, a ação com idosos/as do FATI sobre Espiritualidade e Religiosidade mostrou que estes/as entendem que desenvolver sua fé e é essencial para manutenção da qualidade de vida e as ajuda no enfrentamento positivo do envelhecimento. Apesar de alguns idosos/as do grupo terem afirmado não ter um sistema de prática religiosa definida, expuseram que desenvolver a espiritualidade é um exercício, sobretudo, de fé e afirmaram que é um dos elementos auxiliares para a vida e que dá mais sentido à existência. Ao trabalhar as diferentes concepções religiosas, alguns desconheciam o ateísmo, o espiritismo e o candomblé, apresentando experiências com conceitos divergentes dessas crenças. Já a ação que abordou Sexualidade, trouxe à reflexão o entendimento habitual de que a terceira idade é uma fase em que predomina a inexpressividade nesse campo, na qual o sentido da palavra é atribuído ao ato sexual e, falar do ato no grupo, ao mesmo tempo que gerou constrangimentos, também promoveu o esclarecimento de dúvidas. Na ótica dos graduandos a experiência promoveu produção de novos conhecimentos, troca de experiências, crescimento pessoal e acadêmico, além de facilitar a associação entre conteúdos teóricos e práticos. Além disso, houve o desenvolvimento de habilidades no campo das metodologias ativas e da educação popular, o que enriquece a formação para o trabalho individual e coletivo seja com grupos da terceira idade ou outros públicos. A adoção da oficina de trabalho como instrumento de intervenção na saúde coletiva cria espaços para a consciência crítico-reflexiva. Entre os seus princípios norteadores encontra-se o empoderamento, concebido como fortalecimento da capacidade e autonomia para decidir de forma responsável e consequente. Nesse processo, as pessoas ampliam o poder de controle sobre sua vida no contexto da participação no grupo, visando a transformação da realidade, entendida como espaço social e político. Os resultados desse relato são corroborados por outras experiências de discentes extensionistas descritas na literatura, em que ações executadas demonstram desempenho satisfatório de grupos com criação de vínculos, permitindo aceitação das propostas metodológicas utilizadas, conforme ocorreu no FATI. A atividade proposta pelo projeto possibilitou aos extensionistas a interação com a comunidade e a troca de experiências com os idosos, pois o que alicerça a extensão universitária é a troca de saberes acadêmicos e populares. Em um processo de construção de conhecimento que enriquece e transforma todos os envolvidos. Considerações finais: O FATI é uma experiência inovadora e inclusiva que promove aproximação e integração de monitores, idosos e docentes envolvidos, dinamizando a troca de conhecimentos e experiências sobre Educação em Saúde e envelhecimento ativo. Os idosos que participam de grupos educativos, estendem suas relações e aumentam seu suporte social. A manutenção da saúde e autonomia na velhice, identificada como boa qualidade de vida física, mental e social, é o horizonte desejável para se preservar o potencial de realização e desenvolvimento nesta fase da vida, considera-se que a experiência proporcionada pelo FATI caminha nesse sentido.


Palavras-chave


Qualidade de Vida, Envelhecimento; Educação em Saúde.