Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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CAMPANHA DE TESTAGEM RÁPIDA DE HIV/AIDS, SÍFILIS, HEPATITES B E C NA ATENÇÃO BÁSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Paloma Cavalcante de Assis Martins, Flávia Brito Bessa

Última alteração: 2017-12-28

Resumo


INTRODUÇÃO: Relato de experiência realizado para descrever a vivência de graduadas enquanto acadêmicas do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, nas campanhas de testagem rápida de HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites B e C em uma Unidade Básica de Saúde da Família – UBSF, localizada na zona norte da cidade de Manaus. A implantação dos testes rápidos para diagnóstico da infecção pelo HIV e a triagem de Sífilis e Hepatites Virais B e C na Atenção Básica do Sistema Único de Saúde – SUS formam o conjunto de estratégias do Ministério da Saúde que tem como prioridade inicial a garantia de acesso às gestantes e suas parcerias sexuais ao diagnóstico dessas Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs. O diagnóstico oportuno durante o período gestacional é fundamental para a redução da transmissão vertical do HIV e a eliminação da sífilis congênita, bem como a diminuição da mortalidade materno-infantil evitável. Outro impacto positivo dos testes rápidos está na triagem das Hepatites Virais B e C. Uma vez que há diagnóstico precoce desses agravos, há aumento da qualidade de vida dos pacientes e de seus comunicantes, assim como redução dos gastos do SUS. OBJETIVO: Descrever a vivência de graduadas enquanto acadêmicas do curso de Enfermagem da UFAM na detecção de possíveis casos de HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites Virais B e C nas campanhas de testagem rápida. MÉTODOS: As campanhas ocorreram no período de novembro de 2016 a março de 2017. Primeiramente, realizou-se entrevista com o usuário a respeito de seus dados pessoais, sua conduta sexual e uso de drogas. Enquanto a entrevista era realizada, desenvolveu-se na sala de espera educação em saúde a respeito de ISTs. Após o resultado sair, o usuário era chamado para recebê-lo, se fosse negativo, ressaltava-se a importância do uso de preservativos e da constante realização do teste. Se positivo, o enfermeiro da unidade encaminhava o usuário para o centro de referência em doenças infectocontagiosas. RESULTADOS: Percebeu-se boa adesão da população, dentre eles adolescentes, adultos, idosos e gestantes. Um dos momentos mais importantes da vivência foi a educação em saúde realizada com os usuários, onde eles tiraram diversas dúvidas sobre a transmissão das IST’s e como preveni-las, saindo da unidade mais esclarecidos e orientados acerca do assunto. Outra experiência enriquecedora foi notificar o usuário a respeito do resultado, principalmente se positivo, onde havia necessidade maior de conversar e esclarecer sobre o tratamento e oferecer apoio emocional, sendo este um dos maiores desafios da experiência. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Foi possível aproximar-se da realidade da atenção básica no que se refere à prevenção e diagnóstico precoce de IST’s. Ressalta-se a importância do teste rápido como medida preventiva e protetiva contra as IST’s, reduzindo a mortalidade materno-infantil e o aumento de casos na população sexualmente ativa, possibilitando a diminuição de gastos no tratamento dos agravos causados por essas doenças.

Palavras-chave


Enfermagem; Infecção Sexualmente Transmissível; Saúde Pública