Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Feira da Saúde - Promovendo a Saúde Através da Cultura
Mariana Silva Matos, Heloísa Maria Sartori, Elton Silva Ribeiro, Walter Cascardo Carneiro, Amanda Andrade Mendonça, Igor Almeida Basílio, Randolfo Raiff de Oliveira Aires

Última alteração: 2017-12-21

Resumo


Apresentação: Essa proposta foi realizada através de reflexão a partir da Autoavaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (AMAQ) de uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) no território da Maré na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo principal foi ampliar a compreensão sobre o trabalho do NASF e sua proposta de apoio tanto por parte dos profissionais das equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), quanto dos usuários. Assim, reafirmando o compromisso de clínica ampliada com trabalhos vinculados ao território e suas potencialidades culturais como ferramentas de cuidado e promoção da saúde.

Desenvolvimento do trabalho: foi realizada uma atividade coletiva com dinâmicas e oficinas que retomavam a história da comunidade da Maré, como brincadeiras das últimas décadas; culinária típica do local com as influências de seus imigrantes; atividades corporais e trabalhos artísticos sobre o significado do nome da comunidade e os sentimentos gerados a partir deste. Concomitante a essas atividades, havia uma exposição do acervo do Museu da Maré, com material variado sobre a história local, composto por fotografias, publicações, fitas de vídeo e áudio, jornais e mapas. Essa atividade foi realizada sob a coordenação dos profissionais do NASF e alguns membros da ESF, em parceria com a população e o Museu da Maré.

Resultados: Aos participantes da atividade, houve maior compreensão sobre o trabalho do NASF para além de intervenções ambulatoriais, mas como seu importante papel de apoio às equipes da ESF e promoção da saúde junto ao território e sua população. Além disso, o trabalho gerou importantes rodas de conversa entre os profissionais e usuários que refletiam sobre sua realidade, potencialidades e fragilidades, e pensavam articuladamente sobre o cuidado individual, comunitário e ampliado na parceira com a ESF.

Considerações finais: Propostas culturais com interlocução com a comunidade mostram-se como ferramentas efetivas no cuidado em saúde. Podem disparar outras intervenções, como essa que repercutiu em planejamento de atividades junto à comunidade, estreitando os laços entre população e a unidade de saúde, tornando-os corresponsáveis pelo seu cuidado e de sua comunidade. Além de provocarem ressignificações de vivências e resgate da cidadania.


Palavras-chave


promoção da saúde; cultura; saúde da família; NASF