Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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PERFIL DOS ATENDIMENTOS DO SERVIÇO PRÉ HOSPITALAR REALIZADO NA CIDADE DE CHAPECÓ
Elisangela Argenta Zanatta, Juliana Coelho de Campos, Denise Antunes de Azambuja Zocche, Arnildo Korb, Edlamar Katia Adamy

Última alteração: 2018-01-06

Resumo


Introdução: no estado de Santa Catarina o Corpo de Bombeiros Militar exerce atendimento pré-hospitalar (APH) por meio das unidades de suporte básico da vida desde 1987, quando foi ativada a primeira viatura de Auto Socorro de Urgência (ASU). A Portaria nº 2048/2002 do Ministério da Saúde define o serviço de atendimento pré-hospitalar realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar classificando-o como serviço de atendimento a trauma. Neste sentido é importante para a gestão em saúde conhecer sobre as demandas e motivos de solicitação de atendimentos realizados pela população adstrita. Neste cenário, processos formativos como os mestrados profissionais em saúde e enfermagem vem agregando conhecimento para os serviços de saúde. Trata-se de um relato de experiência de uma atividade de pesquisa documental, seguida de uma intervenção no atendimento pré-hospitalar no município de Chapecó, desenvolvida a partir de vivências propiciadas por disciplinas vinculadas ao primeiro semestre do Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde, da Universidade do Estado de Santa Catarina. Objetivos: analisar o perfil dos atendimentos realizados através do ASU no 6º Batalhão de Bombeiros Militar em Chapecó; Auxiliar os gestores do corpo de bombeiros a mapear as demandas e motivos de solicitação de atendimentos da população; qualificar o corpo de trabalhadores para tais demandas e sugerir reformulação nos processos de gestão dos serviços de Urgência e Emergência. Metodologia: estudo de análise documental descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário estruturado contendo sexo, idade, horário de atendimento, dia da semana que ocorrem as chamadas, mês, ASU, local de atendimento dividida a cidade por regiões, tipo de atendimento dividido em clínico ou trauma e para qual local foi encaminhado a fim de analisar as fichas de atendimento preenchidas pelos socorristas que trabalham no Auto Socorro de Urgência (ASU) entre os meses de abril e julho de 2017.A Análise ocorreu pela estatística descritiva em 857 fichas de ocorrências. Resultado: O maior número de atendimentos (59,2%) foi direcionado ao sexo masculino jovem (33,1%) no período diurno 44,2%, nas segundas-feiras e na região norte concentrou o maior número de ocorrências 15,6%. As ocorrências foram predominantemente traumas 77,11%, sendo acidentes automobilísticos os maiores números 52,9%, um dado relevante foi o número de vítimas não encaminhadas para o hospital correspondendo 24,7 de todas as fichas analisadas. Conclusão: houve um aumento do número de atendimento a traumas, comparado a anos anteriores, além da concentração em determinada região do município.   Foi proposto atividades educativas de educação permanente e continuada para os socorristas e técnicos de enfermagem explorando o que é importante para o planejamento do serviço e a melhoria dos atendimentos futuros, afim de garantir atenção pré-hospitalar qualificada para a população. Sobre o aumento de acidentes foi levantada a possibilidade de uma parceria com escolas e universidades da região, para o desenvolvimento de ações educativas sobre direção segura e prevenção de acidente.


Palavras-chave


Atendimento Pré Hospitalar; Corpo de Bombeiros Militar; Gestão em saúde; Educação Permanente em saúde