Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO DOCENTE NO CURSO DE QUALIFICAÇÃO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE – MÓDULO V INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE.
Adailton de Jesus Gomes Costa, Teogenes Luiz Silva da Costa

Última alteração: 2018-03-15

Resumo


RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO DOCENTE NO CURSO DE QUALIFICAÇÃO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE – MÓDULO V INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE.

Este trabalho, trata-se de um relato de experiência vivenciado como docente em turma de qualificação para agentes comunitários de saúde, oferecido pela Escola Técnica do SUS do Pará “Dr. Manuel Ayres” no município de Monte Alegre – Pa. No qual relato a  experiência vivenciada  como docente em curso de qualificação para  agentes comunitários de saúde que atuam no município de Monte Alegre, no qual pretendeu-se aprimorar o processo de comunicação, elemento essencial para a realização das atividades deste profissional. Como metodologia foram usados os princípios da educação popular em saúde, os educandos foram vistos como sujeitos ativos no processo de ensino e aprendizagem, neste sentido o docente mediou as rodas de conversa, incentivando que todos pudessem contribuir com o processo, além disso, estimulou-se que as apresentações de trabalhos fossem realizadas de forma lúdica e que os grupos de trabalho fossem o mais diverso possível, reunindo profissionais da zona rural e urbana enriquecendo as trocas de experiências. Os resultados observados foram que, o profissional Agente Comunitário de Saúde é essencial na atenção básica e que sua proximidade com a comunidade muitas vezes os tornam o primeiro contato da população com o sistema único de saúde - SUS, são profissionais comprometidos com a atenção básica e que muito contribuem com a saúde dos territórios nos quais atuam, levando as informações de casa em casa ou na realização de educações em saúde nos programas implantados nas suas unidades de saúde,  promovem saúde e contribuem com melhorias na qualidade de vida dos assistidos. O profissional Agente Comunitário de Saúde, muitas vezes é o primeiro contato da população com o SUS, assim, é preciso que sua formação seja continuada, afim de evitar reproduções de informações incorretas à comunidade. As orientações deste profissional devem ser claras, concisas e objetivas, além disso, é preciso garantir que o orientado tenha de fato entendido aquilo que se quis falar, evitando maus entendidos que em nada contribuem com a saúde da população. Por ser um profissional mais próximo da comunidade, presente em quase todos os territórios do Brasil, em muitos dos quais é o único profissional de saúde atuando, é importante que sejam realizados investimentos na capacitação destes, garantindo assim maior qualidade no trabalho desenvolvido e possibilitando melhorias na promoção da saúde o que certamente contribuiria para a redução de adoecimentos preveníveis.

 


Palavras-chave


Comunicação; Educação em Saúde, Agente Comunitário de Saúde